Mesma coisa nos membros inferiores e superiores", afirma Noronha Cavalcante. "O abdome tem órgãos vitais e, quando a facada atinge órgãos como o fígado, baço ou artérias importantes, pode ocasionar morte", completa Marco Felipe Ariette.
Um corte na veia femoral, que leva sangue da perna para o coração, é fatal se não estancado rapidamente. Já outras regiões do corpo, como as costas, o tórax e o abdome, não possuem muitos vasos sanguíneos em sua superfície.
Qualquer facada pode ser fatal, mesmo não atingindo nenhuma área vital existe o risco de perca de sangue e infecções. No geral, as facadas mais letais são aquelas que atingem órgãos internos importantes ou veias/artérias de grande calibre.
· A parte mais fatal do corpo humano em uma luta é o cérebro, pois é o órgão responsável por controlar todas as funções do corpo e uma lesão grave nessa região pode levar à morte.
Essa área é tão sensível que uma simples ferida pode levar a morte. E apesar de parecer que estamos nos referindo a um órgão vital interno, a verdade é que o triângulo da morte está localizado em um lugar muito mais comum do que imaginamos, o rosto. Mais especificamente situada onde se liga o nariz aos cantos da boca.
Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.
Exatamente, além de extraordinário, o cérebro comanda todo o organismo humano, e não dói. Curiosidades do corpo humano são aprendidas nos cursos da área da saúde.
A dor é sentida de forma inesperada, descrita também como agulhada, solavanco, pontada e até como “furador de gelo”. A localização da dor pode variar entre uma crise e outra.
A bala, a depender do calibre e da distância do tiro, pode atravessar o corpo sem atingir nenhum órgão vital. Rafael Noronha Cavalcante diz que o risco é menor quando a facada atinge, por exemplo, músculos, tendões e ossos.
A principal consequência imediata das lesões hepáticas é o sangramento, que muitas vezes para espontaneamente, sobretudo se as lesões são de grau 1 ou 2, mas que podem exigir embolização ou correção cirúrgica; a morbidade e a mortalidade podem ser significativas nas lesões de alto grau.
Esta é a “Jagdkommando Tri-Dagger”, a faca mais mortal do mundo. É necessário um time de cirurgiões para tratar a ferida e a vítima sangra bastante em minutos. Na verdade tem outra pior que essa que injeta gás comprimido a força da pressão destrói os órgão internos.
As fincadas no coração causadas por essa condição apresentam dor no meio do peito, podendo se estender até o lado direito, dependendo da localização da úlcera. Geralmente, o aparecimento desse sintoma ocorre após as refeições, acompanhado de náuseas, vômitos e sensação de estufamento.
As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).
Quanto tempo leva para se recuperar de uma facada?
Esse processo pode levar de 4 a 6 dias, dependendo da gravidade da lesão e das condições de saúde do paciente. Durante esse estágio de cicatrização, você pode sentir inchaço, vermelhidão ou dor enquanto a ferida cicatriza.
Regiões sensíveis como: cabeça, pescoço, olhos, abdome, e região urogenital, são especialmente vulneráveis a lesões severas se atingidas por arma não letal.
A sobrevivência após uma facada profunda na veia jugular depende de diversos fatores, como: Localização da lesão: A veia jugular externa é menos profunda e importante que a interna. Uma lesão na interna leva a um sangramento mais grave e rápido.
As orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, ao contrário das que existem no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce.
O osso hioide (em latim Os Hyoideum) é um pequeno osso em forma de U que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral.
A insensibilidade congênita à dor com anidrose (CIPA) é uma doença autossômica recessiva rara que tem como principais sintomas a falta de percepção da dor sensorial e a incapacidade de suar.