É verdade que a Terra vai ficar mais longe do Sol?
Nesta sexta-feira (5), a Terra vai atingir o afélio, que é o ponto de sua órbita mais distante do Sol. Como se sabe, nosso planeta, assim como todos os outros do Sistema Solar, circunda o astro em um movimento chamado de translação.
Por isso, a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra varia ao longo da órbita - e a velocidade orbital da Terra muda conforme sua distância do Sol. O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho.
Assim como todos os planetas do sistema solar, a Terra gira ao redor do Sol em uma trajetória elíptica, ou seja, não é um círculo perfeito, mas sim um caminho oval. Isso faz com que fiquemos mais próximos ou mais distantes do Sol ao longo do ano.
A Terra caminha para registrar em 2024 o ano mais quente da história da humanidade, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), sistema de observação da União Europeia.
O Sol está se aproximando de um pico de atividade que está previsto para acontecer entre 2024 e 2025. O pico está associado com explosões solares mais intensas e frequentes. O que vai acontecer na Terra? Sol é a estrela do sistema planetário que a Terra habita.
FENÔMENO APHELION VAI DEIXAR O PLANETA MAIS FRIO? - Verdadeiro ou Farsa? - #134 - Olá, Curiosos!
É verdade que vai ter tempestade solar em 2024?
A próxima tempestade solar de alta intensidade pode acontecer a qualquer momento entre hoje e 2025, aponta monitoramento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Neste fim de semana deve acontecer uma de menor intensidade, conforme alerta da instituição.
Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um 'apocalipse da internet' já em 2024. De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar.
Acabar, o mundo vai mesmo, seja por uma catástrofe cósmica daqui a 7 bilhões de anos, seja por má conservação dos atuais locatários dessa bola azul – nós. Veja as possibilidades mais prováveis – e as mais exdrúxulas. Desde que o mundo é mundo, vira e mexe ele acaba. Pior: o planeta tem data para morrer.
A boa notícia é que essa conta ainda reserva um tempo considerável: o colapso só se iniciará em 1,5 bilhão de anos e vai demorar cerca de 7,5 bilhões de anos para a “morte” do Astro-Rei.
O Sol atingiu seu nível máximo de atividades dentro do seu ciclo, que muda em média a cada 11 anos. É o que indica a Agência Espacial Norte Americana (Nasa), acrescentando que o pico de operações solares deve se estender até 2025 e pode resultar em diferentes fenômenos, como auroras boreais, e afetar o clima espacial.
O fenômeno do afélio a 152.000.000 km. 66% a mais. Assim, o ar fica mais frio e o impacto no corpo não é bom porque ele não está acostumado com essa temperatura'. O afélio, também conhecido como 'aphelion', é o fenômeno astronômico que ocorre nos anos em que a Terra está mais distante do Sol.
De acordo com o que a equipe apurou, o Sol, que já tem cerca de 4,6 bilhões de anos de idade, deverá chegar ao fim de sua vida daqui a cerca de 10 bilhões de anos.
(NASA) Essa fase de "tranquilidade" deve durar, no total, cerca de 11 bilhões de anos. Como ela se iniciou há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sol ainda tem pela frente aproximadamente 6,5 bilhões de anos de tranquilidade.
É verdade que a Terra está se distanciando do Sol?
Segundo Antonio Genova, autor que lidera o estudo relacionado ao Sol e pesquisador do MIT, "a orbita da Terra se expande cerca de 1,5 centímetros por ano" - o que significa que nosso planeta está cerca de 150 milhões de quilômetros distante do astro-rei.
É provável que nosso mundo superaquecido ultrapasse um marco de temperatura importante pela primeira vez nos próximos anos, preveem os cientistas. Os pesquisadores acreditam que há 66% de chance de passarmos do limite de 1,5°C de aquecimento global entre hoje e 2027.
Em 2030, dois terços da população mundial viverão nas cidades. A população urbana nos países em desenvolvimento dobrará e as cidades produzirão 80% do PIB global. Grandes cidades da Ásia, América Latina e África estão projetadas para se tornarem megacidades até 2030.
Em cerca de um bilhão de anos, a maior parte da vida na Terra morrerá por falta de oxigênio, diz um estudo publicado na revista Nature Geoscience em 2021.
Embora a Terra tenha 4,5 bilhões de anos de existência, os seres humanos habitam o planeta há um pouco mais de 200 mil anos; um novo estudo aponta que o fim está próximo. Um novo estudo macabro revela que os seres humanos serão extintos do planeta Terra dentro de 250 milhões de anos.
É verdade que em 2029 vai cair um meteoro na Terra?
Espera-se que Apophis se aproxime da Terra em 2029, 2036 e 2068, e observações de radar e análise de órbita mostraram que não atingirá nosso planeta em nenhum desses casos.
É verdade que vai acontecer uma explosão solar em 2024?
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), a previsão mais recente sugere que o ápice da atividade solar ocorrerá em 2024, um ano antes do previsto inicialmente. Alguns especialistas consideram que isso representa uma ameaça significativa para os seres humanos.
Três EMCs de 8 de maio atingiram a Terra em 10 de maio de 2024, causando uma tempestade geomagnética severa a extrema com auroras brilhantes e de longa duração.