Quando um contrato de aluguel pode ser cancelado?
De acordo com essa lei, a rescisão pode ocorrer por várias razões, como fim do prazo de contrato, desistência por uma das partes, descumprimento de cláusulas contratuais e outros motivos.Quais os motivos para cancelar um contrato de aluguel?
Entretanto, existem algumas condições que fazem com que isso aconteça:
- Falta de pagamento;
- Fim do prazo para locação;
- Descumprimento de cláusula contratual ou rescisão de contrato;
- Fim de contrato de trabalho;
- Morte do locatário, sem sucessor legítimo.
Em quais casos o inquilino pode quebrar o contrato?
Isso pode acontecer por diversos motivos, como:
- uso inadequado do imóvel;
- falta de pagamento do aluguel;
- descumprimento de outras demais cláusulas do contrato.
O que pode invalidar um contrato de locação?
Um contrato de aluguel pode ser considerado nulo quando não atende aos requisitos legais essenciais, como a falta de consentimento livre das partes envolvidas. Se uma das partes foi coagida ou induzida a assinar o contrato, isso pode invalidar o documento, tornando-o juridicamente ineficaz.Como NÃO PAGAR MULTA de QUEBRA de CONTRATO de ALUGUEL
Que tipo de situações pode anular um contrato?
Como vimos, o cancelamento de contrato pode ocorrer em algumas situações específicas como cumprimento das condições, rescisão de mútuo acordo, violação dos termos, entre outros.Quando o proprietário pode rescindir o contrato?
O locador pode rescindir o contrato de locação no curso da locação: em decorrência da prática de infração legal ou contratual; falta de pagamento do aluguel e demais encargos; para a realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público.O que gera quebra de contrato de aluguel?
Essa regra apenas pode ser quebrada em três hipóteses, quando: O proprietário do imóvel precisará dele para uso próprio. Quem alugar o imóvel infringir alguma regra contratual, ou cometer algum ato ilegal. A desocupação do imóvel for de comum acordo.Em quais casos não se paga multa por quebra de contrato de aluguel?
O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.Em quais casos o inquilino pode processar o proprietário?
Vamos explorar agora os principais motivos para o inquilino processar uma imobiliária e como evitar esses problemas.
- Entrar no imóvel sem permissão. ...
- Descaso com problemas no imóvel. ...
- Cobranças indevidas. ...
- Falta de emissão de comprovantes de pagamento. ...
- Vistoria abusiva ao final do contrato.
É possível anular um contrato de aluguel?
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.Quando o locador pode pedir o imóvel de volta?
Como falamos, o locador pode pedir o imóvel de volta em caso de inadimplência do inquilino. Porém, se esse foi o motivo apresentado pelo proprietário e o inquilino tiver feito o pagamento corretamente, ele tem o direito de se defender. Para isso, existe um prazo de 15 dias para que sejam apresentadas as provas.O que o locador não pode fazer?
Erros cometidos pelo locador que podem gerar um processo
- Entrar no imóvel alugado sem a permissão do inquilino. ...
- Não cumprir com o prazo acordado em contrato. ...
- Efetuar uma vistoria irregular, e abusiva, no final da locação. ...
- Não dar importância para os problemas do imóvel. ...
- Cobrar de forma errada um aluguel atrasado.
Quais os motivos para rescindir um contrato de aluguel?
No artigo 9º, a lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91) traz outros motivos para o fim da relação de locação:
- Mútuo acordo (distrato);
- Prática de infração legal ou contratual;
- Falta de pagamento do aluguel e demais encargos;