A primeira transformação evidente que a voz sofre ocorre na passagem da infância para a adolescência. Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.
Pessoas do sexo masculino tendem a iniciar o processo de alteração vocal por volta dos 30 anos de idade, enquanto pessoas do sexo feminino semente iniciam este processo por volta dos 50, quando ocorrem alterações no organismo decorrentes à menopausa.
O que acontece? A gente começa a ter a liberação do hormônio masculino. Esse hormônio engrossa algumas estruturas do nosso aparelho fonador (que faz com que a gente emita sons e tenha a nossa voz). Com esse engrossamento, essas mudanças nas características desse aparelho fonador, sua voz fica mais grossa.
Os homens geralmente possuem pregas vocais maiores do que as mulheres. Esse tipo de característica pode ser percebida pela existência visível e saliente do chamado pomo de Adão, localizado no pescoço e que 'guarda' a comprida estrutura do corpo masculino.
Este RAPAZ POSSUI uma VOZ ULTRA GRAVE que vai TE IMPRESSIONAR
Porque quando o homem acorda a voz fica mais grossa?
Ao acordar geralmente a voz fica mais grave, isso ocorre em decorrência do edema (retenção de líquido) nas mucosas que envolvem as pregas vocais (nome científico das cordas vocais).
Nos meninos, a voz fina é uma característica anatômica normal, que só vai ser alterada na adolescência, quando a produção de hormônios é intensificada.
Existe tratamento sim. O ideal é ser avaliado por um fonoaudiólogo especialista em voz que o encaminhará para uma avaliação otorrinolaringológica e realização de videolaringoestroboscopia que é o exame que visualiza o movimento das pregas vocais. As duas avaliações são complementares.
É possivel sim engrossar a voz, através de terapia fonoaudiologica. Mas antes é necessário avaliar a extensão vocal da pessoa para saber se ainda cabe ser feito de forma saudável ou se ela já está falando no seu tom mais grave sem trazer malefícios.
O que acontece é o seguinte os hormônios, principalmente a testosterona, têm influência direta no tecido laríngeo (estrutura onde é produzida nossa voz), isso faz com que a voz fica mais grave.
Quando a voz muda na adolescência? A voz muda entre 13 e 15 anos, podendo ficar oscilante em um período de seis meses, até ficar mais grossa (grave), em direção ao padrão adulto de falar.
O envelhecimento da função vocal é chamado de presbifonia, que é específica da velhice. A presbifonia causa alterações porque a laringe, onde é produzido o som por meio da vibração das pregas vocais e do ar que vem dos pulmões, é a principal estrutura afetada.
Aumento das vesículas seminais e da glândula da próstata. Crescimento de pelos pubianos. Crescimento de pelos na face e nas axilas (aproximadamente dois anos depois que o crescimento de pelos pubianos tem início)
Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.
Crie o hábito de bocejar diariamente ao mesmo tempo que emite sons de vogais, como A por exemplo. Com efeito, bocejar vai soltar os músculos tensos e dar-lhe uma voz mais grossa, mais ressonante e relaxada que você tanto deseja.
Estes devem ser evitados, como leite, iogurte, chocolate, queijo. Eles engrossam a saliva e “trancam” as palavras. Para beber antes e durante uma apresentação, somente água, que pode até ser um pouco gelada. Evite as bebidas gasosas, como refrigerante, que pode causar um mal-estar no meio da sua fala.
Na tireoplastia tipo 3, realiza-se a retirada de um segmento da cartilagem laríngea, deixando as pregas vocais menos tensas e consequentemente deixando a voz mais grossa. Já na tireoplastia tipo 4, são realizados pontos, esticando as pregas vocais e, consequentemente, deixando a voz mais aguda (fina).
Sim, é possível, através de exercícios e de alguns ajustes. Os resultados são muito bons. É muito importante passar por uma avaliação otorrinolaringológica antes de iniciar o tratamento fonoaudiológico.
O valor do procedimento varia conforme a região. De acordo com o otorrinolaringologista Thiago Zago, na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo, onde foram realizadas as cirurgias de Verônica e Valéria, o preço varia entre R$ 5 mil e 10 mil.
As pregas vocais são dobras de músculo e mucosa na caixa acústica que temos no pescoço e na laringe, são o seu comprimento e espessura que determinam o tom de voz. Em crianças as cordas vocais são curtas e finas e por conta disso a voz infantil soa com uma tonalidade aguda.
A mutação ocorre nas meninas entre os 10 e os 15 anos de idade, e nos meninos entre os 11 e os 16 anos de idade. A diferença entre a voz de um menino e de um homem adulto é geralmente uma oitava e a diferença entre a voz de uma menina e de uma mulher adulta, é de aproximadamente uma terça.
Nossas cordas vocais (o termo técnico é “pregas vocais”) são maiores em homens adultos do que nas mulheres adultas e crianças, o que explica a voz grossa deles e fina delas.
Na adolescência, ocorre um período de desequilíbrio natural conhecido como “muda vocal”, evidenciado de maneira mais expressiva nos meninos, entre 13 e 15 anos, e nas meninas, entre 12 e 14 anos.