É verdade que a Amazônia é a maior floresta do mundo?
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com extensão total de ~7,4 milhões de km² e ocupando territórios em nove países, sendo 60% de sua área no Brasil, 13% no Peru e partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Com uma área de cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, ela cobre 15% da superfície terrestre, superando os 6 milhões da Amazônia. Saiba mais sobre essa floresta aqui! Dada a sua extensão, a taiga é a maior área florestal do nosso planeta, abrangendo não só a área euro-asiática, mas também o território canadense.
A Amazônia é uma floresta tropical úmida que se estende pela bacia hidrográfica do rio Amazonas, uma vasta área tropical natural, com área de aproximadamente 6,74 milhões km2, que se estende por oito países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela e Suriname mais o território da Guiana Francesa.
Para fazer essa comparação, o Portal Amazônia juntou mais de um país: devido à extensão do estado caberiam 2 Ucrânias e 1 Alemanha no território amazonense. A Ucrânia possui um território de 603.700 km² e é conhecida pelas suas igrejas ortodoxas, pela costa do Mar Negro e pelas montanhas arborizadas.
Ocorre nas regiões que não sofrem com as ações das cheias. Nessa parte da floresta, as árvores apresentam alturas que oscilam entre 30 e 60 metros, desenvolvendo-se com distâncias restritas entre si, fato que dificulta a inserção de luz, uma vez que as copas das árvores ficam muito próximas.
É sabido que a Amazônia corresponde a cerca de 7% da superfície total do planeta e possui aproximadamente 50% da biodiversidade mundial. Em razão, sobretudo, de sua rica cobertura florestal e de sua consequente capacidade de filtragem do ar atmosférico, já chegou a ser considerada como uma espécie de "pulmão do mundo".
É verdade que a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo?
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com extensão total de ~7,4 milhões de km² e ocupando territórios em nove países, sendo 60% de sua área no Brasil, 13% no Peru e partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
A importância da Floresta Amazônica está atrelada aos importantes serviços florestais ofertados por essa vegetação, com destaque para a contribuição nos balanços de umidade e oxigênio. Essa floresta serve como proteção para reservatórios ambientais estratégicos de solo, água e grande biodiversidade.
1. Floresta Nacional Tongass, Alasca, Estados Unidos. É a maior floresta nacional dos EUA e também a maior floresta de clima temperado e costeira intacta do mundo. Estima-se que partes da floresta tenham milhões de anos e que muitas árvores tenham mais de 800 anos.
A Mata Atlântica abriga mais de 20 mil espécies de plantas, das quais 8 mil são endêmicas, ou seja, espécies que não existem em nenhum outro lugar do Planeta. É a floresta mais rica do mundo em diversidade de árvores.
Por que a selva de Darién é conhecida como uma das mais perigosas do mundo? Localizada entre a Colômbia e o Panamá, a selva de Darién é a rota de milhares de pessoas que sonham em chegar aos Estados Unidos.
Estendendo-se por quase metade da maior ilha do mundo, o Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia é atualmente o maior parque nacional do mundo e a maior área protegida terrestre.
A floresta mais antiga do mundo fica na cidade de Cairo, no estado de Nova York (EUA). A região, formada há 386 milhões de anos, segundo os cientistas é dois a três milhões de anos mais velha do que a floresta de Gilboa, que detinha, até então, o recorde de mais velha.
A única floresta tropical administrada pelo Serviço Florestal dos EUA é a Floresta Nacional El Yunque, em Porto Rico. Com cerca de 117 quilômetros quadrados, é uma das menores florestas tropicais do território dos EUA, mas supera sua dimensão limitada em biodiversidade.
A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966. Atualmente inclui: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins. A Amazônia Legal tem 5 milhões de quilômetros quadrados.
Situada na América do Sul, a Floresta Amazônica ocupa um lugar de destaque como a maior floresta tropical do mundo. Essa majestosa floresta está presente em diversos países, incluindo o Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela.
Esse é o ponto de partida do projeto Amazônia Protege. A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas.
Grupos indígenas, como os Yanomami, os Ashaninka, os Matis, os Marubo e os Kayapó, habitam a Amazônia há milhares de anos e lentamente acumularam um conhecimento detalhado sobre a floresta tropical úmida e os métodos para dela tirar sua subsistência.
“Na própria Amazônia, haveria uma crise hídrica da água, o colapso da produção de agrícola e pesqueira, tornando a vida da população essencialmente inviável. Isso aumentaria enormemente as taxas de mortalidade e movimentos migratórios”, explica Mariana Vale.
A Floresta Amazônica é a maior floresta equatorial (ou pluvial) do mundo. Localiza-se na América do Sul, com área de 6,7 milhões de km², distribuídos por nove países. Sua maior parcela, quase 62% de sua extensão, fica no Brasil.
Essa grande área florestal não pode ser considerada homogênea porque a Amazônia é um tipo de floresta que apresenta grande biodiversidade, o que é influenciado pela presença de grande quantidade de luz solar e calor e pela grande quantidade de água presente na região.