Quando posso contestar uma compra? Você pode contestar uma compra do seu cartão de crédito quando estiver em uma dessas situações: Não reconhece uma compra; Teve um problema com o produto ou serviço, por exemplo: não recebeu o produto, produto com defeito, o serviço não é feito de acordo com o combinado.
Isso acontece quando o cliente não reconhece a transação apontada na fatura do cartão de crédito como sendo sua. Pode até ser que ele tenha comprado no site da sua loja, mas se as informações não coincidem, por lei, o cliente tem o direito de abrir a contestação.
Sempre que uma situação surgir e você identificar um desacordo comercial em determinada transação, a compra pode ser contestada. Inclusive, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem até 7 dias, a partir do momento da compra, para desistir dela.
Consumidor não pode ser cobrado por compras contestadas em cartão que ainda não tiveram solução. Recentemente, a Lei 14.871/2021, inseriu no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que foi promulgado há 32 anos, medidas importantes para evitar e solucionar o problema do superendividamento.
Qual o prazo para contestar uma compra? Compras nacionais: até 90 dias da data da compra/saque ou da não entrega do produto/serviço. Obs.: Quando o motivo da contestação for “Direito de arrependimento” o prazo é de apenas 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.
Quando você pede a contestação de uma compra no seu cartão de crédito, a compra fica em análise, durante esse tempo o valor deve ser pago normalmente, se o pagamento não for feito, haverá cobrança de encargos.
A contestação de compras é um serviço que está pronto para ser usado sempre que você não reconhecer uma compra que apareceu na sua fatura, por uma cobrança duplicada, compra cancelada, ou um problema na entrega do produto ou serviço.
O primeiro passo para fazer a contestação da compra no cartão é formalizar o pedido de estorno para a loja ou estabelecimento no qual você fez a sua compra. Esse pedido deve ser feito de acordo com o prazo do Código de Defesa do Consumidor.
Caso você queira consultar o status da análise da sua contestação, pode fazer a solicitação pela Web ou pelos Correios para que possamos indicar qual o status das sua contestação.
Qual o prazo para cancelar uma compra no cartão de crédito?
No momento que um cliente demanda o estorno de uma compra online, o dinheiro pode ser ressarcido até 24 horas após a confirmação do cancelamento. Em alguns casos esse prazo pode se estender por mais 15 dias, a depender da empresa responsável pela máquina do cartão.
Além disso, o direito de arrependimento não é aplicável a vendas nas lojas físicas, pois, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as lojas devem definir o procedimento para cancelamento, troca e deixar esses critérios claros para os clientes.
Transações não autorizadas: se um cliente identificar uma transação no extrato de cartão de débito não autorizada, há a possibilidade de contestar essa transação e solicitar um estorno.
Procure um advogado. O consumidor que sofrer uma fraude em seu cartão de crédito tem o direito de pedir o cancelamento de compras feitas indevidamente.
A legislação ampara os consumidores que por algum motivo se arrependeram da compra, seja por questões financeiras ou porque o produto não condiz com aquilo que era ofertado. “A regra vale também para pagamentos no cartão de crédito”, lembra a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz.
O estorno é um direito do consumidor em casos, como: qualquer erro no valor cobrado, se estiver dentro do prazo de arrependimento de compra online, se ocorrer cancelamento da venda, ou cobrança extras indevidas. Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura.
Tem como quitar uma compra parcelada no cartão de crédito?
No caso do cartão de crédito, para antecipar o pagamento das compras parceladas, geralmente é necessário entrar em contato com a emissora do cartão e fazer a solicitação. A maioria dos cartões não oferece benefício ou desconto para quem decide adiantar o pagamento de uma compra parcelada.
Normalmente leva em torno de 60 dias, a contar da data de abertura da ocorrência ou da validação dos documentos pelo banco, para os casos de desacordo comercial.
Fizeram uma compra no meu cartão e não reconheço.?
Quando você recebe receber uma cobrança que não reconhece, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa e solicitar o cancelamento do débito. Muitas vezes já é possível resolver a questão dessa forma.
Quando há uma contestação, o valor da venda contestada pelo comprador é debitado da sua conta e enviado para a instituição que processou o pagamento. No entanto, você não precisa se preocupar! Entraremos em contato com a instituição imediatamente para validar a venda e tentar devolver o dinheiro para sua conta.
Caso o produto não atenda às suas expectativas, a pessoa tem o direito de fazer o cancelamento de compras, podendo ter o seu dinheiro de volta. Essa conduta está prevista no CDC, em seu artigo 49: “Art. 49.
Como contestar uma compra parcelada no cartão de crédito?
Vá na aba "produtos" e depois toque em "cartões". Toque em "contestar compras" e escolha a compra que quer constestar. Informe com detalhes o que aconteceu. Preencha os dados e siga as instruções.