De acordo com o Ministério da Educação - MEC, no ensino fundamental anos iniciais devem estudar crianças de 6 a 10 anos de idade, sendo que a alfabetização do aluno deve ocorrer obrigatoriamente no 1º ano do ensino fundamental, ou seja, aos seis anos ele deve aprender a ler e escrever.
O objetivo é regular em lei a polêmica causada pela Resolução 1/10, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que fixou o ingresso no primeiro ano apenas para criança que completar 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.
O Ensino Fundamental II, ou chamado de Ensino Fundamental – Anos Finais, compreende a educação para crianças/adolescentes dos 11 aos 14 anos, e contempla do 6º ano ao 9º ano. Hora de enfrentar maiores desafios, sendo um deles a autonomia do estudante no processo de ensino e aprendizagem.
As séries iniciais do Ensino Fundamental são marcadas pela descoberta das linguagens formais, que envolvem o domínio da leitura e da escrita e a utilização formal dos números e símbolos matemáticos.
Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.
O 9º e último ano do Ensino Fundamental mais uma vez indica transição na vida do estudante. Com um passo para o Ensino Médio, começam a se questionar quanto ao futuro: qual caminho focar, qual curso superior fazer, qual profissão escolher.
No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair. Os pais de um jovem que vive este dilema devem avaliar seus pontos fortes e fracos.
A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.
Nesse momento, ela, já inserida no ambiente escolar, consegue organizar suas demandas expressando-se em palavras e aprendendo ainda mais quando relaciona-se com seus pares.
No Ensino Fundamental II temos a possibilidade de trazer para sala de aula discussões de questões mais amplas e iniciar um trabalho de percepção do mundo para levar o aluno ao conhecimento da realidade que o cerca e suas relações.
Jardim II. O jardim II é a última série da educação infantil e ensina crianças entre 5 e 6 anos de idade, que depois disso, vão para o ensino fundamental. No Jardim II, os alunos aprendem o alfabeto, encontros vocálicos e se envolvem mais com a leitura e escrita.
Já os interessados em concluir o ensino médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Cada módulo dura 6 meses e são equivalentes aos anos e séries do ensino regular.
A educação básica é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, sendo dever dos pais efetuar a matrícula nas escolas. É lei federal toda criança ir à escola e estudar.
Creche: Berçário I (3 aos 10 meses); Berçário II (11 meses a 1 ano e 4 meses); Berçário III (1 ano e 5 meses a 2 anos); Maternal I (2 anos a 2 anos e 11 meses); Maternal II (3 anos a 3 anos e 11 meses). Pré-escola: Pré I (4 a 4 anos e 11 meses); Pré II (5 a 5 anos e 11 meses).
Quais são as séries iniciais do ensino fundamental? Este período contempla do 1º ao 5º ano, que compreende dos seis aos dez anos de idade das crianças. Já o Ensino Fundamental – Anos Finais vai do 6º ao 9º ano, relativo dos onze aos quatorze anos.
O objetivo é regular em lei a polêmica causada pela Resolução 1/10, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que fixou o ingresso no primeiro ano apenas para criança que completar 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.
Atualmente, o ECA prevê que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: ensino fundamental (6 a 14 anos), obrigatório e gratuito; progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio; e atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade, sem deixar claro que esse ...
Antes da atualização, o ensino básico era obrigatório apenas a partir dos 6 anos. No entanto, desde 2013, todas as crianças que completam 4 anos até 31 de março do ano letivo vigente devem estar matriculadas na Educação Infantil.
A rotina do 7º ano é composta por aulas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, Inglês, Literatura em Inglês, Educação Física, Filosofia, Música, Teatro, Artes, Informática/Robótica, Psicomotricidade Relacional (quinzenalmente) e a Formação Pessoal e Social, com a Psicóloga do ...
Nessa idade, seu filho já aprende a ler, a escrever, e desenvolve a capacidade de distinguir entre certo e errado, entre o bem e o mal. Ao passo que a habilidade de refletir aumenta e ele passa a se preocupar com o que os outros pensam. Esforça-se por agradar, especialmente à professora.