Com 11 pontos em 10 jogos, o Fluminense caiu para a Série C ao lado de Juventus, Americano-RJ, Volta Redonda, Náutico e Atlético-GO. Nas 9 primeiras rodadas, Sérgio Cosme e companhia somaram apenas 8 pontos. A atual campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro tem como alento o “Time de Guerreiros”, de 2009.
Em 1999, o Fluminense chegou na Série C. Com o apoio de um patrocinador forte, o Tricolor conseguiu se reerguer com o auxílio de Carlos Alberto Parreira no comando do time.
Dos cariocas, o Vasco foi rebaixado à Série B em quatro oportunidades (2008, 2013, 2015 e 2020). O Botafogo caiu três vezes (2002, 2014 e 2020), enquanto o Fluminense foi rebaixado em 1996* e 1997.
Seus respectivos jogadores viajaram durante o momento em que não poderiam jogar, e atuaram na última rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos os clubes foram punidos em 4 pontos, o que fez com que o Fluminense pulasse da 17ª para a 15ª posição (não foi rebaixado).
ESTÁ TUDO IGUAL! OLHA O ERRO GRAVE QUE OCORREU NO JOGO DA LIBERTADORES! NOTICIAS FLUMINENSE HOJE!
Em qual ano o Fluminense jogou a Série B?
Em 1996, caiu para a Série B. Depois de um escândalo de manipulação de resultados envolvendo Atlético-PR e Corinthians, o rebaixamento daquela edição do Campeonato Brasileiro foi cancelado. Em 1997, o Flu caiu novamente. Disputou a Série B no ano seguinte e amargou a queda para a Série C.
Em que ano o Fluminense subiu da Série C para Série A?
"Sou tricolor de coração..." Hoje é dia de lembrar o título do Fluminense na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1999. A vitória levou o time de volta à Série A!
Para o presidente do Fluminense, Davi Fisher, o rebaixamento foi causado pela "desorganização do próprio futebol brasileiro, em que houve nivelamento por baixo.
Na virada do turno de 2009, o time tricolor tinha apenas 15 pontos conquistados e, naquele ano, se livrou do rebaixamento apenas na última rodada da competição, após um empate com o Coritiba, no Couto Pereira.
Fluminense foi rebaixado 3 vezes para série B e 1 vez pra série C! Normalmente a galera joga a série B para voltar para a série A, menos o Fluminense, que caiu pra série C e depois subiu direto para a série A.
Já em 2000, houve regulamento semelhante ao de 1987, com os times novamente divididos em módulos (desta vez, o equivalente da Série B seria o Módulo Amarelo), porém os três primeiros colocados deste módulo fizeram parte da última fase, que definiria o campeão da Série A daquele ano.
Em que ano que o Fluminense caiu para terceira divisão?
O calvário do Fluminense é mais conhecido dos brasileiros e foi devidamente destacado nas páginas de PLACAR. Ainda em 1998, o Tricolor das Laranjeiras foi rebaixado para a Série C após empate em 1 a 1 com o ABC, no estádio Machadão, em Natal (RN).
A tentativa de uma nova "virada de mesa" pelo Fluminense repete em parte a manobra feita em 97, quando o clube, rebaixado à Série B, voltou à Série A com apoio de dirigentes cariocas e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Na época, parte da imprensa tentou imputar responsabilidade ao Fluminense Futebol Clube pelo rebaixamento da Associação Portuguesa de Desportos, clube que foi punido junto com o Flamengo em razão de ter repetido a ação rubro-negra escalando irregularmente o jogador Héverton, isso no dia 8 de dezembro de 2013.
Em 2009, o Fluminense chegou a ter 98% de risco de cair. A salvação se deu na reta final do Brasileiro, com sete vitórias (seis consecutivas) e quatro empates nos últimos 11 jogos da edição. A permanência na elite só se confirmou na última rodada, em empate com o Coritiba no Couto Pereira.
Em 1998, o Fluminense empata com o ABC e cai para a terceira divisáo do Brasileirão. O time de Natal saiu na frente, e o Tricolor das Laranjeiras conseguiu o gol de empate num lance duvidoso. O presidente do clube afirmou que iria dispensar quase todos os jogadores.
Segundo as normas especiais das competições organizadas pela CBF, um time que não disputou o Estadual está fora da Série C. Neste ano, o América não participou do Estadual do Rio por ter se recusado a participar de um "seletivo" para o torneio.
Em mais de 100 anos de história, o Fluminense nunca venceu o Mundial de Clubes, a Libertadores da América e a Sul-Americana. Ou seja, o Tricolor das Laranjeiras não possui nenhum título continental e mundial, sendo exatamente o que falta para tornar a sua história ainda mais gigantesca.
Com 38 títulos conquistados, o Flamengo é o maior campeão da história do Campeonato Carioca e voltou a erguer a taça depois de dois anos, já que o Fluminense havia conquistado as duas últimas edições da competição (2022 e 2023). Os quatro grandes clubes cariocas lideram o ranking de vencedores do Campeonato Carioca.