Contudo, a Era Digital já passou e já estamos vivendo a Era Pós-Digital, onde o digital se tornou apenas um commodity, porém, o consumidor ainda está na era do conhecimento, duas eras atrás.
Hoje, estamos entrando na Quarta Revolução Industrial, na qual a inteligência artificial, a robótica e a Internet das Coisas (IoT) estão transformando a experiência do cliente.
As novas tecnologias são catalisadores de mudança. Qual é o novo conjunto de tecnologias que toda empresa terá que dominar? A resposta é DARQ - tecnologia de registro Distribuído (DLT), inteligência Artificial (IA), Realidade estendida (XR) e computação Quântica.
COMO a nova era digital vai mudar o futuro | nova revolução industrial
Quais as 4 Eras da tecnologia?
Há quem caracterize a evolução do desenvolvimento tecnológico humano em quatro Eras Industriais: 1ª Era: mecanização, máquinas a vapor e tecelagem; 2ª Era: produção em massa, linha de montagem e energia elétrica; 3ª Era: automação, computador e eletrônicos; e 4ª Era: sistemas cibernéticos, internet das coisas e redes.
Se o critério forem as revoluções tecnológicas importantes ao longo da história da humanidade, podemos dizer que passamos por 3 grandes eras. Essas não são apenas divisões formais. Elas representam transformações concretas na maneira como o ser humano vive.
Quem inventou a era digital? Claude Shannon, um matemático da Bell Labs, é tido como o responsável pela criação das bases da teoria da digitalização, em seu artigo pioneiro em 1948 "A Mathematical Theory of Communication". A revolução digital converteu toda a tecnologia que era analógica para formato digital.
Era da Informação é um termo utilizado para se referir à realidade tecnológica como mediadora das relações humanas e das interações entre máquinas, essas últimas cada vez mais autônomas. Uma das principais características dessa realidade é hiperconectividade, ou seja, o fato de estar todo mundo conectado o tempo todo.
A era digital é o momento do mundo em que muitos dos recursos e ferramentas que temos à disposição funcionam em um ambiente digital. Isso gera uma necessidade de adaptação por parte de pessoas e instituições, sempre visando melhoria na gestão ou na forma como se usam tudo que está à disposição da sociedade atualmente.
Também chamada por alguns como a era da produtividade, a era digital permite a incorporação de tecnologias que otimizam o tempo de trabalho. Entre elas, aprendizado de máquina, chatbots, computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas.
A transformação digital está revolucionando o mercado de trabalho em uma escala sem precedentes. À medida que a tecnologia continua a avançar e se infiltrar em todos os setores da economia, as empresas estão passando por mudanças significativas em suas operações e exigindo novas habilidades dos profissionais.
Resposta: Podemos dizer que vivemos em uma era digital porque usamos muito as tecnologias digitais para lidar com as informações e nos comunicarmos com o mundo.
Há controvérsia sobre seu surgimento, muitos estudiosos acreditam que ela começou nos Estados Unidos e em alguns países europeus, no momento em que a ciência viabilizou o uso da energia nuclear e do átomo.
Como impactos negativos constatam-se: isolamento social; uso excessivo de dispositivos eletrônicos; dependência tecnológica; comparação social e baixa autoestima; e cyberbullying.
A revolução digital nasce de uma série de situações marcantes para o mundo. Desde a década de 1980, quando os computadores passaram a fazer parte de nossas vidas, que o termo já ganhava forma.
Como a nova era digital vai mudar o futuro? As transformações digitais dão destaque ao manejo de informação, abrem novos caminhos para os processos produtivos e traçam um novo perfil de consumo.
A Era da Informação, também chamada de Era Digital ou Era Tecnológica, trouxe impactos em todos os mercados. Alteramos modelos de negócio, relações de trabalho e de produção.
Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de fevereiro de 1847 — West Orange, Nova Jérsei, 18 de outubro de 1931) foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial.
Tom Chatfield examina o que a vida "conectada" está fazendo com a mente humana, para o bem ou para o mal. Abordando temas que dizem respeito ao que é realmente fundamental no uso da tecnologia e apresentando pesquisas inovadoras e práticas, ele ensina como prosperar em um século digital sem perder a humanidade.
A era digital é a sequência da era industrial, e iniciou-se logo após a primeira revolução industrial no final do século 20. Trazendo novos modos da sociedade agir em todos os âmbitos, inclusive profissional e pessoal. Desde o surgimento dessa era, inúmeros aspectos da sociedade foram beneficiados.
A internet chegou ao Brasil, em 1988, por meio de uma conexão entre um computador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a rede da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, tornando-se pública e comercial entre 1994 e 1995.
Essa divisão segmenta a história de nosso planeta em quatro fases: Pré-Cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Cada uma dessas fases é dividida em vários períodos, que, por sua vez, são divididos em épocas, formando, assim, a escala geológica do tempo.
Divide-se as eras geológicas em Pré-Cambriana (Arqueana e Proterozoica), Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. O surgimento da vida humana se deu no Cenozoico, era na qual nos encontramos. O período atual é denominado quaternário.
A cultura, baseada nos meios digitais, proporcionou muitas mudanças para as sociedades. O primeiro ponto é que ela permite uma verdadeira troca de informações e vivências. Em uma rede social, por exemplo, as empresas não só transmitem conteúdos, como também recebem comentários de seus clientes.