Foi um herbívoro quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, durante o Maastrichtiano, principalmente na região que é hoje a América do Norte. É um dos últimos gêneros conhecidos de dinossauros não-aviários, e extinguiu-se no evento de extinção do Cretáceo-Paleogeno há 66 milhões de anos atrás.
O nome é praticamente sinônimo de dinossauro e representa um dos tipos mais conhecidos dessas criaturas – aqueles gigantes herbívoros que andavam sobre quatro patas, conhecidos entre os entendidos como saurópodes. É um certo choque, portanto, descobrir que o brontossauro nunca existiu.
Esta espécie de dinossauro viveu no período Cretáceo, era Mesozóica, há aproximadamente 66 milhões de anos na região a qual hoje denominamos como América do Norte. Era um grande animal que chegava a pesar até cinco toneladas, possuindo até nove metros de comprimento e 3,5 m de altura.
O asteroide que acabou com o Cretáceo levou consigo dinossauros famosos como o Tiranossauro e o Tricerátops, assim como criaturas menos conhecidas, mas bizarras, como o Anzu (ou "galinha do inferno").
O tiranossauro rex morderia o corpo do triceratops, usando os dentes fortes e afiados — ele alimentava-se de outros dinos. Já o triceratops tentaria desviar das mordidas e usaria os chifres para perfurar o inimigo — herbívoro, ele não mordia em combate.
rex também possuía características que o tornavam um bom caçador. Sua mordida, por exemplo, é a mais forte que de qualquer outro animal no planeta. Pesquisadores descobriram que cada dente do animal era capaz de exercer uma pressão de seis toneladas.
Torosaurus. Torosaurus é um gênero de ceratopsídeos identificado primeiramente partir de um par de crânios em 1891, dois anos após a identificação do tricerátops.
Qual Dinossauro tem 500 dentes? O surpreende dinossauro que possui 500 dentes, ou até mais, é nomeado de Nigersaurus Tarqueti, em homenagem a Phillippe Tarquet, que trabalhou ativamente em prol do seu descobrimento, e também ao país onde seus fósseis puderem ser encontrados, a República do Níger, na África.
Qual o nome do dinossauro que parece um rinoceronte?
Este herbívoro de quatro a cinco toneladas, chamado de Coahuilaceratops magnacuerna, media cerca de 7 metros de comprimento e tinha de 1,80 a 2,10 metros de altura. O animal parecia um rinoceronte, com dois chifres de até 1,20 metro localizados sobre seus olhos, e caminhava em quatro patas.
Então você precisa visitar a exposição Dinossauros: Patagotitan, o Maior do Mundo, que traz um dinossauro de 40 metros de comprimento e mais de 70 toneladas, o maior que já habitou a Terra: o titanossauro herbívoro Patagotitan (Patagotitan mayorum), encontrado na região da Patagônia, na Argentina.
Chama-se Horridus, nome dado ao espécime por seu novo proprietário, o Museums Victoria, a maior organização de museus públicos da Austrália. O apelido é derivado de seu nome completo Triceratops horridus, e ele viveu há 67 milhões de anos.
A placa ao lado do grande e ornamentado crânio do animal — que lembra um Tricerátops — simplesmente dizia: “Novo dinossauro em estudo, aguarde!” Agora, cinco anos após a descoberta do espécime, esse dinossauro finalmente tem um nome: Lokiceratops rangiformis.
Os dinossauros foram extintos dezenas de milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie. E recriá-los, ao menos com o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, é impossível. O maior motivo é que o DNA é uma molécula que não envelhece bem.
Súdan, o último rinoceronte-branco-do-norte macho, foi sacrificado em março de 2018, aos 45 anos, após sofrer uma piora em seu quadro de saúde. Agora, restam apenas dois animais da subespécie: duas fêmeas, neta e filha de Súdan — sendo uma delas infértil e a outra incapaz de se reproduzir sozinha.
O Triceratops foi um dos herbívoros mais comuns no Cretáceo Superior da América do Norte. O predador ápice de seu ambiente, seu arquiinimigo e igualmente famoso tiranossauro , era conhecido por caçar e lutar contra o tricerátopo .
O Brontossauro, que viveu na América do Norte cerca de 150 milhões de anos atrás, no período jurássico, tinha cerca de 22 metros de comprimento e pesava em torno de 40 toneladas. "O Brontossauro e o T. Rex são os dois nomes de dinossauros mais populares de todos os tempos", disse o paleontólogo Octávio Mateus.
Como todos os hadrosauridae, era um herbívoro de aproximadamente 10 a 13 metros, e pastava entre a vegetação sub-tropical, constituída por arbustos baixos e samambaias. O edmontossauro possuía cerca de 1.000 dentes dispostos em fileiras paralelas, capazes de destroçar fibras vegetais e outras plantas mais arborizadas.
Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros. Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento. Acredita-se que o Alossauro era tão inteligente quanto um avestruz.
Com oito metros de altura e quase 40 metros de comprimento da cabeça à ponta da cauda, o Patagotitan é conhecido como o maior dinossauro já descoberto pela ciência.
O Espinossauro Conviveu com grandes saurópodes como Paralititan e Aegyptosaurus e também com o Carcharodontosaurus, outro enorme predador do cretáceo superior.
Répteis voadores chamados pterossauros, que alcançaram o tamanho de pequenos aviões, dominaram os céus 215 milhões de anos atrás. O registro fóssil também mostrou evidências de dinossauros voadores, como microraptores, bem como outras criaturas que poderiam voar de árvore em árvore.