Pode-se dizer que a cultura digital nasceu em meados dos anos 1990 sob a influência de um conjunto de fatores. Nesse momento, foi verificado um aumento enorme na capacidade de processamento dos microchips, o que permitiu que os computadores saíssem da esfera corporativa para o ambiente doméstico.
Como surgiu a Cultura Digital? Basicamente, podemos dizer que a Cultura Digital surgiu com o desenvolvimento do primeiro computador, durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, veio a Internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria.
John Cage foi o artista com maior influência na formação da cultura digital como hoje a entendemos, através das suas práticas artísticas inovadoras que chamaram a atenção para um conjunto de interesses que, mais tarde, seriam centrais no desenvolvimento dos meios digitais e da arte.
A revolução digital é conhecida também como a Terceira Revolução Industrial, que ocorreu entre 1950 e 1970. Ela marca o início do desenvolvimento da era digital e do uso de computadores, celulares e internet.
Onde atua a cultura digital? A cultura digital também se faz presente na educação. Hoje em dia, é muito comum encontrar professores e colégios que exploram as tecnologias para transmitir conhecimentos aos alunos e, também, para gerar debates sobre assuntos importantes.
Qual a origem do conceito de cultura digital? A cultura digital surgiu com o desenvolvimento do primeiro computador, o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, se tornou ainda mais forte com a internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria.
“Serve como elemento de informação e alinhamento do conteúdo e permite que o aluno encontre informações a respeito do que está estudando e sua conexão com a atualidade”, analisa.
A primeira rede acadêmica brasileira, de 1992, tinha capacidade de 64 Kb/s. Para se ter uma ideia, era possível receber mensagens de texto, e-mails, transferir arquivos (com um pouco de paciência) e acessar websites não muito complexos. A abertura da internet comercial só viria três anos depois, em maio de 1995.
A cultura digital engloba valores, conhecimentos, práticas e comportamentos relacionados às tecnologias digitais. Ela abrange desde o uso de dispositivos eletrônicos até as habilidades necessárias para lidar com informações e participar ativamente na sociedade digital.
As principais características das culturas digitais são bem conhecidas: tolerância a falhas, experimentação, segurança psicológica, alta colaboração e hierarquia horizontal. Elas favorecem a agilidade na operação e também possibilitam a inovação constante nos produtos, serviços e processos internos.
A cultura digital é o conjunto de práticas, valores e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação na sociedade. Ela inclui a forma como as pessoas interagem com computadores, smartphones, redes sociais e aplicativos, bem como essas tecnologias são incorporadas na sociedade.
Cultura digital é um conceito que descreve como a tecnologia e a internet estão moldando a maneira como nos comportamos, pensamos, nos comunicamos e interagimos na sociedade. Trata-se de um produto decorrente do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (DTIC), presentes em nosso dia a dia.
A cultura digital teve um impacto significativo nas formas de comunicação entre as pessoas. Com o advento das redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e outras plataformas de comunicação online, as pessoas estão se conectando e interagindo de maneiras que antes não eram possíveis.
Alguns elementos que remetem ao conceito estão tipos de conexões, roteadores e wi-fi. Além disso, há os serviços, como plataformas de streaming, redes sociais, aplicativos de mensagens, mecanismos de busca, jogos, portais e outros. Tudo isso acontece a partir de navegadores, links, URLs, HTML e outros meios do WWW.
O principal passo para alinhar a cultura digital e a educação é o planejamento, não apenas disponibilizando os recursos digitais necessários, mas também garantindo que a ação pedagógica seja de acordo com esse meio, ou seja, é ideal que o uso dessas novas metodologias seja adequado ao processo de ensino-aprendizado.
A cultura digital, via internet, serviu de estrutura fundamental para concretizar os sonhos e as estruturas de negócios que nasceram do próprio impulso dos empreendedores. Com o uso das redes sociais, as pessoas têm acesso a uma nova forma de marketing chamada de Marketing Digital.
Quais são os pontos positivos e negativos da cultura digital?
Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.
As primeiras invenções consideradas tecnológicas datam de dois milhões de anos antes de Cristo, podemos citar entre esses instrumentos criados o machado e a lança, feitos para se defender dos animais e facilitar a vida.
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.
Qual a importância da cultura digital nos dias atuais?
Com o grande avanço tecnológico, a cultura digital mudou expressivamente diversos contextos da sociedade, seja no âmbito educacional, financeiro, organizacional e principalmente nos negócios. A maneira como as empresas vendem seus produtos e serviços, sofreu mudanças consideráveis.
Qual a importância da cultura digital para a sociedade? Como tudo o que envolve a cultura humana, a era digital também vem impactando fortemente o modo como os negócios operam e as pessoas realizam suas atividades diárias de lazer e trabalho. Ou seja, ela trouxe ao mundo uma nova forma de se comunicar e relacionar-se.
Quais são os principais desafios da cultura digital?
Infraestrutura de conexão: problemas de amplitude, qualidade e distribuição do sinal e custo. Limitação de acesso a hardware: 58% dos usuários de internet possuem o celular como único meio de acesso. Deficiências do sistema educacional: a educação pode ser um caminho para a transformação digital.