As atribuições do líbero são primordialmente defensivas: só podendo atuar nas posições do fundo de quadra (1, 5 e 6). No momento da recepção dos saques adversários, pode se posicionar em qualquer uma das três posições da zona de defesa.
Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no ...
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
O líbero joga atrás da linha de defesa, sendo considerado praticamente um zagueiro, tendo uma postura ainda mais recuada, ficando como último homem se encarregando das coberturas, quando a equipe está sem a posse da bola. Ele pode desempenhar funções mais defensivas ou ofensivas, dependendo das exigências do treinador.
O líbero entra em campo para substituir um jogador menos hábil no passe ou na defesa, muitas vezes o médio-ofensivo. Na ficha de jogo, atualmente são permitidos dois líberos, e um líbero também pode ser substituído por outro líbero.
As atribuições do líbero são primordialmente defensivas: só podendo atuar nas posições do fundo de quadra (1, 5 e 6). No momento da recepção dos saques adversários, pode se posicionar em qualquer uma das três posições da zona de defesa.
Ao comentar a inscrição de Honorato como líbero, o treinador disse que trata-se de uma "estratégia" para ter um jogador que possa fazer as duas funções nos Jogos se necessário.
No futebol, o líbero é o zagueiro/defesa central de sobra de uma equipe. O nome da posição vem do italiano libero, que significa "livre". Inicialmente, no Campeonato Italiano, a palavra designava um jogador que se posicionava atrás da linha de sua defesa e que controlava as possíveis brechas.
porque volante é a posição mais difícil do futebol, então vem pro fut, vem a posição do volante, fica ali no meio de campo, ou seja, tudo que acontece passa pelo volante. As outras posições tem funções bem definidas, o atacante ataca, o goleiro defende, machuca.
Um líbero deve concentrar-se em exercícios que melhorem a agilidade, o trabalho de pés rápido e a velocidade de reação. Isto inclui escadas de agilidade, mudanças rápidas de direção e exercícios de salto. Os exercícios de passe contra uma parede também são importantes para a precisão e consistência.
Devido às suas restrições específicas, é essencial que os árbitros, técnicos e jogadores possam identificar rapidamente o líbero em quadra. Um uniforme de cor diferente proporciona essa identificação imediata, evitando confusões sobre quem pode ou não realizar certas ações (como sacar ou atacar).
Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
No futebol, o atacante ou avançado é uma posição de campo que joga principalmente mais à frente no campo do que os meio-campistas e defensores. Sua posição avançada e responsabilidades defensivas limitadas significam que os atacantes normalmente marcam mais gols em nome de seu time do que outros jogadores.
Uma das curiosidades é que a posição que mais sofre com dores nos pés e nos joelhos é a do Lateral (ala), enquanto os atacantes são os que menos têm dores. “O ala é o que percorre a maior distância durante o jogo, porque se desloca por todo o campo, o que justifica uma maior sobrecarga e mais dores” aponta o Me.
O meia-armador ou meia de ligação são considerados os jogadores mais importantes de uma equipe, já que são responsáveis pela criação de lances ofensivos das equipes. Geralmente, os jogadores desta posição recebem a camisa 10, mas, devido ao numeração fixa em alguns países, esta prática vem se dissipando.
O líbero é aquele que tem cor do uniforme diferente e desempenha uma função única na defesa, sendo impedido de realizar ataques acima da rede ou bloqueios.
Ele quase sempre aparece como um líbero em ações pontuais, pode subir com a bola e finalizar em situações de contra-ataque e ser o goleiro-linha quando a equipe precisa reverter um placar adverso, sendo o próprio goleiro ou um jogador de linha com a camisa de goleiro.
O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
Querer que o time saia junto e por baixo, com bola no chão, não é novidade. Franz Beckenbauer atuava numa linha de quatro no Bayern e na Alemanha, mas criava tanto pelo passe que inventou o líbero moderno.
Além de Thales como líbero, o treinador cravou que já tem seus dois opostos definidos para os Jogos Olímpicos: os irmãos Alan e Darlan, que consequentemente também disputarão a VNL.