Segundo o doutor em fitotecnia Bruno Kreusburg, que estudou pós-colheita de bananas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ainda não há uma comprovação científica que ateste que guardar bananas penduradas prolonga a vida da fruta.
Segundo o engenheiro de alimentos Augusto Ichisato, a questão está na circulação do ar. "Quanto mais ar circula pela banana, mais o etileno é dispersado e mais lento é o amadurecimento.
As bananas produzem uma grande quantidade de gás etileno, que acelera sua decomposição. Ao suspender as bananas no gancho, você evita que elas toquem em qualquer superfície e, assim, retarda a quebra dos ácidos. Além disso, evita que outras frutas amadurecem junto.
Além disso, pendurar as bananas permite uma circulação de ar mais uniforme ao redor delas, o que ajuda a dissipar o etileno, um gás que as bananas produzem naturalmente e que acelera o amadurecimento.
É verdade que se tirar a banana do cacho ela dura mais?
Um truque eficaz é separar as bananas do cacho. Removendo cada uma da mesma base, você ajuda a prolongar a durabilidade da fruta e, além disso, guardar as bananas na geladeira pode retardar o processo de amadurecimento.
Como CONSERVAR as BANANAS por mais tempo - Saúde no Prato | Nutricionista Ana Carolina
Porque tirar as bananas da penca?
Cortar a penca da banana (ou seja, separar as bananas do cacho) faz com que elas amadureçam mais devagar. O composto principal que faz com que as bananas amadureçam se chama gás etileno, e é liberado principalmente pela ponta do cacho.
Para conservar bananas e evitar que estraguem, mantenha-as em um local fresco e sombreado até que atinjam o grau de maturação desejado. Para retardar o amadurecimento, você pode usar um saco de papel com um buraco para ventilação, que ajuda a controlar a quantidade de oxigênio e etileno ao redor das frutas.
Esse composto desencadeia uma série de reações que, juntamente com o oxigênio e a temperatura, acelera o processo do amadurecimento. Manter as bananas penduradas não interfere na atuação do gás, mas pode contribuir para evitar lesões nas cascas e eventuais esmagamentos.
Especialistas da Universidade de Wageningen alertam para expansão de praga que ameaça 80% da produção global do alimento. Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Wageningen, na Holanda, alertou que a banana, fruta mais consumida no Brasil e no mundo, corre risco de ser extinta nos próximos anos.
As pragas da banana mais comuns são a broca-do-rizoma, o tripe-da-ferrugem-dos-frutos, o tripe-da-erupção-dos-frutos, a broca-rajada, a lagarta-das-palmeiras e a traça-da-bananeira.
Lembre-se de cobrir a pontinha de cada uma com plástico filme ou fita adesiva. Outra dica importante para a banana durar mais tempo é saber como armazená-la. O calor e a umidade contribuem para o amadurecimento da fruta, então uma boa opção é guardá-la na geladeira.
O que fazer para a banana não madurar rapidamente?
Para poder conservar as bananas por mais tempo, recomendo que as corte e, dessa forma, elas vão durar até 10 dias em bom estado. Se estiver muito quente, o ideal é guardá-las na geladeira", diz a nutricionista e influenciadora Florencia Cardoso em um vídeo no Instagram.
Outra dica muito importante, sobre a qual se fala pouco, mas que traz resultados eficazes, é usar filme plástico para envolver o pedúnculo (a haste que une as bananas), o que ajudará a retardar o amadurecimento do fruto. Além disso, a fruta deve estar íntegra no momento da compra.
Com uma faca, separe cada banana da penca, uma a uma. Mas mantenha o cabinho delas, aquele pedaço que fica no topo da fruta. É isso que fará com que a banana dure mais tempo.
“A baixa oferta da banana está relacionada diretamente com as variações climáticas. As regiões produtoras sofreram com ondas de calor intenso entre agosto e novembro, além do atraso da chuva. Isso causou uma demora na aparição de cachos, perdas e abortamentos.
A banana é a fruta fresca mais consumida do mundo, de acordo com a Embrapa. Além de maior consumidor mundial, o Brasil é o quarto maior produtor desse alimento saudável, versátil, fácil de carregar e com preço acessível.
Se a fruta estiver repleta de manchas escuras e partes visivelmente deterioradas, é melhor não consumi-la. Gosto: se uma banana tem um sabor estranho, amargo ou azedo quando você a prova, é um indicativo de que está imprópria para consumo.
Quando penduradas, as bananas são menos propensas a serem esmagadas e mantêm a ventilação adequada ao redor da fruta. Isso reduz a concentração de etileno, o gás que acelera o amadurecimento. Além disso, pendurá-las evita o contato com outras frutas, o que também ajuda a retardar o amadurecimento.
Quebra das moléculas de clorofila: O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde.
O calor e a umidade contribuem para o amadurecimento da banana. Caso você não tenha a exigência de comer a fruta apenas em temperatura ambiente, guardar na geladeira pode ser uma boa ideia para fazer ela durar mais. Quando estiver bem madura, também é possível congelar os pedacinhos para usar quando e como preferir.
as frutas da penca sabe por quê. porque no corte fica esse umbiguinho aí da banana que. veda a fruta e faz com que ela dure por muito mais tempo do que se ela tivesse na penca e também evita que cheguem aqueles mosquitinhos chatos porque os mosquitos vem quando a banana começa a abrir na hora de amadurecer.
Proteção com frutas cítricas: Espremer algumas gotas de suco de limão sobre as fatias de banana é uma maneira eficaz de inibir a ação da enzima polifenoloxidase. Após esse processo, armazene as fatias na geladeira e consuma dentro de três dias.