Segundo Zaher, no período Cretáceo, de 144 a 65 milhões de anos atrás, todas a serpentes tinham patas posteriores, que desapareceram paulatinamente, à medida que as linhagens foram evoluindo até os dias de hoje, e não de uma só vez, a partir de um ancestral que ainda mantinha vestígios de patas.
As serpentes perderam suas patas progressivamente ao longo da evolução mais de 200 vezes. Mas os cientistas descobriram os mecanismos genéticos envolvidos nessa alteração.
No capítulo 3 do livro do Gênesis temos, nos versículos 14 e 15, a maldição da serpente. Deus diz, então, que a cobra será o mais amaldiçoado dos animais silvestres e que, assim, passará a andar arrastando-se sobre o ventre.
Com cerca de 95 milhões de anos, a intrigante serpente com patas foi inicialmente estudada pelo paleontólogo judeu de origem austríaca George Haas, um dos grandes nomes da herpetologia daquela época.
A SERPENTE DO ÉDEN TINHA PERNAS? (CURIOSIDADE PLUS)
Qual é o nome da cobra que tem pernas?
A cobra-de-pernas-tridáctila (Chalcides striatus) também conhecida como "fura-pastos", é uma espécie de réptil escamado da família Scincidae, pequeno lagarto. Pode ser encontrada nos seguintes países: França, Itália (Ligúria), Portugal e Espanha.
Ou elas tinham as pernas e acabaram perdendo-as? As serpentes constantemente estiram seu corpo para poderem passar por espaços estreitos em seus habitats. Ao passar por esses espaços apertados, as pernas não seriam utilizadas. Se elas tivessem pernas longas, essas atrapalhariam sua locomoção na grama.
Segundo Zaher, no período Cretáceo, de 144 a 65 milhões de anos atrás, todas a serpentes tinham patas posteriores, que desapareceram paulatinamente, à medida que as linhagens foram evoluindo até os dias de hoje, e não de uma só vez, a partir de um ancestral que ainda mantinha vestígios de patas.
No entanto, um vídeo que circula nas redes sociais deixou os internautas chocados. Nele, uma cobra-real (Ophiophagus hannah), a cobra venenosa mais longa do mundo, que pode medir até 5 metros de comprimento, é vista “de pé” em uma área rural na Índia.
Existem cinco espécies de cobras voadoras, e todas fazem parte do gênero Chrysopelea. Pesquisadores hoje acreditam entender como essa cobra pode planar pela selva ao invés de rastejar pelo chão. Socha disse: "Quando ela pula, ela retrai o corpo a partir da parte de trás da cabeça até a ponta da cauda.
A serpente tem a habilidade de falar e demonstrar razão, e é identificada com a Sabedoria: "A serpente é a mais astuta de todos os animais que o Senhor Deus tinha criado" (Gênesis 3:1).
E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. 14 E o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Deus colocou a cobra no Éden pois ela é um animal como todos , Satanas poderia usar qualquer animal para seduzir Eva, mas ele escolheu a serpente. · 25 de fev.
No capítulo 3 do livro do Gênesis temos, nos versículos 14 e 15, a maldição da serpente. Deus diz, então, que a cobra será o mais amaldiçoado dos animais silvestres e que passará a andar arrastando-se sobre o ventre.
A serpentina é a locomoção mais comum das serpentes. Elas movem seu corpo em formato de “S”, com ondas que se espalham ao longo de todo corpo — desde a cabeça à cauda. À medida que a cobra avança, cada parte de seu corpo segue o caminho estabelecido pela cabeça, como os vagões de um trem seguindo trilhos.
Qual é o nome da cobra que corre atrás das pessoas?
O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.
Nunca tinha visto na minha vida, não – afirmou o homem que gravou o animal. Contudo, não se trata de uma serpente. O biólogo Henrique Abrahão Charles, em seu canal no YouTube, explicou a origem do animal registrado no vídeo. – Isso é um bipes biporus (espécie de lagarto) e, sim, tem patinhas na frente.
As cobras como conhecemos hoje, sem patas, não existiam há milhões de anos. Foi ao longo de seu processo evolutivo que elas 'perderam' os membros inferiores e posteriores.
A visão das cobras também é formada por células cones e bastonetes, mas, diferentemente dos seres humanos, elas só enxergam as tonalidades azuis e verdes. Isso não significa que as cobras tenham uma visão limitada, pelo contrário.
Quando ocorrem mutações nesses elementos, a expressão dos genes é afetada, resultando na má-formação da parte do corpo em questão. A pesquisa analisou diferentes espécies de lagartos e mamíferos, e concluiu que esse fenômeno causou a atrofia de membros e olhos nestes animais, respectivamente.
Chrysopelea paradisi que também é conhecida como cobra voadora, é uma espécie de serpente pouco venenosa que pertence à família Colubridae e ao gênero Chrysopelea, que consiste em um grupo com cinco espécies, com comprimento variado entre 0,6 à 1,2 metro.
É verdade que as cobras não são os predadores mais fortes, porque apesar da sua reputação temível, elas realmente têm pontos fracos, particularmente seu sangue-frio, que faz com que não sejam muito resistentes — uma fraqueza que lhes põem sob muito perigo quando confrontam outros predadores muito mais poderosos e ágeis ...