1. MELHOR ou MELHORES? A palavra MELHOR só irá para o plural quando for adjetivo (= mais bom): “Eles foram os MELHORES em campo.” A palavra MELHOR torna-se invariável quando é advérbio (= mais bem): “Eles analisaram MELHOR os fatos”; “Eles se colocaram MELHOR”.
Para evitar que erros como esse aconteçam, é só ficar de olho na acentuação tônica de cada palavra. Ou seja, sempre que a palavra em questão for uma paroxítona, deve ser terminada em –am, como estavam, estariam, estiveram. Já se a palavra for uma oxítona, deve ser escrita com –ão no final, como estão e estarão.
Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. A partir disso, já podemos conversar sobre o uso de cada um deles.
esses SHORTS estão cada vez MELHORES 😂 | Shortinhos 04
Quando usar o estar?
Estar: significado
Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos. Geralmente, a dúvida está na utilização do verbo nas locuções ou em frases com preposições.
A diferença fundamental é que bem é um advérbio, e bom, um adjectivo, o que faz com que desempenhem diferentes funções e, por conseguinte, apareçam em posições diferentes na frase.
A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está.
Sabendo que "melhor" e "pior" são comparativos ou superlativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como "mais melhor" ou "mais pior".
Quando MELHOR for um ADJETIVO, significando MAIS BOM, VARIARÁ normalmente (vai para o PLURAL). Exemplos: Seu trabalho está bom, mas os outros estão MELHORES. Esse jogador é bom, mas aqueles são MELHORES.
Obrigado desde já pela vossa atenção. A frase «Quão mais, melhor» é incorreta, não podendo funcionar como alternativa a «Quanto mais, melhor». Os operadores quanto e quão podem ser usados em construções comparativas, surgindo no segundo termo de comparação.
Outra palavra usada de forma equivocada é menas. O uso correto é menos, advérbio de intensidade, que não varia no gênero, sendo acompanhado de substantivo masculino ou feminino, por exemplo: Há menos pessoas no local, entre ontem e hoje.
Por exemplo, “Eles estão na sala de aula” indica que a pessoa ou objeto mencionado está atualmente na sala de aula. Estado emocional ou físico: Podemos usar “estão” para descrever o estado emocional ou físico de alguém. Por exemplo, “Eles estão felizes” indica que as pessoas estão se sentindo felizes no momento.
Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado: esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.
Está bom é a forma correta da expressão em linguagem escrita. Tá bom apenas está correto na linguagem falada. A sua escrita está errada porque a redução do verbo está para tá apenas é aceitável em linguagem oral, sendo errado o seu uso na linguagem escrita.
Ambas as construções estão corretas, embora o seu significado tenha ligeiras diferenças. A preposição para pode ter um valor espacial, de indicação de direção, ou um valor temporal. É este último o seu valor na frase: (1) «O melhor está para vir.»