O Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, diz que padres não podem ter relacionamentos amorosos nem se casar. A prática existe, pelo menos, desde o século 11. Na história contemporânea, foi reafirmado pelo Papa Pio XII (1939-1958) e no Concílio Vaticano, em 1965.
Os padres podem se casar nas igrejas ortodoxas e de rito oriental, bem como nas igrejas protestantes e anglicanas. A Igreja Católica ensina que o sacerdote deve dedicar-se totalmente à sua vocação, tomando essencialmente a Igreja como sua esposa, a fim de ajudar no cumprimento da sua missão.
O Cristo já aponta, aqui, a primeira chave de leitura, ao falar do princípio, de matrimônio e de celibato pelo Reino: padres não podem se casar pois, livremente, escolhem viver pelo Reino dos Céus, como no princípio, e como será no dia da Ressurreição, onde ninguém se casará nem se dará em casamento 3.
A Igreja Vetero Católica (conhecida como os velhos católicos) rompeu com Roma no século 19, devido à instituição pelo Concílio Vaticano I sobre a Infalibilidade Papal. Essa igreja, que tem como sede a Holanda, permite que todos os clérigos sejam casados, antes de se ordenar.
O padre norte-americano Alex Crow, do Alabama (EUA), se casou com uma estudante de 18 anos e fugiu para a Itália. A quebra do celibato resultou em sua expulsão da igreja pelo Vaticano, conforme noticiou o jornal New York Post.
POR QUE OS PADRES CATÓLICOS NÃO PODEM CASAR? | HISTÓRIA CURIOSA
Tem algum padre casado?
Padres casados também existem na Igreja Latina, ainda que como exceção. O principal caso talvez seja o das comunidades anglicanas que, durante o pontificado de Bento XVI, decidiram entrar em comunhão com a Igreja Católica.
Quando a Igreja Católica proibiu o casamento de padres?
Mas, foi no Primeiro Concílio de Latrão, em 1123, que o celibato foi instituído como uma disciplina obrigatória para todo o clero latino do Ocidente. O Concílio de Trento (1545-1563) ratificou definitivamente o celibato como uma lei obrigatória a todos os clérigos da Igreja Latina Ocidental.
Segundo Francisco, não há contradição no casamento de sacerdotes e o pontífice lembrou que, mesmo dentro da Igreja Católica, os sacerdotes das igrejas que seguem o rito oriental podem se casar.
Papa João XVII (1003) foi casado antes de sua eleição ao papado e tinha três filhos que se tornaram sacerdotes. Papa Clemente IV (1265-1268) era casado antes de tomar ordens sacras e tinha duas filhas. Papa Honório IV (1285-1287) foi casado antes de assumir as ordens santas e teve pelo menos dois filhos.
A ordenação, essa sim, é para sempre, mesmo que o padre mais tarde deixe a igreja. Por isso, segundo Francisco, não há contradição no casamento de sacerdotes. “Não há nenhuma contradição em que um padre se possa casar.
Por que padre não pode casar? Em 1979, o Papa João Paulo II escreveu uma carta a todos os sacerdotes por ocasião da quinta-feira santa e reforçou os pilares do sacerdócio, entre eles o celibato.
Quanto ao crime de quebra de celibato, não haveria punição perante as leis penais, já que não há qualquer previsão legal para tanto, respondendo tão somente perante as leis católicas.
O padre não pode celebrar a liturgia corretamente, senão é chamado de tradicionalista e torna-se uma “SECA”! O padre não pode acolher ou estar com pessoas “diferentes”, porque senão o padre é liberal e não está a ser “CRISTÃO”! O padre não pode escrever músicas, gravar videoclipes, ir à tv, pois só quer “FAMA”!
Isso porque o pastor evangélico entende. que o casamento é um arranjo divino. e que sim, eles podem se casar. Assim como muitos outros exemplos da Bíblia.
O salário médio de um Padre no Brasil é de R$ 5.424,37. As especialidades com os melhores salários são Missionario, Ministro de Culto Religioso e Teologo. Essas informações são baseadas nas 799 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.
Sim. Em consonância com Direito Canônico e as Diretrizes para formação de cada Diocese ou Congregação deve-se observar a vida de cada candidato. Por exemplo: um impedimento ao candidato é ter já assumido o Sacramento do Matrimônio, ser separado e ter tido filhos e esses forem dependentes do mesmo.
No início da igreja católica, os padres podiam se casar, sim, mas tudo mudou em mil, cento e trinta e nove. No Concílio de ladrão, quando o matrimônio. foi proibido oficialmente pelos membros da igreja, o principal motivo da proibição foi dinheiro. Durante a idade média, a igreja alcançou o auge de seu poder.
O carioca Vitor Pereira é o primeiro homem casado a ser ordenado padre pela Igreja Católica no Brasil. Entenda o caso pela explicação de Dauro Machado. Sua Excelência Reverendíssima, Dom George Khoury, Eparca dos Católicos Greco-Melquitas no Brasil ordenou ontem (domingo) como Padre, o Diácono Vitor Pimentel Pereira.
1º- os que não têm suficiente uso da razão; 2º- os que têm grave falta de discrição de juízo a respeito dos direitos e obrigações essenciais do matrimônio, que se devem mutuamente dar e receber; 3º- os que não são capazes de assumir as obrigações essenciais do matrimônio por causas de natureza psíquica».
Nós batizamos as pessoas de mãe solteira e não temos curso porque batizamos as pessoas para salvação e não membresia, para ser membro”, afirma. Já o celibato é encarado como uma escolha e não obrigação. “Os padres podem casar ou ficar solteiro. É opcional”, diz.
Francisco pontuou que não há contradição para que um sacerdote possa casar e lembrou, inclusive, que dentro da própria Igreja Católica, os sacerdotes das igrejas que seguem o rito oriental podem se casar.
Os caminhos do padre Paulo Müller, 85 anos, foram traçados com um propósito de Deus, garante o religioso. Isso porque, antes da batina, ele serviu ao Exército, foi casado e teve quatro filhos.