No Deserto do Atacama, localizado no norte do Chile, o céu é geralmente claro. A região, considerada a mais seca do mundo fora das áreas polares, não registrou chuvas significativas por 500 anos, até que tempestades ocorreram em 2015 e 2017.
No deserto do Atacama o céu é limpo. Localizada no norte do Chile, a região não teve um único registro significativo de chuva por 500 anos — até que teve duas tempestades, em 2015 e 2017. Por conta disso, é considerado o lugar não polar mais seco do mundo.
A Antártica tem cerca de 14,2 milhões de quilômetros quadrados de área. A baixa precipitação de regiões antárticas, como os Vales Secos de McMurdo, se deve principalmente às temperaturas frias, a montanhas que impedem a passagem de nuvens de chuva e aos ventos muito fortes que retiram a umidade do ar.
Bem, podemos dizer que a população considerada a mais seca do mundo é a da cidade de Arica, localizada na região de Arica e Parinacota, no extremo norte do Chile. Arica está localizada no deserto do Atacama, considerado o deserto mais seco do planeta.
O Lugar Onde Não Chove há 2 Milhões de Anos | Bucket List #6
Por que é proibido ir na Antártida?
"A Antártica deve ser utilizada exclusivamente para fins pacíficos. São proibidas todas as medidas de carácter militar, tais como o estabelecimento de bases e fortificações militares, a realização de manobras militares e o ensaio de todo o tipo de armas", afirma o tratado no seu primeiro artigo.
O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico. A informação é de um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.
O deserto de Lut já chegou a registrar 80,8°C de temperatura oficial, como informa um artigo da revista Science intitulado "Move over, Death Valley: These are the two hottest spots on Earth" (“Saia do caminho Vale da Morte: estes são os dois pontos mais quentes da Terra), e publicado em maio de 2021.
Em função dessas características, forma-se uma região muito seca, que é a área do Atacama, onde raramente chove. A média anual de precipitação do Atacama é tão baixa que uma forte tempestade em uma cidade brasileira, por exemplo, já é superior ao que chove nesse deserto o ano todo.
Em alguns lugares do mundo, como Antártica, Groenlândia e Rússia, o inverno é extremamente severo. Na Antártica, por exemplo, só é possível permanecer durante os meses de verão e, por isso, sua população é transitória. Foi lá, inclusive, que a menor temperatura da Terra já foi registrada: -89,2ºC.
A maior parte dos países em que o tempo frio perdura ao longo do ano está localizada no hemisfério norte. Alguns exemplos são: Rússia, Groenlândia, Islândia e Finlândia, todos no Círculo Polar Ártico.
Há várias razões para isso. Em primeiro lugar, as grandes massas de terra no hemisfério sul estão significativamente mais longe da Antártica do que suas contrapartes do norte, tornando os voos sobre o Polo Sul menos viáveis do que os voos sobre o Ártico.
Na metade sul do oceano Pacífico se localiza o polo de inacessibilidade marítima, o lugar mais afastado de qualquer costa do planeta. É conhecido como Ponto Nemo, em homenagem ao personagem misantropo de Julio Verne.
Não pertence a ninguém, mas 7 países reivindicam territórios. Território administrado por tratado. A Antártida, um continente de 13.661.000 km² —o equivalente a 1,6 vez a área do Brasil — é um território administrado por um acordo internacional, o Tratado da Antártida.
A Louisiana é o estado mais chuvoso dos EUA, seguido pelo Mississippi, Alabama e Flórida; o Hawaii também aparece entre os estados mais úmidos do país.
Regiões desérticas têm as cidades mais secas e municípios próximos a florestas equatoriais e tropicais são os mais chuvosos. Calçoene (AP) é tida como campeã do Brasil, com 4.100 mm por ano.