Lady Gaga e as dores do lúpus A cantora revelou (também em documentário) os efeitos da doença no corpo causados pela enfermidade. Em 2010, ela decidiu realizar um comunicado para falar com os fãs que tinha a doença, mesmo sem ter nenhum sintoma.
A principal causa de morte associada ao lúpus, doença autoimune que causa dores e pode afetar órgãos vitais, foi infecção, seguida de complicações cardiovasculares e renais, de acordo com um novo estudo que analisou o panorama da doença na população brasileira entre os anos de 2000 e 2019.
FANTÁSTICO - Lady Gaga tem doença rara chamada Lúpus
Quantos anos vive alguém com lúpus?
Outro complicador é que a atividade da doença (e o seu tratamento) aumentam o risco de infecções oportunistas. Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.
A teoria mais aceita é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, ou seja, não são transmissíveis, no entanto muitas delas podem ser controladas com tratamento.
Pelo que foi divulgado na mídia, a Lady Gaga sofreu uma ruptura no labrum do quadril, uma espécie de cartilagem localizada no rebordo do osso da bacia onde se encaixa com o fêmur.
Além da fibromialgia, a cantora já contou que sofre de outra doença crônica, o lúpus, uma síndrome autoimune rara, em que os anticorpos atacam o próprio organismo e para a qual não existe cura. Também em 2017, Lady Gaga passou por uma grande perda durante as filmagens de "Nasce uma estrela".
Apesar de não ter cura, o lúpus tem tratamento continuado, que possibilita ao paciente levar uma vida normal. “Nos últimos anos houve muita evolução. Existem medicamentos mais eficientes no controle do desequilíbrio do sistema imunológico e muitas pesquisas em busca de remédios mais específicos”.
Em 2012, Astrid foi diagnosticada com lúpus, doença inflamatória autoimune sem causa conhecida e classificada como rara. Ao descobrir, ficou 15 dias internada, quase entrou na hemodiálise, perdeu 14 quilos e os cabelos.
O lúpus é uma doença crônica (de longa duração) que alterna períodos de calma ou remissão com outros de reativação, chamados de surtos. Os sintomas aparecem e desaparecem. Pode causar inflamação (por exemplo, lesão na pele) uma semana e nenhum sintoma na semana seguinte.
A forma mais comum do lúpus é o chamado Lúpus Eritematoso que pode ser Sistêmico —caso de Selena Gomez— ou Cutâneo. O primeiro é assim denominado porque tem como característica o eritema —vermelhidão da pele— e pode acometer qualquer parte do corpo —daí a designação sistêmico.
Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza.
A protagonista do filme Nasce Uma Estrela (2018) tornou público o seu diagnóstico de lúpus em 2010. "Lúpus é genético na minha família. Minha mãe me disse que meus amigos estavam preocupados comigo porque eu fiz o exame para lúpus", disse a cantora em entrevista a Larry King (1933-2021) na época.
Um diagnóstico possível para essa seleção de sintomas é a síndrome chamada de fibromialgia, que tornou-se mais conhecida nos últimos anos após relatos de pessoas públicas que viviam com o diagnóstico, caso da cantora Lady Gaga e da atriz brasileira Dani Valente.
Depois de muita repercussão nas redes sociais, o Comitê Olímpico Internacional (COI) explicou por que o show não aconteceu ao vivo. A apresentação foi gravada uma hora mais cedo, em uma escadaria às margens do Rio Sena.
Nascida em 28 de março de 1986, na cidade de Nova Iorque, Stefani Joanne Angelina Germanotta é conhecida por seu nome artístico Lady Gaga. Desde criança, ela já reconhecia o seu talento para área artística.
Lady Gaga nasceu Stefani Joanne Angelina Germanotta e é uma cantora, compositora, dançarina e atriz norte-americana. Nascida em Nova Iorque, ela tem ascendência italiana. Ainda na adolescência, Gaga começou a cantar em clubes e bares, e aos 17, foi aceita na New York University's Tisch School of the Arts.
Como ariana, Lady Gaga é uma líder natural e não tem medo de correr riscos, o que é evidente em sua carreira musical de sucesso. Ela tem confiança em suas habilidades e não tem medo de expressar seu verdadeiro eu, o que é visto em suas escolhas de moda e estilo de música únicos.
Úlceras bucais ou lesões bucais podem estar presentes, no entanto, em 9-45% das pessoas que sofrem com doença, de acordo com um artigo no European Journal of Dermatology (Jornal Europeu de Dermatologia). As úlceras ou lesões podem ser de natureza aguda ou crônica e podem se assemelhar a outros tipos de lesões bucais.
Mas com o tratamento e cuidados adequados, pessoas com lúpus podem estender o período de remissão (quando não há sintomas), controlar melhor as fases de atividade dos anticorpos e, assim, manter uma qualidade e expectativa de vida muito próximas das pessoas que não têm essa condição.
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é mais comum e grave entre pacientes negros e asiáticos do que entre pacientes brancos. Ele pode afetar pacientes de qualquer idade, inclusive neonatos.