Quem nasce em Brasília é brasiliense: A denominação oficial
A denominação oficial para os habitantes de Brasília é “brasiliense”. Esse gentílico é derivado diretamente do nome da cidade e foi adotado oficialmente desde a fundação da capital em 1960.
Por que quem nasce no Espírito Santo é chamado de capixaba?
Origem do termo Capixaba
Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
Pode não parecer um sotaque tão marcante se compara ao de outras regiões como o Nordeste, o Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio. Mas o “dialeto capixaba” existe. Basta observar o semblante confuso do mineiro ou do nordestino, por exemplo, ao ouvir algo como “O show pocou”, “Matei a taruíra” ou mesmo o tradicional “Iá!”.
O Espírito Santo, no século XIX, contava com uma grande população de origem indígena e africana. Depois da colonização portuguesa, a partir do século XIX o estado recebeu levas consideráveis de imigrantes, na maioria italianos, mas também alemães, portugueses e espanhóis.
Esta é uma lista de gentílicos referentes aos municípios de Mato Grosso do Sul (Brasil), cujos nativos são chamados genericamente de sul-mato-grossenses.
Atualmente a palavra candango é utilizada para designar os trabalhadores que participaram da construção de Brasília e, por consequência, nomeia, também, os primeiros habitantes da cidade.
Esta é uma lista de gentílicos referentes a municípios do estado brasileiro da Paraíba, cujos nativos ou moradores são chamados genericamente de paraibanos.