O termo surgiu no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, lançado no início de 2021, criado por Kotler junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
A televisão chegou ao país promovendo uma verdadeira revolução. Até esse momento, os jornais, rádios e revistas dominavam. O foco do marketing era vender, boa parte dos brasileiros vivia no campo. Nos anos 1950, iniciaram os primeiros estudos a respeito de marketing nas universidades brasileiras.
Na era da hiperconectividade, o marketing 5.0 já é uma realidade e traz a tecnologia como aliada na personalização da jornada de compra dos consumidores. O conceito une análise de dados, humanização e soluções tecnológicas para promover uma experiência de qualidade ao consumidor.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Qual a diferença do Marketing 5.0 para o Marketing 4.0
Enquanto o 4.0 aproveitou e celebrou a nova conexão digital entre empresas e clientes, o Marketing 5.0 foca ainda mais no consumidor, aplicando tecnologias que antes não haviam sido popularizadas.
Quais as características da Sociedade 5.0? A Sociedade 5.0 tem como premissa ir além das conquistas da Indústria 4.0, que trouxe uma revolução tecnológica com a integração de tecnologias avançadas, como: a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, o 5G, a Computação em Nuvem e o Big Data.
O marketing evoluiu da centralidade no produto (1.0), para a centralidade no consumidor (2.0, depois para a centralidade no ser humano (4.0). Em seguida, o marketing entrou na era digital (4.0), mas agora se vê envolto nos desafios que a tecnologia trouxe para a humanidade (5.0).
Porém, em meio a tantas transformações tecnológicas e a concorrência crescendo, surgiu o Marketing 4.0, no qual Philip Kotler, considerado um dos pais do marketing, desenvolveu esse conceito em 2016 juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor tem sido o titular da cadeira de Marketing Internacional na Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo.
“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
O consumidor 5.0 é imediatista, exige personalização e busca experiências únicas. Ele quer velocidade na solução das demandas e, por isso, valoriza as marcas que estão presentes em diferentes canais de forma integrada, a partir de uma estratégia omnichannel. Ele é um usuário ativo das tecnologias e redes sociais.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Seu início, no entanto, remonta à década de 1990, quando a World Wide Web começou a se popularizar e se tornar acessível ao público em geral. Nessa época, empresas e profissionais de marketing começaram a perceber o potencial da internet como uma nova plataforma para divulgação e venda de produtos e serviços.
Dessa forma, o termo Marketing Digital surgiu nos anos 90 juntamente com a invenção da internet. A princípio, o canal de comunicação era direto: O produtor de conteúdo (empresas) produzia material para o público por meio de canais de comunicação.
Este tópico pode ser um balde de água fria para muitos… Mas é fato: o Marketing não surgiu na década de 50 - e muito menos foi criado pelo Kotler! Estas duas informações, apesar de muito difundidas, são completamente equivocadas - mas ainda assim são compreensíveis.
Quem são os maiores nomes do marketing digital? Brian Halligan. Co-fundador e CEO da HubSpot, uma das principais plataformas de inbound marketing. ... Marcus Sheridan.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Nos anos 1950 e 1960, a publicidade tradicional era a principal forma de fazer marketing. As empresas investiam em anúncios em jornais, rádios, TVs e outdoors para promover seus produtos e serviços.
Anos 70. Nesta fase, temos um marketing ainda mais consolidado e um cliente mais exigente. No Brasil, era tempo de “milagre econômico”, e o consumidor começa a se conscientizar melhor sobre preço e qualidade dos produtos. Logo, o marketing deixa de ser uma opção e se torna uma questão de sobrevivência.
Nos anos 80, o marketing era dominado pela publicidade em massa, com propagandas em televisão, rádio e jornais. As empresas investiam em campanhas publicitárias agressivas para chamar a atenção do público e vender seus produtos ou serviços.
O Marketing 5.0 já é realidade. Ele nasce da evolução da disciplina de Marketing, que se adaptou a mudanças promovidas pelas inovações tecnológicas e fatores que transformaram a realidade da sociedade mundial, como a pandemia de Covid-19.
Em resumo, aplicar o marketing 5.0 requer um foco no cliente, na personalização, na cocriação e na criação de experiências memoráveis. Ao seguir esses passos e adaptar-se às mudanças, você pode criar uma conexão emocional com seus clientes e aumentar a fidelidade do cliente e o sucesso da sua empresa.
O que é o Marketing 50 segundo Philip Kotler e qual é a sua importância?
O Marketing 5.0 é um estágio da evolução do marketing onde a tecnologia favorece a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Ou seja, se precisamos ter a tecnologia no centro das nossas vidas, então ela deve contribuir para o bem da humanidade de maneira geral.