Acredita-se que os T-rex também apresentavam uma fina camada de penas quando filhotes, mas, ao atingirem a adolescência, a plumagem deixou de existir; Isso porque, com um maior volume corporal, a espécie não precisava mais das penas para se manter aquecida; Com informações do IFLScience.
Cientistas creem que esses filhotes tinham o tamanho de perus bem magros, e que seu corpo era coberto de penas. Além disso, é possível que quando eles se tornavam adultos, mantinham penas na cabeça e na cauda.
rex foi um carnívoro bípede com um crânio cilíndrico e uma grossa e musculosa cauda. Suas pernas eram longas e musculosas, mas seus braços eram extremamente curtos e finos, além desses animais também possuírem três dedos ao fim de cada perna e dois dedos nos braços.
Quase todos os dinossauros provavelmente eram cobertos de penas, é o que sugerem os fósseis siberianos de um dinossauro emplumado de duas pernas datado de cerca de 160 milhões de anos atrás. Nas últimas duas décadas, descobertas na China produziram pelo menos cinco espécies de dinossauros emplumados.
A galinha é mesmo o parente mais próximo do Tiranossauro rex? E o T.rex tinha penas?
Como eram as peles dos dinossauros?
A pele escamosa do dinossauro se assemelhava de perto à pele dos répteis de hoje. “Elas são semelhantes em muitos aspectos, incluindo a forma, tamanho, disposição e composição das células da pele, e a maneira como a pele produz padrões de cor”, disse Yang.
O Tyrannosaurus rex, cujo nome significa “rei dos lagartos tiranos“, tinha tudo para dominar seu ambiente. O corpo musculoso desse dinossauro ultrapassava 12 metros — aproximadamente o tamanho de um ônibus escolar — do focinho até a ponta de sua poderosa cauda. Pesando até oito toneladas, o T.
Fósseis do maior dinossauro carnívoro brasileiro conhecido até agora foram identificados por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O 'Grande Caçador', como foi apelidado, recebeu o nome científico Pycnonemosaurus nevesi .
Ele é conhecido por dezenas de fósseis encontrados no oeste da América do Norte, em especial no Canadá, Novo México e no sul dos Estados Unidos. O T-Rex viveu próximo ao final do período Cretáceo, de 66 a 68 milhões de anos atrás. Naquela época, milhões desses indivíduos habitavam a Terra.
Durante décadas, o Compsognathus foi famoso por ser o menor dinossauro conhecido; os espécimes coletados medem em torno de um metro (três pés) de comprimento.
Era um carnívoro bípede, emplumado com uma longa cauda e uma garra em forma de foice em cada pata traseira, que é pensado para ser usado para combater a presa. Velociraptor pode ser distinguido de outros dromaeossaurídeos por seu crânio longo e baixo, com um nariz voltado para cima.
Segundo um estudo publicado na revista Nature Ecology and Evolution, a composição proteica da plumagem dos dinossauros era muito semelhante à das aves de hoje. Por isso, os pesquisadores sugerem que as penas existentes atualmente podem ter se originado muito antes do que se pensava até então.
O Tricerátops é uma das espécies mais famosas de dinossauro. Com sua maior característica, os três chifres na cabeça, ficou conhecido e identificado no cinema como o inimigo do Tiranossauro Rex.
rex poderia atingir cerca de 4 metros de altura e 12 metros de comprimento e as fêmeas eram maiores que os machos. Um recente estudo comprova que tinha a mordedura mais poderosa do planeta. Tinha 60 dentes com mais de 20 centímetros cada um.
Conhecido como “rei lagarto tirano”, esse gigante possuía cerca de 60 dentes enormes, atingindo até mais de 20 centímetros. Se seu dente já era grande, imagine seu comprimento. Esse animal chegava a 12 metros de comprimento. Só a cabeça dele atingia mais de 1,5 metro, e sua altura poderia atingir até 3,65 metros.
Alguns trabalhos sugerem que os dinossauros eram endotérmicos. A teoria mais conhecida para explicar a extinção dos dinossauros é a da queda de um meteorito em nosso planeta há cerca de 66 milhões de anos.
Estima-se que eles derivem dos segundos, terceiros e quartos dedos de uma mão ancestral. Entretanto, os dinossauros terópodes, que viveram do Triássico Superior ao Cretáceo, tinham apenas três dedos.
Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros. Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento.
Desde então, já foram encontrados quase 50 espécimes, com um grau de completude do esqueleto variando de 5% até 90%, sempre em rochas dos Estados Unidos e Canadá formadas entre 68 e 66 milhões de anos atrás.
Os cientistas conceberam modelos complexos e executaram cálculos elaborados para determinar que o Compsognathus foi o dinossauro mais rápido que alguma vez percorreu a superfície da Terra. Este réptil atingiria 64 quilómetros por hora – o que fica algures entre o galope de um cavalo e o sprint de uma chita.
Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.
Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies. Uma delas, a que ocorreu no final da era Paleozoica, foi a maior alguma vez registada.
Os fósseis são oriundos de matéria orgânica, como restos de animais e/ou plantas, ou, ainda, de vestígios de atividades dos seres vivos, como pegadas que ficam preservadas ao longo de muitos anos na superfície terrestre.