Capitu morre no exterior e Ezequiel, depois de formado, volta para o Brasil e procura por Bentinho. A semelhança com Escobar faz com que Bento o rejeite em seu íntimo, embora o receba em público.
Ao fim, Ezequiel morreu de febre tifóide, foi enterrado em Jerusalém com as palavras “tu eras perfeito nos teus caminhos”. Dom Casmurro apenas conclui que sua maior amiga e seu melhor amigo foram unidos pelo destino e enganaram-o.
Escobar morreu afogado e as lágrimas de Capitu pelo morto deixaram Bentinho transtornado: pensou em suicidar-se, matar a esposa e, por fim, a separar-se dela. Mandou-a para a Suíça com o filho, onde ela morreria. Adulto, Ezequiel voltou ao Brasil, mas Bento não conseguia ver nele senão o retrato de Escobar.
Bentinho, então, pensa em matar Capitu e seu filho. Entretanto, decide cometer suicídio. Coloca veneno no próprio café, mas o menino Ezequiel entra no gabinete.
Capitu terá um desfecho feliz, no Leblon, ao lado de Fred. No último capítulo da novela, haverá uma passagem de tempo de três anos, e a ex-garota de programa aparecerá grávida do personagem de Luigi Baricelli.
O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém. Triste e nostálgico, o narrador constrói uma casa que imita sua casa de infância, na rua de Matacavalos.
Maria Capitolina de Pádua Santiago (Capitu, como é conhecida) é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis (1839-1908), publicado em 1899. Capitu é a personagem mais discutida, a mais famosa de Machado. O escritor deixa o leitor numa eterna dúvida sobre o adultério da esposa de Bentinho.
O segundo, Bentinho, casa-se, como se sabe, com Capitu, o casal tem um filho e, em espelho de reciprocidade simpática, dão a ele o nome do amigo: Ezequiel.
Escobar também não tem vocação para a vida religiosa e consegue escapar do seminário junto com Bentinho. Para cumprir sua promessa, Dona Glória pagou as despesas para que um menino órfão se tornasse padre no lugar de seu filho. Bentinho se torna advogado, acaba se casando com Capitu e tendo um filho chamado Ezequiel.
Nessa época, Capitu, uma jovem de 14 anos, é sua vizinha. Os adolescentes têm uma forte amizade, o que incomoda o agregado da família, o amante de superlativos José Dias. Desconfiado da relação entre os jovens, ele sugere à D. Glória, mãe de Bentinho, que já é hora de enviar o rapaz para o seminário.
Dois argumentos para defender a tese de que Capitu traiu Bentinho, de que Ezequiel era filho de Escobar. O primeiro argumento é literário; o segundo, do próprio narrador.
Luiz Nicolau passará a aparecer mais na novela do Vale a Pena Ver de Novo nas próximas semanas: ele fez o papel de Maurinho, pai do filho de Capitu (Giovanna Antonelli).
Dr. Hannibal Lecter é um personagem complexo e intrigante. É um psiquiatra brilhante, mas também um canibal e assassino em série. Sua relação com a protagonista Clarice Starling é marcada por manipulação e jogos psicológicos.
O final da história do livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, é trágico, uma vez que Capitu acaba por falecer, e Ezequiel é rejeitado por Bentinho. Ainda, Ezequiel acaba por morrer também, já que ele acaba pegando uma febre tifóide ao fazer uma pesquisa fora do país.
Consequências - Em comum acordo com Bentinho, Capitu decide separar-se do marido. O casal então viaja para a Suíça, com o filho Ezequiel e uma preceptora. Bentinho volta em seguida ao Brasil. Capitu morre na Suíça.
O lenço achado por Otelo entre as coisas de Cássio é a prova cabal da infidelidade da esposa; em Dom Casmurro o lenço é a semelhança física entre Ezequiel e Escobar, filho e pai. Mas a exemplo do lenço plantado por Iago, as feições de ambos são similares apenas para Bento.
É possível afirmar que Capitu tenha traído Bentinho?
Bentinho não tem provas suficientes para afirmar que Capitu o traiu. As coisas que diziam a respeito dela eram apenas suposições. O ciúme excessivo de Bentinho o fazia pensar desta forma. Criava situações para justificar o sentimento de posse que tinha em relação a Capitu.
Primeiramente, podemo afirmar que Casmurro é oriundo das caracteristicas do mesmo, por ser calado além de recluso. Já Dom trata da ideia de ironizar o mesmo e permitir a criação de uma atmosfera de fidalgo para o homem.
Um dos maiores clássicos da literatura nacional, “Dom Casmurro”, ganha uma nova leitura cinematográfica pelas mãos de Júlio Bressane. “Capitu e o Capítulo” chega aos cinemas nesta quinta-feira (27) em diferentes regiões do Brasil, inclusive em Curitiba, nas salas do Cine Passeio.