Ouça o texto abaixo! O futebol, esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas, o mais popular do mundo, começou a ser praticado na Inglaterra, no século XVII. À época, o esporte não tinha o formato que tem hoje e tampouco era chamado de “futebol”.
Porém, foi na Inglaterra que o futebol realmente começou a tomar forma. Tudo começou em 1863, quando duas associações de jogos de bola (futebol association e futebol tipo rugby) se separaram, porque os partidários do "rugby" não aceitavam um jogo em que era proibido segurar a bola com as mãos.
O futebol foi inventado na Inglaterra no século XIX. A história do futebol não é tão antiga, tendo o esporte surgido como o conhecemos hoje na Inglaterra em meados do século XIX. A fundação da Football Association, em 1863, é considerada o marco que deu origem ao esporte.
O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2197 a.C.
O esporte chegou ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa. Charles trouxe consigo bolas e as regras para a prática do futebol no país.
Os chineses foram os primeiros a ter práticas que remetem ao futebol, como chutar bolas para dentro de baliza, no século III a.c. É dito por estudiosos que soldados praticavam um animado jogo com crânios de seus inimigos. Porém, o futebol como conhecemos hoje nasceu na Inglaterra, em 1863.
Também, os loucos por futebol não sabem que esse esporte, o football, teve sua origem na Inglaterra, no Século XIX, mas entendem como o futebol se tornou um fenômeno nacional. Sua aculturação e construção identitária, produziram histórias, memórias e um jeito de ser do brasileiro, que ficou conhecido mundialmente.
1894. Charles Miller, o inventor do futebol, traz para o Brasil a primeira bola da modalidade, que tem 32 gomos. Ela tem abertura com um cadarço para encher sua câmara de borracha.
O Reino Unido foi o grande precursor do futebol. Tudo começou na Inglaterra e na Escócia, quando o Rugby e o Football ainda eram confundidos e, posteriormente, divididos a partir de habilidade distintas: o primeiro com as mãos e o segundo com os pés.
O futebol moderno surgiu na Inglaterra durante o século XIX, mas existem relatos históricos que apontam para uma invenção chinesa. O cuju ou ou tsu' chu, (em chinês: 蹴鞠, significa literalmente “chutar a bola”) é um antigo jogo de bola.
Se você é brasileiro, pode conhecer a dimensão que o futebol ganha no mundo esportivo. Mas, não é só no Brasil que o esporte é tão relevante. Estimativas apontam que bilhões de pessoas ao redor do mundo praticam o futebol, tornando-o o mais popular do mundo.
O futebol americano é resultado de sucessivas divergências do rugby, mais notadamente as mudanças de regras feitas por Walter Camp, considerado o "Pai do Futebol Americano".
Ouça o texto abaixo! O futebol, esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas, o mais popular do mundo, começou a ser praticado na Inglaterra, no século XVII. À época, o esporte não tinha o formato que tem hoje e tampouco era chamado de “futebol”.
Desta forma, acredita-se que as primeiras bolas tenham sido ferramentas de caça do homem pré-histórico. É bem provável que o “esporte” mais antigo que se baseou no uso da bola tenha sido o kemari. Na verdade, esta prática, criada pelos chineses no século X a.C, era um treinamento militar.
Um levantamento recente da Pluri Consultoria, com o ranking com as 100 maiores transações do futebol mundial, mostra que o Brasil é o país com mais jogadores, 19 atletas já foram negociados. As 19 negociações somam o valor de R$ 726 milhões de euros (cerca de R$ 2,117 bilhões).
O clube joga rugby union . O Sheffield FC, em Sheffield, Inglaterra, é o mais antigo clube de futebol independente sobrevivente do mundo - ou seja, o clube mais antigo não associado a uma instituição, como escola, hospital ou universidade. Foi fundada em 1857.
Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, Ademir da Guia também celebrou a conquista palmeirense e o reconhecimento do título mundial por parte da Fifa. “Pra nós, já estava realmente concretizado esse tipo de coisa. Nós somos realmente campeões (mundiais). O primeiro campeão mundial, em 1951.