Tudo começou em 1917, devido à necessidade de um veículo que tornasse mais fácil a movimentação de materiais. Foi então que a empresa Clark Company, uma fabricante de brocas para a indústria ferroviária, projetou com a ajuda do engenheiro Eugene Bradley Clark o primeiro protótipo de uma empilhadeira.
Em 1924 foi inventado o Duat, um ''truck lift'' (caminhão-elevador) movido a gás que podia elevar até 750 kg. Anos depois, foi instalado uma torre com comandos para elevar a carga, e o Duat e se tornou a primeira empilhadeira com combustão interna do mundo.
O que indica a classe 4 dos tipos de empilhadeira?
Classe 1: Qualquer Empilhadeira Elétrica contrabalançada. Classe 2: Empilhadeiras elétricas destinadas a trabalhar em corredores estreitos. Classe 3: Transpaleteiras elétricas com ou sem torre. Classe 4: Empilhadeiras a combustão interna de contrapeso com rodagem Cushion.
O peso médio de uma empilhadeira é de 4.000kg (empilhadeira à gás tipo contrabalançada, com capacidade nominal de 2,5 toneladas, o modelo mais encontrado no Brasil).
Em geral, as empilhadeiras mais comuns conseguem erguer 1.800 quilos sem apresentar qualquer problema. Para saber qual é a capacidade padrão de sua empilhadeira, procure a placa de dados do equipamento.
Entre as empilhadeiras que possuem garfos na frente e um peso na parte traseira do veículo para contrabalançar o peso da carga, as empilhadeiras elétricas contrabalançadas são as mais populares.
As empilhadeiras, são projetadas com base em três pontos: dois na parte frontal, onde estão as rodas de tração e o terceiro é a união entre o chassi e o eixo de direção, que é formado por um pino montado no meio do eixo de direção e fixado ao chassi.
Cada fabricante adota uma maneira para identificar seus produtos. Composto por uma sequência de letras e números, este código registra o modelo, fabricante e o ano de fabricação da máquina. Estes dados estão colocados numa plaqueta de alumínio, situado no chassi do lado esquerdo.
Quando é comemorado o Dia do Operador de Empilhadeira?
O Dia do Operador de Empilhadeira é comemorado anualmente em 29 de maio. A data celebra o profissional que é responsável por lidar diariamente com uma série de atividades desafiadoras, que exigem total concentração, dedicação e profissionalismo para operar o maquinário e cumprir com as demandas rotineiras.
A empilhadeira elétrica tem um eixo de sustentação diferente de um carro de passeio. Deve ser conduzida com cautela, sem correr e sem freadas bruscas para evitar que a carga seja arremessada ou possa causar algum prejuízo, inclusive acidentes. Siga as sinalizações e use a buzina só quando necessário.
Caracterizada como Norma Geral pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a redação da NR-17 estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
NR 11: transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. A NR 11 se aplica às empresas que usam empilhadeiras. Como o próprio título sugere, se dedica a reger o acondicionamento e a movimentação de cargas.
Veja algumas recentes decisões da Justiça do Trabalho sobre esse assunto: Portanto, os operadores de empilhadeira que realizam o abastecimento das máquinas com GLP/troca de cilindros estão sujeitos a uma atividade perigosa, conforme determinado pelo Anexo 2 da NR-16 (Norma Regulamentadora 16).
Tudo começou em 1917, devido à necessidade de um veículo que tornasse mais fácil a movimentação de materiais. Foi então que a empresa Clark Company, uma fabricante de brocas para a indústria ferroviária, projetou com a ajuda do engenheiro Eugene Bradley Clark o primeiro protótipo de uma empilhadeira.
Dessa forma, a mobilidade do canteiro é otimizada e reduz o esforço físico dos operários no carregamento destes materiais pesados durante a obra. As empilhadeiras podem ser do tipo manual, elétrico, portuária e a combustão.
Ou seja, ninguém pode operar uma máquina ou equipamento, como é a empilhadeira, sem ter o curso de capacitação oferecido pela empresa. E há outros detalhes importantes trazidos pelos textos, como: “As capacitações devem ser ministradas por pessoas qualificadas com supervisão de um profissional legalmente habilitado”.
Como exemplo de centro de carga e capacidade residual, podemos fazer a seguinte leitura do gráfico abaixo: a empilhadeira levanta um peso máximo de 3000kg a uma altura de 4,5m para uma carga com centro de carga de 50cm, ou seja, de dimensões 100 x 100 x 100cm.
A empilhadeira manual pode carregar até 2.000kg. Quanto mais alto o palete é elevado, menor a capacidade de sustentação da empilhadeira. É recomendado respeitar as orientações de carga x altura para não prejudicar o funcionamento do produto.