Quando a gente vai se concentrar numa tarefa, precisa acessar nossa memória de longo prazo, cuja função principal relacionada a isso é o hipocampo. A gente precisa também ativar algumas áreas de memória verbal e memória visual e integrar tudo isso nessa memória de trabalho”, explica Brunoni.
A consciência reside em áreas posteriores do cérebro que compartilhamos com os mamíferos em geral. Outra descoberta recente é que as áreas envolvidas na consciência —a zona quente posterior— não são as que recebem os sinais diretos dos olhos e dos demais sentidos.
Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.
Quais áreas cerebrais interagem com a função atenção?
Além do giro cingulado anterior, outras áreas do lobo frontal e pré-frontal também atuam no sistema executivo da atenção. O terceiro sistema é a vigilância, relacionada ao processo de sustentação da atenção.
Ativação das redes de atenção – a concentração é regulada por uma rede de regiões cerebrais conhecida como sistema de controle atencional, que inclui o córtex pré-frontal e o córtex parietal, entre outros. Quando nos concentramos, essas regiões são ativadas, nos permitindo direcionar nossa atenção e manter o foco.
As quatro principais funções da atenção são: atenção seletiva, vigilância, sondagem e atenção dividida. Pode-se escolher prestar a atenção em determinados estímulos e ignorar outros.
Os dois lados de nosso cérebro têm suas peculiaridades, mas muitos realmente as confundem. O lado esquerdo é analítico, ligado ao raciocínio lógico e tem um grande potencial para resolução de problemas, já o direito, mais sensorial, ligado ao lado emocional, é o lado mais artístico e intuitivo.
Hoje sabemos que a memória consciente fica inicialmente guardada no córtex pré-frontal, em seguida é convertida em memória de longo prazo no hipocampo e finalmente armazenada nas mesmas áreas do córtex que processaram a informação originalmente, por exemplo, as memórias das imagens visuais são armazenadas no córtex ...
É no sistema límbico que se processam as nossas emoções: ele é o responsável pelo comportamento humano, onde se incluem os traços da nossa personalidade, os nossos pensamentos e memória, assim como a nossa reação aos estímulos externos.
Ela se chama área fusiforme e é um pedaço fininho e comprido da parte de baixo do cérebro. Quando você vê uma pessoa pela primeira vez, sua área fusiforme analisa o rosto dela. O processo dura frações de segundo e é inconsciente, ou seja, você não percebe que está acontecendo.
O córtex pré-frontal, onde fica a maior parte dos neurônios, forma áreas de associação que integram informações novas com outras preexistentes, emocionais e cognitivas. Com a chegada de estímulos externos ou internos, os neurônios são recrutados em uma espécie de "assembleia".
3. Tronco encefálico. O tronco cerebral, também conhecido como tronco encefálico, é responsável por ligar o cérebro à medula espinhal e por controlar as funções vitais do corpo humano, como respiração, circulação sanguínea e frequência cardíaca, entre outras.
Qual é a parte do cérebro responsável pela inteligência?
O córtex pré-frontal, localizada no lobo frontal, é a região da inteligência, do raciocínio lógico e da manipulação sobre as demais regiões do cérebro, entre elas relacionada a emoção.
O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão. Nós podemos captar a luz por meio dos nossos olhos, que estão localizados bem à frente da nossa cabeça, mas depois de coletar essa informação ela vai ser transportada.
O hemisfério esquerdo é considerado como hemisfério verbal, responsável pela fala em 95% das pessoas destras e a maioria dos canhotos também, porém, 15% de pessoas canhotas têm a área da fala no hemisfério direito, além disso, em algumas pessoas canhotas a fala é controlada por ambos os hemisférios.
O hipocampo é uma pequena estrutura que gerencia as memórias. Mas as memórias em si ficam armazenadas em diferentes áreas do cérebro, incluindo o córtex (camada externa) e regiões mais profundas (subcórtex), dependendo do tipo de lembrança.
Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.
Nosso cérebro tem dois hemisférios: um do lado esquerdo (responsável pela linguagem e pelo raciocínio) e um do lado direito (responsável pelas funções não-verbais). Uma vez que o hemisfério direito, encontra-se carregado de sentimentos negativos, como raiva e medo, há uma diminuição de atividade nesta área neural.
É neste ponto que começa o mito de que o cérebro é dividido em duas metades e, dependendo do lado que mais usarmos, teremos esta ou aquela habilidade. É a chamada teoria do "hemisfério dominante". Ela defende que, se você for bom em matemática, linguagem ou lógica, é porque o seu hemisfério esquerdo é o dominante.
O telencéfalo, que reúne os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, é de longe a sua maior região. Esta grande porção cerebral é responsável pelas funções complexas, entre elas a fala, a criatividade e a memória.
O interesse (vontade, afeto) influencia diretamente a atenção. A atenção é uma ajuda cognitiva que melhora o desempenho, permitindo que os conteúdos mentais sejam processados de forma mais eficiente. Além disso, é necessária atenção para que qualquer coisa se torne consciente.
A atenção sustentada é a capacidade de manter o foco em uma atividade por um período prolongado. Estratégias para estimular essa habilidade incluem a prática de atividades que demandem concentração, como jogos de quebra-cabeça, leitura de livros ou montagem de blocos por períodos gradativamente maiores.
Quais são as áreas cerebrais que estão relacionadas com a atenção?
Luria teorizou, em 1981, que as estruturas cerebrais envolvidas no processo de atenção seriam a formação reticular, a parte superior do tronco encefálico, o córtex límbico e a região frontal.