Consumir significa se apropriar de algo para atender a uma necessidade. Por sua vez, o consumismo se baseia no acúmulo de produtos, especialmente itens supérfluos que são dispensáveis. Dessa forma, o consumo assume um papel relevante para a sobrevivência e subsistência, como alimentação, por exemplo.
Consumo, em seu significado mais simples, é o ato de obter bens ou serviços por meio da compra, sendo necessária uma troca para isso acontecer. Essa “troca” acontece através do dinheiro. Traduzindo isso para o nosso cotidiano, o consumo envolve tudo: alimentação, higiene, energia, internet, serviços…
Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.
O consumo consciente é a prática de repensar os hábitos de consumo promovendo um estilo de vida mais sustentável e equilibrado. Trata-se de consumir de forma responsável, considerando o impacto positivo ou negativo que nossas escolhas provocam no meio ambiente, na economia e na sociedade.
Consumir é adquirir produtos e serviços colocados à disposição do consumidor. Quando a aquisição é feita por pessoa física (para seu uso pessoal), existe a presunção de que esteja caracterizada uma relação de consumo, que será regulada pelas regras do Direito do Consumidor.
2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo. Art.
A ideia de consumo responsável refere-se a uma forma de adquirir produtos e serviços que leve em consideração não apenas as necessidades individuais, mas também os impactos ambientais, sociais e econômicos que a produção e o uso desses produtos podem ter no planeta.
No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo.
Neste sábado, 15, é comemorado o Dia do Consumo Consciente – data criada no Brasil, em 2009, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A intenção é despertar a consciência social para os problemas socioambientais causados pelos padrões atuais de consumo.
Qual a importância do consumo para o meio ambiente?
São muitos os benefícios proporcionados pelo consumo responsável. Em suma, ao produzir menos lixo é possível diminuir o impacto ao meio ambiente. Junto a isso, também conseguimos adotar alternativas mais saudáveis ao optar pelo consumo de alimentos de boa qualidade.
O consumo de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno, no entanto, o consumo dos itens acima não ocorre de forma homogênea nos países.
As necessidades de consumo é algo que deve ser levado em consideração quando se pensa no desenvolvimento de produtos e serviços. “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que queira, sempre e quando for preto.”
Relação de Consumo é a aquela na qual existe um consumidor, um fornecedor e um produto/serviço que ligue um ao outro. É requisito objetivo de existência, de modo que, para haver relação de consumo, necessariamente, deve haver, concomitantemente, os três elementos.
O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.
Consumo, segundo o antropólogo argentino Nestor Canclini, pode ser definido como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos para atender às necessidades de sobrevivência humana.
Consumo essencial e supérfluo: diz respeito às necessidades primárias do indivíduo como a alimentação, vestuário e lazer. ... Consumo individual e coletivo: é aquele exercido por uma só pessoa, quando esta adquire bens para uso exclusivo. ... Consumo intermediário e final: significa o destino que terá um bem.
Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...
A palavra “consumo” tem sua origem no Latim “consumere”, que significa destruir, gastar, esgotar. É formada por o prefixo “com”, que possui um significado “intensificativo”, e de um radical “suemere”, que pode ser entendido como apoderar-se, tomar, agarrar.
Grande parte das pessoas têm a necessidade de fazer compras como uma fonte externa de melhorar o humor ou como uma forma de relaxar diante do stress ou emoções desagradáveis.