Barzilay é documentado como um sobrenome judeu no século 17 no Brasil com Benjamy Barzilay. Os distintos portadores do nome da família judia Barzilay incluem o jornalista israelense nascido no húngaro Eliezer Barzilay. Ser brasileiro é ser “Barzilai”.
Um judeu chamado Barzilai, vendo a madeira brasileira que produzia tinta vermelha e era forte para construção naval, exportou o "pau de ferro" para a Europa e ficou conhecido inicialmente como madeira judaica e depois como pau do Barzilai. De pau barzilai passou para pau brasil.
Um nome que chama a atenção é "Vermelho como uma brasa". Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.
O próprio nome é um ponto de partida, tanto da etimologia hebraica do vocábulo quanto de sua evolução histórica e linguística. Brasil seria derivado do vocábulo hebraico barzel (= ferro, remetendo à cor do pau-brasil), sendo o hebraico não vocalizado e as duas palavras possuindo as mesmas consoantes.
Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
Esse primeiro nome foi dado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à terra recém-encontrada, porém, a discussão em torno da escolha de um nome para essa região da América estava apenas começando.
Quem foi Barzilai? Barzilai na Bíblia era um grande amigo de Davi. Quando Davi fugia do seu filho Absalão que queria seu trono e por isso queria matar Davi. O nome Absalão significa “pai é de paz”.
Mas aqui existe um detalhe adicional: o nome BRAZIL é um acrônimo das letras hebraicas beit, resh, zain, lamed, iniciais das quatro mulheres de Jacó (duas esposas, Raquel e Lia, e duas servas, Bila e Zilpa), ressaltando que as vogais A e I podem ser declinadas da escrita original e que, se incluído o I (iud) teríamos ...
Pau barzel tornou-se logo “pau brazil”, de onde veio o nome do nosso país. E se você fala hebraico, ao desembarcar em Israel e lhe perguntarem por sua nacionalidade, você responderá que é “Barzilai” (brasileiro).
O nome Brazil deu origem ao sobrenome de uma família na Idade Média e ainda hoje presente na Irlanda e também em Portugal. Eduardo Bueno, em sua obra "A viagem do descobrimento", diz que o nome Brazil vem do celta bress, que deu origem ao verbo inglês to bless (abençoar).
Narrativa 1: Brasil em Tupi-Guarani significa vermelho como brasa. Na primeira narrativa recolhida pela agência Detecta, observamos um esquema rápido que faz referências sucintas a uma suposta origem etimológica para a palavra "Brasil" na família linguística tupi-guarani. Print do Facebook.
Em 1527, o território brasileiro passou a se chamar oficialmente “Brasil”, e em 1530, com a consolidação do sistema colonial nas novas terras, a denominação utilizada pela Metrópole exploradora era “Colônia do Brasil do Reino de Portugal”.
Barzilai, de Gileade, havia descido de Rogelim para acompanhar o rei na travessia do Jordão. Era bastante idoso — tinha 80 anos — e era muito rico. Foi ele quem providenciou alimento para o rei durante sua estada em Maanaim. O rei disse a Barzilai: “Venha comigo para Jerusalém, e eu cuidarei de você”.
Jezabel confirma a versão de Hannibal, e Acazias decreta a morte imediata de Barzilai e Baruch; os sentenciados reagem, e todos se enfrentam com espadas. Saulo dá a vida por Barzilai.
Como todos sabem, a origem da palavra Brasil está relacionada com o nome da madeira de tintura usada na Idade Média para tingir de vermelho os tecidos. Ocorre que há, também, outra raiz que con- correu poderosamente para a definitiva consagração do nome Brasil para a nossa terra.
Alguns historiadores afirmam que o navegador Pedro Álvares Cabral pensava ter encontrado a ilha legendária dos contos celtas quando atingiu o Brasil em 1500 e, por essa razão, chamou a nova terra por esse nome.
Ou seja, a bíblia sequer menciona o nosso país, quiça o continente Americano, pois a sua origem é para o povo "escolhido" da região da Palestina, mas mesmo assim influenciou e influência a nossa sociedade até os dias atuais.
“Israel” é uma combinação do verbo he- braico “Lisrôt” ou “Sará”, lutar contra ou contender com, e do vocábulo “El”, Deus. O termo significa o que lutou contraDeus. Segundo a narrativa bíblica, Isaac, filho de Abraão, foi pai de dois filhos, Esaú e Jacob (ou Jacó).
A Bíblia Hebraica é conhecida em hebraico como Tanakh: O termo Ta-Na-Kh é o acróstico das iniciais das palavras Torá, Nevyim e Ketuvim. A palavra Torá se refere à Lei de Moisés, conhecida em grego como Pentateuco.
O hebraico bíblico (também chamado de hebraico clássico) é a forma antiga do hebraico, na qual a Bíblia hebraica e diversas inscrições israelitas foram escritas.
Qual era o nome do Brasil antes de ser chamado Brasil?
Antes disso, porém, os nativos – chamados de índios pelos portugueses –, denominavam aquela terra como Pindorama, que em língua tupi significa “terra das palmeiras”.
Um nome que chama a atenção é "Vermelho como uma brasa". Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil.