É verdade que o açaí vai ter vendas proibidas em 2024?
Uma trend que circula no TikTok e no Kwai causou polêmica ao sugerir a proibição da venda de açaí no Brasil em 2024. O Ministério da Agricultura informou, por meio de nota à Itatiaia, que se trata de uma informação falsa e que não existe nenhuma previsão de alterações na regulamentação do açaí no país.
É verdade que o açaí vai ser proibido no Brasil em 2024?
Sobre o print da notícia
Essa informação surgiu nas redes sociais, com base em um print falso do portal de notícias da Globo. Portanto, semelhante a várias fake news que circulam na internet. Assim, deve-se destacar que o consumo de açaí é perfeitamente legal e permanecerá assim.
“O crescimento do mercado das açaiterias tem força. Em 2024 a The Best Açaí completa sete anos e temos como objetivo alcançar um faturamento de R$777 milhões, com uma rede de 777 lojas, até dezembro de 2024.
tudo isso que eu acabei de falar é mentira, mas tá rolando uma notícia na internet que sim, a venda de açaí dois mil e vinte e quatro. vai ser cancelada. E essa notícia pra quem não sabe.
Destaque: XI Festival do Açaí/Equatorial Pará alerta/Venda das arquibancadas
Não vai ter mais açaí em 2024.?
A notícia falsa provocou espanto nos amantes do açaí, uma das frutas mais tradicionais e queridas pelos brasileiros. O açaí não só não vai deixar de ser comercializado em 2024, como a tendência é de crescimento do consumo no Brasil.
Monocultura é risco para biodiversidade da floresta tropical
O 'boom' desta fruta beneficiou economicamente os produtores tradicionais da Amazônia, mas ao mesmo tempo ameaça a biodiversidade da floresta tropical, devido ao aumento da monocultura.
saiba mais. Os 18 mil moradores de São João de Pirabas (PA) estão proibidos de consumir açaí desde terça-feira (11). A medida foi decretada pelo prefeito do município, João Bosco Moisés, depois que a vigilância sanitária fechou treze pontos de manipulação e venda do suco, alegando falta de higiene.
O mercado de açaí cresceu 15,5% entre janeiro a setembro de 2023, de acordo com a startup de dados para varejo e indústria Scanntech. No período, a empresa aumentou em 30% as vendas diretas do produto. Para 2024, a companhia quer superar os R$ 520 milhões em vendas.
Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.
Nos anos oitenta e noventa, o açaí começou a se popularizar em todo o Brasil, especialmente na região norte, onde é uma tradição consumi-lo com tapioca, farinha de mandioca e como pirão para acompanhar um peixe assado ou camarão.
O açaí também pode melhorar o funcionamento do intestino, em função das fibras, e a saúde cardiovascular, porque tem gorduras saudáveis (como ácidos graxos insaturados) que auxiliam na redução do colesterol – especialmente do LDL, o “colesterol ruim”.
Originário da região amazônica, o açaí é um fruto que não só conquistou os paladares em todo o país, mas também alcançou renome internacional devido aos seus muitos benefícios para a saúde e ao seu sabor distintivo.
Historicamente extrativista, o alimento já foi conhecido como pão dos pobres, mas seu atual modo de produção e altos preços têm modificado o consumo na região amazônica, bem como no Brasil e no mundo.
Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.
Um exemplo disso é o município de lgarapé-Miri no Pará, conhecido mundialmente como "a Capital Mundial do Açaí", por ser o maior produtor e exportador do fruto no mundo. O açaí é considerado, por muitos, uma iguaria exótica, sendo apreciada em várias regiões do Brasil e do mundo.
No caso do açaí, quando a safra é pouca, os produtores escolhem guardar para o próprio consumo, priorizando a sua alimentação em vez de comercializar o produto. Em 2021, a mudança no uso de terra foi a maior responsável pelos gases de efeito estufa do País, em segundo lugar veio a agropecuária.
A safra do açaí varia de acordo com a região. No Pará, principal produtor, o período de safra do açaí vai de agosto a novembro. No estuário amazônico o pico da safra ocorre no período de julho/agosto.
🎉🌴 Festival do Açaí 2024: Prepare-se para Três Dias Inesquecíveis! 🌴🎉 Estamos animados para anunciar as possíveis atrações do Festival do Açaí 2024! Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, venha celebrar com a gente com muita música e alegria.
Nove, dos dez municípios que mais produzem açaí no Brasil são do Pará. O município de Igarapé-Miri desponta no topo do ranking, contribuindo com 21,7% da produção nacional, totalizando 422,7 mil toneladas.
O açaí é uma fruta encontrada no Brasil em regiões como Rondônia, Amapá, Amazônia, Acre, Pará, Tocantins, Maranhão e Roraima, mas também em países como Venezuela, Colômbia, Equador e, também, Guianas.
No entanto, o mais comum é encontrar o açaí industrializado nos supermercados, que costumam ter a adição de diversos compostos ricos em açúcar e gordura. Por isso, na hora da compra também é importante se atentar ao rótulo. Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal.