Qual a vantagem de tomar o anticoncepcional Yasmin?
Yasmin® é utilizado para prevenir a gravidez. Este medicamento proporciona também benefícios adicionais: melhora dos sintomas associados à retenção de líquido, como distensão abdominal (aumento do volume do abdome), inchaço ou ganho de peso; melhora da acne e redução do excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.
“Anticoncepcional não emagrece. Não existe nenhuma evidência científica que seu uso possa contribuir para a perda de peso.”, afirma Cintia Cercato, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). A especialista ressalta, inclusive, os riscos associados ao método.
Qual a diferença do anticoncepcional Yasmin para os outros?
A única diferença do Yasmin 21 para o Yasmin 21+7 é que o 21+7 tem os últimos 7 comprimidos de placebo (não ativos). Dessa forma, você toma esses comprimidos e já inicia a próxima cartela sem intervalo. Seria como se você tivesse feito a pausa normal dos 7 dias.
Inicie o uso de Yasmin® no primeiro dia de menstruação, isto é, no primeiro dia de sangramento. Siga, então, a ordem dos dias. A ação contraceptiva de Yasmin® inicia-se imediatamente. Não é necessário utilizar adicionalmente outro método contraceptivo.
O Yasmin é indicado como anticoncepcional, para prevenir a gravidez, pois age impedindo a ovulação e alterando o muco cervical dificultando o espermatozoide de alcançar o útero.
Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.
Qual é o melhor anticoncepcional para não engordar?
As pílulas anticoncepcionais com dose baixa de estrogênio podem ser uma melhor opção para as mulheres que desejam evitar o ganho de peso, já que o estrogênio pode contribuir com a retenção de líquidos no corpo, afetando o peso. No entanto, a pílula anticoncepcional, de modo geral, não engorda.
Quais os males que o anticoncepcional Yasmin pode causar?
Caso você tome vários comprimidos de Yasmin® podem ocorrer enjoo, vômito ou sangramento vaginal. Mesmo meninas que ainda não tenham menstruado, mas acidentalmente tomaram esse medicamento, podem ter um sangramento. Se a ingestão acidental ocorrer com você ou com uma criança, consulte o médico.
Pílulas com drospirenona ou anticoncepcionais de uso prolongado (aqueles que podem ser usados sem pausa para menstruar) são boas opções, já que possuem efeito diurético, evitando inchaço e dores no seio e ainda reduzem a irritação, a ansiedade, a melancolia e o nervosismo típicos desse período.
Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.
Existe algum anticoncepcional que causa menos retenção de líquido? OS métodos não hormonais não interferirão na retenção de líquidos, o DIU de cobre por exemplo. Mas existem as minipilulas que reduzem bastante os efeitos colaterais dos hormônios.
Não utilize Yasmin se tiver hepatite C e estiver a tomar medicamentos contendo ombitasvir/paritaprevir/ritonavir e dasabuvir ou glecaprevir/pibrentasvir uma vez que pode causar aumento dos resultados nos exames sanguíneos da função hepática (aumento da enzima hepática ALT).
A Drospirenona e o Etinilestradiol, princípios ativos de baixa dose, inibem a ovulação e a alteração da secreção cervical. Além disso, o Genérico do Yasmin auxilia na redução da oleosidade da pele e, consequentemente, da acne, e melhora sintomas como inchaço e retenção de líquido.
Yasmin é um anticoncepcional de baixa dosagem para uso contínuo. Além de prevenir a gravidez, alivia sintomas associados ao ciclo e à Tensão Pré-Menstrual (TPM), como cólicas, retenção de líquidos e excesso de oleosidade na pele.
“Anticoncepcional não emagrece. Não existe nenhuma evidência científica de que seu uso possa contribuir para a perda de peso”, afirma Cintia Cercato, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).
Em 2001, a FDA aprovou o Yasmin, que contém um novo progestógeno chamado drospirenona. O Yaz, que contém drospirenona e uma dose menor de estrógeno, recebeu aprovação da agência em 2006.
A injeção trimestral é o único anticoncepcional com relato científico de ganho de peso. Geralmente, o efeito benéfico contraceptivo sobre passa o efeito colateral do aumento do peso. E isso deve ser ponderado no momento da escolha do anticoncepcional.
Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso. O implante e a injeção podem contribuir para o aumento de peso em algumas pessoas.
As pílulas de baixa dosagem, à base de progestágeno, não costumam causar inchaço. Os DIUs seriam uma boa opção para mulheres que se sentem muito inchadas também.
A menstruação pode ficar irregular nos primeiros 3 meses do início do anticoncepcional. As mulheres com polipos, miomas, adenomiose e infecção podem ter mais escapes menstruais.
Caso você tome vários comprimidos de Yasmin® podem ocorrer enjoo, vômito ou sangramento vaginal. Mesmo meninas que ainda não tenham menstruado, mas acidentalmente tomaram esse medicamento, podem ter um sangramento. Se a ingestão acidental ocorrer com você ou com uma criança, consulte o médico.
O anticoncepcional terá efeito na prevenção da gravidez a partir do primeiro comprimido, desde que iniciado corretamente. O risco de falha é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,3%) se usado corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos.