Há indícios de que as cartas de baralho surgiram na China, por volta do século X a.C. O baralho criado antigamente, foi recebendo alterações até chegar ao popular baralho que conhecemos e, ainda hoje, existem variações diversas.
Acredita-se que o baralho foi criado pelo francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Assim, Gringonneur teria criado o baralho para representar as divisões sociais da França através dos naipes.
A exemplo de outras contribuições culturais relevantes para humanidade, o baralho teve origem na China. Sabe-se que ele surgiu durante a dinastia Tang, entre os anos de 618 e 907, mas não é possível indicar a época em que isso aconteceu com maior precisão.
O Jogo (em inglês: The Game), criado na Inglaterra, é um jogo corrente, que tem se popularizado e se espalhado pela Internet desde 2000, cujo objetivo é evitar pensar acerca do próprio Jogo.
A origem dos jogos remonta à pré-história, com evidências de jogos sendo praticados por povos antigos em diferentes partes do mundo. No entanto, é difícil determinar uma origem precisa, pois os jogos foram desenvolvidos independentemente em várias culturas ao longo do tempo.
Foram os franceses, no século XVI, que introduziram o baralho moderno, de 52 cartas, deixando o tarô apenas para previsões. Os naipes mais comuns eram taças, moedas, espadas e bastões. Da França, o baralho ganhou o mundo e os naipes evoluíram até os atuais copas, ouros, espadas e paus.
Segundo a pesquisa da historiadora, desde o surgimento dos baralhos, os reis da França interessaram-se por sua fabricação, a fim de obter rendimentos fiscais do jogo.
O número de cartas e os naipes têm origem árabe. O baralho originalmente tinha 52 cartas, sendo que cada naipe representava uma das estações do ano e cada sequência continha 13 cartas para representar as 13 semanas de cada estação.
Já a partir do século XV, o desenvolvimento dos processos de impressão e de fabricação de papel popularizou o baralho em vários países. O baralho expandiu internacionalmente por meio dos soldados, que, ao voltar para seu país de origem, traziam consigo objetos, dentre eles os jogos de cartas.
A Dama é uma carta de baralho com a figura de uma rainha, sendo uma para cada naipe. Normalmente seu nível de importância está entre o rei e o valete. Os baralhos costumam representá-la com a letra Q, do inglês queen (rainha), seguindo o padrão de muitos países.
Em meados do século XV surgiu em Portugal um tipo de baralho, cuja origem se desconhece e cujo desenho passou a ser conhecido por baralho português. Este baralho difundiu-se pelo Oriente, levado pelos navios portugueses, sendo mais tarde imitado e adaptado à sua própria cultura, por japoneses, indonésios e indianos.
História. Há indícios de que as cartas de baralho surgiram na China, por volta do século X a.C. O baralho criado antigamente, foi recebendo alterações até chegar ao popular baralho que conhecemos e, ainda hoje, existem variações diversas.
No passado, as cartas eram a única forma de comunicação, além de serem consideradas o meio mais antigo de comunicação, ou seja, existem há mais de 3.500 anos a.C., e diversas eram as formas pelas quais eram enviadas aos seus destinatários, como pombo-correio, navios e cavalos.
Mas o primeiro registro que se tem sobre o baralho, apareceu em 1294 após o imperador Kublai Khan punir dois chineses que estavam não só fabricando, mas também jogando com cartas. Isso porque, naquela época, esse tipo de jogo era proibido na China.
A canastra, também conhecida como buraco e biriba, é um dos jogos de cartas mais tradicionais do Paraná! Curiosamente, o jogo foi inventado nos anos 40 no Uruguai, reunindo elementos de outras modalidades pouco conhecidas no Brasil, como bridge, rúmicube e conquián.
Mas qual foi a origem dos jogos de cartas? A China parece ser o berço das cartas de jogos. Algumas lendas apontam que as cartas foram inventadas antes do século X por mulheres que viviam em haréns e que, para matarem seu tédio, desenvolveram jogos que utilizavam papéis grafados de símbolos.
Se partirmos desta visão mais abrangente, podemos considerar que os primeiros jogos nasceram nas regiões do Egito e da Mesopotâmia. Curiosamente, esta é a região aproximada onde surgiu também a escrita. Por volta de 5.000 a.C a 4.000 a.C foram criados o Senet e o Jogo Real de Ur.