Quem fundou o Google? O Google foi fundado pelo norte-americano Larry Page e pelo russo Sergey Brin, em 4 de setembro de 1998. O sucesso do negócio extrapolou em muito a ideia inicial dos então estudantes de doutorado em Ciência da Computação.
Instalaram várias linhas telefônicas, cabo modem, uma linha DSL e contrataram seu primeiro funcionário, Craig Silverstein, hoje diretor de tecnologia da empresa. Com 25 milhões de páginas indexadas, o Google recebia 10 mil consultas por dia.
O Google chegou oficialmente no país em 20 de julho de 2005, quando comprou a Akwan Information Technologies, uma empresa brasileira de soluções tecnológicas sediada em Belo Horizonte fundada por um grupo de professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O nome Google apareceu logo em seguida, em 1997, na versão Beta do buscador. Sua funcionalidade era básica e pretendia ajudar pessoas a encontrar sites de maneira mais organizada e eficiente na web.
Com a abertura da internet comercial, em 1995, ela começou a chegar até as nossas casas. Mas, no início, conectar-se por internet discada não era fácil nem barato.
Logo após a criação da Alphabet, Larry Page assumiu o cargo de CEO do conglomerado, posição que ocupou até o ano de 2019. Atualmente, o CEO dessa organização é o indiano radicado nos Estados Unidos, Sundar Pichai.
O nome inicial era BackRub e depois mudou para Google, registrado em setembro de 1997. Hoje, a Google está sediada em Mountain View, no Condado de Santa Clara (Califórnia).
Como se chamava o Google antigamente? Inicialmente o mecanismo se chamava BackRub e listava os resultados com base na popularidade das páginas. Page e Brin depois mudaram o nome para Google, com base no termo matemático “googol”, que é o número 10 elevado à potência de 100.
O Google celebra 25 anos nesta quarta-feira (27) — mesmo que a data oficial de seu "nascimento" seja outra. Em comemoração, um doodle especial mostra os logotipos usados pela gigante da tecnologia nos últimos anos.
O Google fez um doodle para celebrar a data, com direito aos visuais anteriores da marca e confete saindo da tela. Além disso, o número 25 aparece no meio do nome. A animação pode ser acessada pela página inicial do buscador ou pesquisando por “25º Aniversário do Google”.
Em maio de 2000, a versão em português do Google chegou junto com outros idiomas. Foi nesse ano que a empresa começou a monetizar a busca em forma de anúncios. Era um serviço que colocava os links dos anunciantes em destaque na pesquisa por certas palavras-chave.
Como era o Google em 2010? Para o buscador Google, este ano foi marcado por várias renovações visuais e algumas melhorias em seu código. Há muito tempo a interface da ferramenta de pesquisa mais popular do planeta não sofria um upgrade tão descolado.
A primeira delas foi a pesquisa de imagens. Bastava clicar na aba abaixo do logo da empresa para fazer suas buscas iconográficas. Também surgiram nessa época os grupos e o diretório.
A sede do Google em Mountain View, Califórnia, é conhecida como "Googleplex", um jogo de palavras com o número googolplex e do fato da sede ser um complexo de edifícios. A entrada está decorada com um piano, lâmpadas de lava, aglomerados de servidores antigos e uma projeção de consultas de pesquisa na parede.
Qual o ano em que a internet foi aberta a todo o Brasil?
A primeira rede acadêmica brasileira, de 1992, tinha capacidade de 64 Kb/s. Para se ter uma ideia, era possível receber mensagens de texto, e-mails, transferir arquivos (com um pouco de paciência) e acessar websites não muito complexos. A abertura da internet comercial só viria três anos depois, em maio de 1995.
Apesar de já fazer sucesso com o buscador, o Google não tinha um serviço de emails para competir com Yahoo e Microsoft. O desenvolvimento do Gmail começou em agosto de 2001, sob responsabilidade do então programador Paul Buchheit.
Google Play ou Google Play Store (inicialmente chamado Android Market) é um serviço de distribuição digital oficial do sistema operacional Android de conteúdos digitais, como: aplicativos, jogos eletrônicos, filmes, programas de televisão, músicas e livros, desenvolvido e operado pela Google.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
WWW é a sigla para World Wide Web ou, em português, "Rede de Alcance Mundial". Trata-se de um sistema interligado de arquivos e informações executados na internet. O modelo também é um sistema de hipermídia que é capaz de conectar todo o planeta e transmitir informações para qualquer lugar.
A internet surgiu, na década de 1960, como uma rede (chamada Arpanet) para envio de informações entre centro de pesquisas e instalações militares e o Pentágono. A primeira mensagem enviada se deu entre computadores da UCLA e da SRI, instituições universitárias dos Estados Unidos.