Abastecer com etanol estraga o motor do carro? Usar o etanol em si não deverá ser fonte de problemas. O motor flex foi projetado para usar gasolina ou álcool em qualquer proporção, já trazendo proteção nas partes internas para evitar a corrosão devido a água adicionada ao combustível vegetal.
E, se o seu carro é de injeção direta, a situação é ainda pior. Isso porque, nesse caso, a mistura ar/combustível é feita dentro da própria câmara de combustão e a água pode interferir ou até enferrujar peças do sistema.
Etanol prejudica o motor? A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
O uso do biocombustível em um motor projetado para queimar somente gasolina é possível, mas provocará danos no conjunto. Nem pense, porém, em colocar diesel em um motor flex ou a gasolina/etanol: é sinônimo de estrago na hora.
MENTIROSOS DA INTERNET AFIRMAM QUE ETANOL DESTRÓI O MOTOR
Qual a desvantagem de abastecer com etanol?
Variação de preços: O preço do etanol costuma variar bastante e só deve ser utilizado quando está pelo menos 30% mais barato que a gasolina; Manutenção do veículo: O etanol pode ser corrosivo para certas partes do sistema de combustível e do motor, o que pode levar a um desgaste mais rápido.
Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
– Em trajetos pequenos, quando o motor não tem tempo para atingir a temperatura ideal, o uso da gasolina é mais apropriado do que o álcool. – Quem dirige trajetos curtos usando o etanol como combustível principal, precisa trocar o óleo com mais frequência. – O etanol tem capacidade de lubrificação do motor menor.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
Estudos realizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovaram que a gasolina é mais prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana do que o álcool. A gasolina, derivada do petróleo, emite diversos gases poluentes.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é mais eficiente que o etanol quando você pensa que, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor.
Com o tempo, toda essa sujeira começa a prejudicar o funcionamento do motor. “Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.
Os potenciais danos ambientais associados à produção de biocombustíveis em larga escala (desmatamento, ameaça a ecossistemas frágeis, erosão, excessivo consumo d'água, contaminação do solo e de corpos d'água, excessivo emprego de fertilizantes e de agrotóxicos, etc.);
A explicação técnica é que, com o etanol, o módulo determina uma curva de avanço mais acentuada, o que exige um esforço maior do conjunto mecânico e consequentemente, adiciona uns cavalos a mais. Mas a maioria das pessoas também sabem que essa potência a mais é acompanhada de um consumo maior do combustível.
O etanol é produzido pela fermentação de açúcares, principalmente. Sua grande vantagem está no aspecto ambiental, pois sua matriz vegetal retira gás carbônico da atmosfera. Sua principal desvantagem está na dependência dos fatores climáticos para uma boa produção.
Nossa calculadora considera que o etanol será mais vantajoso se o seu preço for 70% ou menos do que o da gasolina. Em outros casos, a gasolina será a melhor opção.
Por exemplo, o etanol adulterado forma com o tempo uma espécie de borra que pode causar danos a sistemas, como: injeção eletrônica, boias, bomba, filtro de combustível, entre outros. A gasolina adulterada também pode ser muito prejudicial ao motor, até de forma mais acentuada.
Isso ocorre porque o etanol possui maior octanagem em relação à gasolina, permitindo ao sistema eletrônico avançar a curva de ignição do motor, o que contribui para seu melhor desempenho.
Sem dúvidas, abastecer o veículo com gasolina é mais vantajoso, pois mesmo sendo mais caro, possibilita que você realize uma viagem inteira sem a necessidade de reabastecer.
Abastecer com etanol estraga o motor do carro? Usar o etanol em si não deverá ser fonte de problemas. O motor flex foi projetado para usar gasolina ou álcool em qualquer proporção, já trazendo proteção nas partes internas para evitar a corrosão devido a água adicionada ao combustível vegetal.
Embora a gasolina dure por mais tempo em comparação com o etanol, ela também é mais cara. E em um cenário de consecutivos aumentos no preço do combustível, é muito importante saber como economizar nessas horas.