Tem dois "olhos" simples (chamados de "ocelos"), que detectam a luz, mas não conseguem formar imagens. Ou seja, uma barata não vê você com a nitidez que você a vê. Mas as antenas do animal são poderosas: detectam vibrações, mudanças de temperatura e umidade.
São quase cegas. A antena é seu grande diferencial: é por ela que as baratas sentem gostos, cheiros, detectar vibrações, mudanças de temperatura e umidade. E é também por causa das antenas que elas conseguem sair correndo antes mesmo de você chegar até elas.
Baratas não gostam de luz e só costumam sair à noite, quando procuram comida e parceiros sexuais. Você só verá uma barata durante o dia, se houver uma superpopulação ou falta de alimento e água.
Os insetos, além de invadirem sua casa, podem também passear por sua cama enquanto você dorme. Há relatos de baratas que entram em orifícios do corpo como ouvido, boca, nariz e outros, principalmente quando a pessoa está com sono profundo. Algumas roem unhas, dedos e cílios!
17 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS BARATAS!!
O que as baratas odeiam?
E a boa notícia é que as baratas odeiam cheiro de louro. Sendo assim, compre folhas de louro na seção de temperos do supermercado ou em lojas especializadas. Chegando em casa, coloque as folhas de louro nos possíveis esconderijos das baratas, como ralos, cantinhos de armários, sapateiras e debaixo do fogão.
De acordo com especialistas ouvidos pelo site Viver Bem, do UOL, a força da mordida das baratas equivale a 50 vezes seu peso corporal. A depender do inseto, sua mordida pode transmitir doenças graves, como febre tifoide, tuberculose e meningite, e levar à morte.
Diferentemente de mosquitos, as baratas não carregam agentes causadores de doenças dentro do corpo, mas podem transportar bactérias e outros microrganismos nocivos devido à circulação por diversos tipos de locais sujos.
As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.
Ao esmagar uma barata, liberamos uma grande quantidade de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos presentes no inseto. Existem estudos que associam essa prática a doenças como tuberculose, poliomielite, febre tifoide, conjuntivite, pneumonia, hepatite A e até hanseníase”, conta.
O bórax é um produto caseiro usado para fazer sabão em pó e que também pode ser usado e é bastante eficaz na luta contra as infestações de baratas. Este método é similar ao uso das folhas de louro, pelo que o bórax deverá ser espalhado nos locais de passagem das baratas.
O sabão ou detergente tem a função de entorpecer os poros das baratas, impedido-as de respirar. Como usar: coloque sabão em quantidade suficiente para deixar a água “escorregadia”. Quando pronta, jogue esta solução em cima da barata, é morte na certa!
A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.
Os predadores das baratas urbanas são, além do ser humano, as aves, lagartixas e, por vezes os gatos. Comer o inseto é uma das formas de esses felinos serem infectados com o protozoário responsável pela toxoplasmose, o Toxoplasma gondii.
Mais ou menos. Não tem coisa mais horripilante do que ver uma barata vindo em nossa direção pelo ar. É comum a gente achar que ela está voando, mas, na verdade, está planando. Geralmente, esses insetos usam esse método de transporte para fugir de alguma presa ou de uma situação que pode representar perigo.
À primeira vista, pode parecer uma tarefa difícil, mas basta atingir seu ponto fraco: a falta de limpeza e a oferta de comida. Esses insetos dificilmente habitam locais limpos, sem migalhas de alimentos ou de difícil acesso.
Esta é para você nunca mais dormir tranquilamente: as baratas têm o hábito horroroso de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos.
4- Elas podem roer os seus lábios enquanto você dorme – e deixam ali microrganismos que causam doenças: Esta é para você nunca mais dormir tranquilamente: as baratas têm o hábito horroroso de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos.
O bicarbonato provoca uma reação química no estômago da barata, provocando sua morte. Folhas secas de Louro: Pique algumas folhas secas de louro e coloque dentro de gavetas e armários. O cheiro do louro vai espantar baratas e você pode trocar as folhas de duas em duas semanas.
Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, osgas (lagartixas), bactérias, formigas, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados.
Baratas mordem pessoas? Sim. Como se não bastassem voar, correr, inclusive pelo teto e pelas paredes, e se enfiar e esconder em frestas, baratas (incluindo as de cozinha, conhecidas como germânicas) mordem pessoas. A força da mordida delas equivale a 50 vezes seu peso corporal.
Não, os insetos não fazem xixi como nós. “De uma maneira geral, eles eliminam água e ácido úrico com as fezes, quando defecam”, afirma o biólogo Osmar Malaspina, professor do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Rio Claro (SP).
As baratas podem ser insetos desagradáveis para muitas pessoas, mas, para a indústria chinesa, são uma oportunidade de negócio, devido às suas supostas propriedades medicinais. Já faz tempo que as baratas são criadas para consumo humano em alguns países - na China e em outros locais da Ásia.
Asma: as fezes e exoesqueletos de baratas contêm alérgenos que podem desencadear crises de asma em pessoas suscetíveis. Outras doenças: baratas também foram associadas à transmissão de outras doenças, incluindo cólera, disenteria, listeriose e infecções fúngicas.