Só que a série animada pode responder exatamente quando Jean Grey foi trocada pelo seu clone. No começo da segunda temporada, no episódio duplo Até que a Morte nos Separe, Ciclope e Jean se casam, mas são sequestrados pelo Senhor Sinistro no caminho de sua lua de mel.
Podemos descobrir que a verdadeira Jean foi trocada por um clone no passado da série (possivelmente durante os eventos da Phoenix Saga ou Dark Phoenix Saga na Season 3).
Isso pode ter acontecido já durante a segunda temporada da animação dos anos 1990, quando Ciclope e Jean escapam de um plano do Senhor Sinistro para roubar o material genético de ambos.
Ela é Madelyne Pryor, ao menos essa é a possibilidade mais provável, seguindo a história de X-Men e considerando que brinquedos da Marvel Hasbro mostraram a personagem. Madelyne Pryor também assume o título de Rainha dos Duendes. Se trata de um clone criado por Senhor Sinistro que é idêntico à Jean Grey.
O relacionamento entre Jean Grey e a Força Fênix (e a natureza dos poderes que ela possui) é retratado de várias maneiras ao longo da história do personagem.
Jean Grey é uma mutante nível ômega e o principal avatar da Força Fênix, no qual manifesta poderes cósmicos. A telepatia, telecinese e empatia de Jean são drasticamente aumentadas quando em contato com a Fênix, além de poder viajar no vácuo do espaço que vai além da velocidade da luz.
Sinistro. Mas quando a Entidade Fênix/Jean Grey morre, a força Fênix acaba por se hospedar num clone de Jean Grey, criado pelo vilão. Isto permite que ele continue com seus ardis. O clone recebe o nome de Madelyne Pryor (cuja primeira aparição ocorre em Uncanny X-Men # 168).
Detalhes de como a mutante vai voltar não foram revelados. Depois da morte da personagem, parte de sua consciência ligada à Força Fênix sobreviveu em uma dimensão misteriosa chamada Quarto Quente Branco. Durante os eventos de Vingadores vs. X-Men, Jean apareceu para Ciclope em uma visão.
X-Men ´97 está colocando os fãs da Marvel para reviver a nostalgia da animação dos mutantes da década de 90 e incluiu a famosa vilã Madelyne Pryor, a clone de Jean Grey, para dar mais curiosidade para a história.
Com isso, foi revelado que, na verdade, Madelyne Pryor era uma clone de Jean Grey criada pelo Senhor Sinistro. O vilão usou material genético da garota original para criar sua própria versão, que ganhou vida na noite em que a Fênix morreu.
Jean se tornou não somente Fênix, mas a Força Fênix encarnada, sendo a única a não ser descartada, e única com potencial ilimitado. Fênix se unifica a Jean.
Nova namorada do goleiro Jean, a influenciadora digital e gamer Shay Victorio foi sentenciada a cumprir 116 anos de prisão por estelionato, além do pagamento de multa. A ação ainda cabe recurso.
O momento trágico do episódio acontece quando é revelado que Cable, filho de Ciclope e Madelyne Pryor, ainda está conectado a Sinistro de alguma forma. Isso faz com que o personagem do futuro perca controle sobre si mesmo e, em uma batalha psíquica, aparentemente tire a vida de Jean.
Testes revelam que ambas compartilham o mesmo DNA, mas uma delas, a Jean que participou dos primeiros episódios da nova animação, é bem mais nova que a outra. A conclusão é de que ela é um clone da mutante, que teve todas as suas memórias implantadas e enviada para assumir o lugar da Jean Grey verdadeira.
Em conversa com a Screen Rant (via Toonado.com), o diretor principal do X-Men '97, Jake Castorena, confirmou que Magneto e Gambit estão mortos e que não eram os únicos mutantes considerados baixas daquele dia. “A decisão nunca foi finita, tipo, 'Estamos fazendo isso, estamos matando fulano de tal e é isso.
O triângulo amoroso entre Wolverine, Ciclope e Jean Grey transita nas páginas dos X-Men há décadas, e, na recente Era Krakoana iniciada pela fase de Jonathan Hickman em 2019, esse relacionamento até formou um aparente “trisal” — sim, todo mundo se pegando entre si.
Quem é mais poderosa, Jean Grey ou Feiticeira Escarlate?
Porém, enquanto Jean se torna um perigo para os outros, Wanda acaba fragilizada e com um comportamento mais autodestrutivo. No auge dos seus poderes — contando com a Força Fênix para a mutante — a luta provavelmente penderia a favor de Jean.
Vampira e Gambit ficaram imediatamente atraídos um pelo outro e rapidamente se apaixonaram. O relacionamento de Vampira e Gambit muitas vezes teve dificuldades, grande parte devido a incapacidade dela de controlar seu poder de absorção e a desonestidade dele.
Absorção de energia. Uma das principais razões para Jean Grey ter sido considerada uma ameaça cósmica quando adquiriu os poderes da Fênix, foi por causa do seu potencial destrutivo, algo que pudemos ver durante a saga Fênix Negra. Graças à sua habilidade de absorver – e manipular – energia.