Essas últimas palavras de nosso Senhor – “Está consumado!” – poderiam ser traduzidas por: “Está concluído!”, “Está feito!”, “Acabou!” Partindo das últimas palavras de Jesus, vamos pensar um pouco mais sobre o sentido delas.
'Está consumado' significa que Ele tira o pecado do mundo.” O 'Está consumado' de Cristo também nos revela que nós estamos aqui porque Ele abriu as portas para os pecadores, dos quais, como diz São Paulo, nós somos os primeiros. Nós estamos aqui não é porque somos os melhores.
Conceito. O título provém da expressão grega Te Telestai (na expressão original Τετέλεσται) que significa "Está Consumado" ou "Totalmente Pago", sendo estas a última palavra que Jesus disse momentos antes de morrer na cruz.
Tetelestai é uma expressão grega que significa “está consumado”. Na época de Cristo, recibos de impostos em papiro foram encontrados com esta palavra que significa “está pago” ou “está liquidado”. Enquanto estava na cruz, em sua última palavra, Jesus afirmou que a nossa dívida estava paga.
A exclamação “está consumado!” (grego, tetelestai) revela várias facetas: com ela, cumpriu-se a Lei. Jesus cumpriu a Lei inteira porque ele mesmo jamais pecou – desde a obediência aos seus pais até o último momento da sua vida.
Os 3 significados da palavra tetelestai | curso aleftav
Quando Jesus diz Tetelestai?
“Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito” (Jo 19.30). A sexta e penúltima palavra de Jesus na cruz foi: Está consumado! Essa expressão, na língua portuguesa, é a tradução de um único vocábulo no grego, Tetélestai.
Consumado é uma palavra que as pessoas usam para dizer que um trabalho ou alguma coisa que esteja executando está concluído. Significa que não tem mais nada a ser feito, pois está tudo terminado. Essa palavra também foi usada por Jesus na cruz. Ele disse: “Está consumado” (João 19:30).
João 19.28-30 relata: “Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado!
"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."
Pude concluir que a Consumação dos Séculos é o início do Juízo Eterno ordenado por Deus para que todos os homens pudessem receber a justa retribuição de suas obras.
Que ao final da nossa vida possamos dizer como Jesus: “Tudo está consumado” (Jo 19,30), ou como Paulo, “Combati o bom combate”, que possamos nos consumir no anúncio do Evangelho e ser sinal de santidade a quem se aproxima de nós. A sétima palavra é: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lc 23,46).
Tetelestai é uma palavra grega para tradução de “está consumado” - as últimas palavras de Jesus antes de entregar seu espírito. Em algumas traduções ela significa “totalmente pago”.
O que significa, então, ler a passagem em Mateus 5:17-18 (ARA), que diz que Jesus Cristo veio para cumprir tudo aquilo que estava escrito, sem excluir nada? Aliado a isto, em João 19:30 (ARA), lemos que Jesus declara “Está consumado!”, do verbo em grego “teleó”, que significa trazer ao fim, completar ou cumprir3.
No texto de João 19, que narra a morte de Jesus, Suas últimas palavras são: “Está consumado“, significado da palavra em grego: “Tetelestai”. “Tendo-o provado, Jesus disse: 'Está consumado! '. Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.”
O que ele pediu foi simplesmente, água. A sede de Jesus não era de água, mas era uma sede de um pedido de unidade entre Ele e o Pai, era um pedido de respeito, de tolerância e de amor.
“Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34) “Em verdade eu te digo, hoje, estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43) “Mulher: Eis aí o teu filho… Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe…” (João 19:26-27)
A palavra “Tetelestai” tem raízes profundas no Cristianismo, representando a conclusão da missão de Jesus na Terra. Além de seu significado religioso, é um lembrete poderoso de que algo importante foi completado.
Jesus celebrou a páscoa com os seus discípulos na noite quando começa o dia 14 de abibe; na madrugada foi julgado; às 9 horas da manhã foi colocado na cruz; e, às 3 horas da tarde Ele morreu, dizendo “está consumado”, entregando o espírito.