A Nike nasceu em 25 de janeiro de 1964 como Blue Ribbon Sports e tinha como atividade base importar tênis de corrida japoneses para os EUA, em especial os Tiger.
No Brasil, a companhia chegou em 1988, com o consagrado slogan "Just do it". Mas só em 2008 foi inaugurada a sua primeira loja própria, em território nacional.
A história da Nike começou por um ex-atleta Phil Knight e seu treinador de atletismo Bill Bowerman, em 1964 nos Estados Unidos, enquanto Phil vendia os tênis em seu carro, Bill ficava por conta do desenvolvimento e design de modelos novos. O primeiro lançamento da marca ocorreu em 1971.
A Nike, um ícone mundial do material esportivo, nasceu no porta-malas desse carro aí da foto. Era nele que Phillip Knight levava os tênis que importava do Japão para vender de porta em porta. Em 1964, quando ele começou sua jornada, a empresa ainda não se chamava Nike. Àquela altura, o nome era Blue Ribbon Sports.
A expansão internacional da Nike começou em 1978, apenas 14 anos após a marca ter sido criada por Phill Knight e Bill Bowerman. Nessa época, a empresa de artigos esportivos expandiu a comercialização para a Europa e alguns países da América do Sul.
Conforme mencionado, a Nike foi fundada em 1964, no dia 25 de janeiro, por Bill Bowerman e Phil Knight, com sede no Oregon, nos EUA. Naquele primeiro momento, a marca se chamava Blue Ribbon Sports, no entanto, houve a mudança para o nome atual em 1971.
O logo foi adotado pela empresa em 1937 e representa a capacidade dos motores da marca, que dominam o mar, terra e ar. A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson.
A Nike tem fábrica na China e a maioria dos seus produtos vem de lá. O produto que o Sr recebeu tem a inscrição Made in China na etiqueta. Isso não significa que o produto é similar, ou algo do gênero.
O que é a Nike Air? A tecnologia Nike Air consiste em ar pressurizado no interior de uma cápsula resistente, mas flexível, e proporciona maior flexibilidade e impulso sem comprometer a estrutura. As unidades Air Sole mantêm a forma determinada com elasticidade e menor impacto e mantêm a sapatilha firme e leve.
Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
Além do Ceará, apenas dois estados produzem Nike no Brasil: Rio Grande do Sul (Coopershoes) e Bahia (Dass). Segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (Cede), Alexandre Pereira, a mão de obra cearense é um diferencial para as grandes empresas.
A FISIA COMERCIO DE PRODUTOS ESPORTIVOS LTDA. (FISIA), sociedade limitada de direito privado, inscrita no CNPJ/ME sob n. 59.546.515/0001-34, estabelecida na Rua Werner Siemens, 111, Prédio 1 - Pav 1 e 2, Lapa de Baixo, São Paulo - SP, é a titular das páginas Nike Experience no Ibira e realizadora do Evento.
A Nike foi a primeira empresa a introduzir tênis de corrida com sola de borracha, que revolucionou a indústria de calçados esportivos. A empresa também lançou várias tecnologias patenteadas, como o sistema de amortecimento Air Max e a tecnologia Flywire, que oferecem suporte e conforto aos atletas em todo o mundo.
Em 1971, a marca lançou oficialmente o nome Nike, inspirado na deusa grega da vitória. Essa mudança de nome veio acompanhada de um novo logotipo: o famoso “swoosh”. A escolha do swoosh foi resultado da colaboração com Carolyn Davidson, uma estudante de design gráfico da Universidade Estadual de Portland.
A primeira loja com conceito de varejo NIKE STYLE na China foi inaugurada recentemente, em Xangai, no Shopping TX Huaihai, com o objetivo de servir à moda e à geração mais jovem. Para se adequar aos hábitos de compra da população jovem da cidade, a loja permanecerá aberta até às 23 horas.
Niké é a Deusa Grega da Vitória e está vinculada ao Triunfo e à Glória. Todos os Deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado, pois assim, a vitória estaria garantida.
Como a Nike cresceu tanto? A expansão da Nike teve início em 1978, quando a companhia começou suas operações na América do Sul e na Europa. No mesmo ano, a empresa desenvolveu o departamento de futebol, investindo em marketing esportivo com diversos atletas.
Carolyn Davidson criou o logo da Nike em 1975, por $ 35. Alguns anos depois, a Nike também cedeu 500 opções de ações para Carolyn, que atualmente valem mais de $ 600 mil. Mesmo tendo passado por algumas modificações ao longo dos anos, o conceito original sempre foi mantido.
Mark Parker, Tinker Hatfield e Hiroshi Fujiwara são os três top designers da Nike que levam os tênis da marca a novos patamares de design esportivo, inovação e tecnologia.
Mas não foi o caso da designer americana Carolyn Davidson, responsável por criar o icônico logo da Nike. Inicialmente, ela só recebeu 35 dólares pelo trabalho. A fama e o reconhecimento só vieram tempos depois. E a Nike não gastou milhões de dólares e muitos meses pensando no logo perfeito.
Para lhe dar um exemplo específico, se olhar para as camisolas das equipas de futebol Nike (equipa francesa, PSG ou outras), notará que a vírgula Nike é sempre cosida em frente ao coração (lado direito).
Atualmente está presente em mais de 170 países e comercializa vários itens para o público esportista, incluindo equipamentos para esportes radicais, acessórios esportivos e dispositivos eletrônicos, como bússolas de pulso e monitores cardíacos.
A empresa tem aproximadamente 38.000 funcionários no mundo (e mais de 950.000 trabalhadores indiretos que estão empregados nas fábricas contratadas), opera mais de 350 outlets próprios (Nike Factory Outlets), além de aproximadamente 420 lojas Niketown, NikeWomen e Nike Clearance, tendo seus produtos vendidos em 170 ...