A primeira locomotiva da história pesava 10 toneladas, puxava cinco vagões e carregava 70 passageiros. O primeiro trecho de ferrovia foi criado em 27 de setembro de 1825, na Inglaterra; a partir daí, o meio de transporte se espalhou por todo o mundo.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
No dia 13 de fevereiro de 1804, foi realizada a viagem inaugural do "cavalo mecânico", a primeira locomotiva. A máquina a vapor sobre trilhos destinava-se ao transporte mais rápido e eficiente de matérias-primas. A mineração foi o motor da economia europeia no começo do século 19.
A história das ferrovias no Brasil inicia-se em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por D. Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão.
Foi no ano de 1804 que surgiu a primeira locomotiva movida com um motor a vapor, inovação criada pelo engenheiro britânico Richard Trevithick. Esse evento histórico ocorreu na cidade inglesa de South Wales, quando foram carregadas 18 toneladas de ferro e 70 homens por 14 km.
A Invenção dos Trens - Grandes Invenções - Foca na História
Em que país o trem surgiu?
A primeira locomotiva da história pesava 10 toneladas, puxava cinco vagões e carregava 70 passageiros. O primeiro trecho de ferrovia foi criado em 27 de setembro de 1825, na Inglaterra; a partir daí, o meio de transporte se espalhou por todo o mundo.
As primeiras ferrovias construídas e o propósito original do transporte. O entrevistado lembra que a primeira ferrovia de passageiros começou a funcionar em 1807, com o nome Oystermouth Railway, na Inglaterra, com a utilização de tração animal.
A origem etimológica da palavra “trem” No texto “Por que o mineiro fala trem?”, da linguista e pesquisadora da UFMG, Jânia Ramos, ela menciona que, segundo o dicionário de língua portuguesa de Bleau, de 1712, “trem” deriva do latim “trahere”, que significa “tirar ou puxar alguma coisa, arrastar”.
O projeto eventualmente buscou conectar a capital a Osaka em 2037, com trens operando a mais de 500 quilômetros por hora. Atualmente é atribuído a um trem chinês, o Shanghai Maglev, o status de trem de passageiros em operação mais rápido do mundo, com até 460 km/h.
A dos trens é mais antiga: geralmente, a locomotiva, que vai na dianteira, puxa os outros vagões pelos trilhos. Em alguns trens, há dois carros motorizados, que garantem mais velocidade ao transporte.
O metrô de Londres completa 160 anos em 2023 e atualmente é bem diferente do que era naquela época. Hoje, existe uma rede subterrânea de 402 quilômetros repartidos entre 11 linhas ativas que o levará a qualquer lugar da cidade.
Hoje na História: 1863 - É inaugurada em Londres a primeira linha de metrô do mundo. Idealizado por Charles Pearson, o primeiro metrô do mundo é inaugurado em Londres às 6 horas da manhã de 10 de janeiro de 1863. A linha, com extensão de 6,5 quilômetros, permitiu ligar a rua Farringdon à rua Paddington.
Historicamente, o sucateamento das ferrovias brasileiras teve início na década de 1950, com o plano de crescimento econômico rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu priorizar o sistema rodoviário.
A Locomotiva Baroneza foi a primeira do Brasil, construída na Inglaterra, em 1852, por Willian Fair Bairns. A Locomotiva ganhou este nome pelo Imperador Dom Pedro II que, no dia da inauguração da ferrovia e da locomotiva, homenageou a Baronesa de Mauá, Dona Maria Joaquina.
Em 2006, após uma crise financeira, a Brasil Ferrovias foi adquirida pela ALL, que passou a controlar, além da Malha Sul, também as Malhas Paulista, Oeste e Norte, totalizando 11 738 quilômetros e sendo a maior operadora ferroviária do país.
Embora grande parte da rede sirva as regiões mais populosas de Honshu, a maior ilha do Japão, longos túneis marítimos permitem que trens-bala circulem por centenas de quilômetros até Kyushu, no extremo sul, e Hokkaido, no norte.
Sistema conhecido como hyperloop prevê túnel de 150 km de extensão e levitação eletromagnética. A China deu início aos estudos relacionados à criação da primeira linha ferroviária hyperloop do país. O trem de alta velocidade deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão.
À primeira vista, o título que o Glacier Express usa para se promover pode até ser contraintuitivo. Afinal, esse famoso passeio pelas montanhas da Suíça faz questão de se proclamar o “trem expresso mais lento do mundo”.
Em Portugal, os trens são chamados de comboios. A malha ferroviária, inclusive, é bem extensa, o que facilita a vida dos turistas e cidadãos europeus. Se a cidade que você quer visitar não tiver uma estação, aí você terá que optar por carro ou autocarro - é assim que portugueses se referem aos ônibus.
No século XVIII, as pessoas escreviam 'trem' ou 'trein', em português, pois as duas palavras vêm do francês antigo 'train' e este de 'traïner' (puxar, trazer, arrastar). 'Traïner' veio do verbo latino 'trahere', que também significa puxar, trazer.
Qual país possui a maior malha ferroviária do mundo?
1 As oito maiores redes ferroviárias mundiais são: Estados Unidos, com 194.136 km; Rússia, com 85.266 km; China, com 66.989 km; Índia, com 65.808 km; Canadá, com 52.131 km; Alemanha, com 33.426 km; Austrália, com 33.343 km; e França, com 30.013 km (UIC, 2014). 2 TKU = tonelada.
A Ferrovia Centro Atlântica é a maior do país, atravessando sete estados. Com investimento de cerca de R$300 milhões por parte da administradora, as locomotivas atenderão à crescente demanda de carga de grãos, açúcar, fertilizante e outros produtos, escoados principalmente entre Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
Inicialmente, não havia a intenção de que trabalhadores chineses construíssem a maior ferrovia dos Estados Unidos. As empresas ferroviárias Central Pacific Railroad (CPRR) e Union Pacific Railroad receberam do Congresso americano a tarefa de construir uma ferrovia para conectar o país.