Embora muitos prefiram dar o anel de formatura durante ou antes da cerimônia, há quem opte por presentear a joia algum tempo depois, quando o formando já está no mercado de trabalho ou concluindo uma nova fase acadêmica.
Em muitos casos, o próprio formando coloca o anel em seu dedo durante a cerimônia de formatura, simbolizando a autonomia e a responsabilidade que vêm com a conclusão dos estudos. No entanto, em outras tradições, essa honra é concedida a uma pessoa especial, como um pai, mãe, avô, avó, ou até mesmo um professor querido.
Em geral, o anel de formatura pode ser usado sempre que você desejar. Ele é um símbolo de orgulho e realização, e não há regras rígidas que limitem seu uso. Muitos profissionais continuam a usar o anel anos após a formatura, como uma forma de relembrar sua trajetória e as conquistas que marcaram sua carreira.
No Brasil, o anel de formatura se tornou um prêmio. "É um presente tradicional dado pelos pais aos formandos. Possui um formato padrão, em que de um lado existe o emblema da área do formando e, no centro, uma pedra de cor simbolizando a profissão.
Entrega do diploma e anel de formatura - Rangel Cavalcante | 16 de dezembro de 2019
O que significa ganhar um anel de formatura?
O anel de formatura marca um momento importante e inesquecível na vida do formando: a tão aguardada conclusão do curso, dando início a uma nova fase da vida. O anel eterniza essa data e conquista na vida de alguém. E é por isso que a tradição dos anéis de formatura se renova sempre.
O anel de formatura é um objeto cheio de simbolismo e significado. Ele representa muito mais do que apenas a conquista de um diploma universitário: simboliza, também, o início de uma nova etapa na vida do profissional formado!
Embora muitos prefiram dar o anel de formatura durante ou antes da cerimônia, há quem opte por presentear a joia algum tempo depois, quando o formando já está no mercado de trabalho ou concluindo uma nova fase acadêmica.
O anel de formatura, no Brasil, é utilizado no dedo anelar esquerdo, que é ligado à simbologia do deus Sol, representando, dessa maneira, prosperidade, sucesso profissional e brilho. Como alianças e anéis de noivado também ocupam o dedo anelar, tem pessoas que preferem utilizá-lo no dedo médio.
Ela é entregue no dia da colação de grau, ocasião em que o formando recebe o canudo do diploma das mãos de um representante da instituição de ensino. Geralmente quem coloca o anel é a pessoa que está presenteando, mas isso não é obrigatório.
O que gravar no anel de formatura? Por serem sempre personalizados, o anel de formatura permite, além da escolha da pedra conforme o curso de graduação, gravar o símbolo da profissão da joia, tornando-se um amuleto para os profissionais que optam por usá-lo.
Os anéis de formatura vão além de uma tradição, pois remetem a um presente que carrega o símbolo de dever cumprido. Em geral, essa joia é usada no dedo anelar da mão direita e pode conter o nome do curso e/ou o nome do estudante. Confira a seguir a lista da cor do anel para cada grupo de cursos.
O paraninfo seria como um padrinho (ou madrinha) dos formandos, um padrão de referência dentro do curso e da profissão e com reconhecida competência. Ele serve como um conselheiro para a turma e será a pessoa que fará a entrega do diploma aos seus afilhados.
Atualmente, paraninfo quer dizer a pessoa – na grande maioria dos casos, um professor – que é escolhido para ser o padrinho da turma, ou seja, aquele que foi escolhido para ser homenageado de uma turma de formandos durante a cerimônia de colação de grau.
Além disso, o anel de formatura Ensino Médio também marca o encerramento de um ciclo que coincide com o fim da adolescência e o início de novos desafios que vêm junto com a vida adulta. Por isso, é um excelente presente para dar para quem está se formando no Ensino Médio, seja homem ou mulher.
Os anéis de formatura são a materialização da superação de uma etapa, mostra a vitória sobre um desafio. A tradição manda usar o anel de formatura no dedo anular.
Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos e marcar a passagem deles pela instituição. Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente dado pelos pais ou família aos formandos. Geralmente, ele traz um emblema e costuma ter uma gema preciosa que representa o curso.
O dedo médio é frequentemente associado à individualidade e à expressão pessoal. O anelar é tradicionalmente usado para alianças, simbolizando compromisso e união. Por fim, o dedo mínimo está associado à comunicação e habilidades interpessoais.
O anel de formatura é usado normalmente no dedo anelar da mão esquerda e precisa ser do tamanho exato. Isso garante que o adereço fique confortável — ou seja, nem largo ou tão justo demais.
No geral, o formando ganha o anel de formatura no dia da colação de grau, ocasião onde ele recebe o diploma na Instituição. Essa é a forma oficial de presentear a pessoa especial. A forma correta de uso do anel de formatura é no dedo anelar ou médio da mão esquerda.