Vir (futuro do presente do indicativo) Na dúvida, verifique o sentido do verbo, substituindo por enxergar, por exemplo. Se a frase ficar coerente, é virão o correto. Também observe a sílaba tônica: vi-ram é paroxítona e vi-rão é oxítona. O mesmo macete vale para outros verbos: saíram/sairão, pensaram/pensarão etc.
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
Essa estrutura indica uma ação que acontecerá no futuro e está certa. Já a palavra vim é a forma do verbo "vir" no pretérito perfeito do indicativo, indicando uma ação que já aconteceu no passado. Ou seja, a expressão "Você vai vim" está errada.
Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
O verbo vir tem o sentido de trazer algo ou alguém de um determinado lugar para o lugar em que estamos, chegar, permanecer. E, quando conjugado no futuro do presente do indicativo, na 3ª pessoa do plural, é virão.
Para evitar que erros como esse aconteçam, é só ficar de olho na acentuação tônica de cada palavra. Ou seja, sempre que a palavra em questão for uma paroxítona, deve ser terminada em –am, como estavam, estariam, estiveram. Já se a palavra for uma oxítona, deve ser escrita com –ão no final, como estão e estarão.
A conjugação correta nesse caso é “serão”! A palavra “seram” está errada – e sequer existe na língua portuguesa. Abaixo, confira exemplos de como é feita a conjugação do verbo “ser” em terceira pessoa no plural do futuro do presente do indicativo.
Para não errar mais, o ideal é pensar na única aplicação correta de “vim”: no pretérito perfeito do indicativo, como na frase “Ontem eu vim à sua casa”. Dessa maneira, em todas as outras expressões deve ser utilizada a forma “vir”.
A forma correta da expressão referida é “que estão por vir". A expressão acima se refere a determinadas coisas que estão por acontecer, pertencentes a um momento futuro, que ainda não se iniciou. Por isso, o verbo deve estar no modo infinitivo, sem ser conjugado.
Estamos prontos! Com o final deste ano se aproximando, a Produzindo Certo trouxe uma mensagem especial para compartilhar com todo mundo quais foram seus principais avanços dos últimos 12 meses.
Feliz 2024! Que o ano novo nos brinde com momentos de alegria, prosperidade e a oportunidade de fazer novas memórias preciosas. Que cada badalada à meia-noite traga consigo a energia renovada para alcançar nossos objetivos e sonhos mais audaciosos. Feliz Ano Novo!
O site Porvir é a principal plataforma de jornalismo e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Presente em diferentes canais, é um espaço de aprendizagem, conexão e reconhecimento para educadores comprometidos com a transformação na educação.