O que fazer quando usam seu CNPJ indevidamente? Registrar Boletim de Ocorrência (BO) por fraude na cidade onde está a empresa; Pedir o cancelamento “de ofício” do CNPJ na Receita Federal por vício, utilizando o BO.
Como denunciar uso indevido de CNPJ? 1. Registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia do Município e comunicar os fatos (registro por fraude); 2. Formalizar junto à Receita Federal do Brasil (RFB) um processo para cancelamento de ofício do CNPJ por vício.
Fizeram compra no meu CNPJ O que fazer? Para se prevenir, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre a situação.
Quando você permite que outra pessoa se utilize do seu CNPJ, você está permitindo a alteração da veracidade das informações e isso é, por definição, falsidade ideológica. Este é outro caso que pode gerar sérias consequências judiciais no seu nome e da sua empresa.
O CNPJ oferece vantagens fiscais, como cargas tributárias menores, para você adquirir produtos e fazer financiamentos. Já a compra com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) é mais limitada e não pode ser utilizada para sua empresa.
COMO SABER SE TEM CNPJ NO MEU NOME? PASSO A PASSO RÁPIDO!
Estão usando o nome da minha empresa o que fazer?
A notificação extrajudicial geralmente é o suficiente para que a outra pessoa ou empresa deixe de usar a marca indevidamente. Contudo, é imprescindível que você realize a notificação apenas após a solicitação do pedido de registro de sua marca no INPI.
O Serasa Premium, que já faz o monitoramento do CPF, agora oferece o mesmo serviço para cuidar do seu CNPJ. O Premium ajuda quem é microempreendedor individual ou quem tem uma pequena empresa. Ele colabora para manter a situação do seu negócio saudável e bem relacionado no mercado de crédito.
Qual a desvantagem de ter um CNPJ? Exige um contrato social bem elaborado, o que pode ser burocrático; Responsabilidade dos sócios limitada ao valor de suas cotas; Maior burocracia para abertura e manutenção, incluindo registro na Junta Comercial e obrigatoriedade de ter um contador.
1. Registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia do Município e comunicar os fatos (registro por fraude); 2. Formalizar junto à Receita Federal do Brasil (RFB) um processo para cancelamento de ofício do CNPJ por vício.
Insumos, matérias-primas, mercadorias para revenda e até carros: não existem restrições no que diz respeito aos itens para comprar com o CNPJ, desde que nenhum deles seja para uso pessoal.
Para consultar notas fiscais emitidas para um CNPJ, é possível utilizar o Portal Nacional da NFe ou usar um software automatizado de captura e gestão de documentos fiscais, como o Arquivei. No Portal da Nota Fiscal Eletrônica só é possível fazer a consulta a partir da chave de acesso.
Como saber se meu CPF está sendo usado por terceiros?
No SPC Brasil, para o consumidor acompanhar o seu CPF ou nota de score (pontuação de crédito do consumidor), ele pode acessar o aplicativo SPC Consumidor, disponível na Apple Store e Play Store para download gratuito.
Entre com seu CPF e senha de acesso ao Gov.br e verifique no menu Minhas Empresas se existe algum CNPJ vinculado ao seu nome. Se houver um CNPJ aberto no seu nome que conste com a Situação Cadastral Ativa é porque existe uma empresa da qual você é sócio e ela está com a documentação em dia para funcionamento.
Busque realizar um boletim de ocorrência o mais rápido possível para que todos os órgãos de proteção ao crédito sejam informados. Além disso, entre em contato com a instituição financeira imediatamente para relatar o ocorrido.
Registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia do Município e comunicar os fatos (registro por fraude); 2. Formalizar junto à Receita Federal do Brasil (RFB) um processo para cancelamento de ofício do CNPJ por vício.
Principais riscos ao emprestar seu CNPJ. O seu CNPJ é um documento pessoal da sua empresa. Isso significa que, assim como outros documentos pessoais, tais como CPF e o RG, ele é único e não pode ser utilizado por ninguém mais além de você.
Para ter acesso à funcionalidade, o cidadão deverá acessar o atual Portal Nacional da Redesim, disponível na página: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim e também na no canal de Serviços Digitais da Receita Federal : https://servicos.receitafederal.gov.br selecionar a opção " Proteger meu CPF” e logar ...
O artigo 195, da Lei de Propriedade Industrial, caracteriza a utilização indevida de marca como crime e a penalidade pode chegar a detenção de 3 meses a 1 ano ou multa de até 5% do faturamento bruto dos últimos 5 anos de uma empresa.
Basta apenas fazer um pedido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e comprovar, através de um documento expedido por um órgão competente, que a atividade exercida é legalizada.
O uso indevido de marca é, basicamente, o ato de copiar uma marca que já existe. Essa prática é muito prejudicial para as empresas, já que ter a marca copiada pode trazer diversos prejuízos e até sujar a reputação de um negócio.
Tem como descobrir quem fez o empréstimo em meu nome?
O site Registrato, do Banco Central, permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao seu CPF. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo do banco no celular e pela internet. Basta um credenciamento simples para você controlar a sua situação em todas as instituições financeiras.
No SPC Brasil, para o consumidor acompanhar o seu CPF ou nota de score (pontuação de crédito do consumidor), ele pode acessar o aplicativo SPC Consumidor, disponível na Apple Store e Play Store para download gratuito.
Como saber se meu CPF foi usado para abrir empresa?
Ao criar o hábito de checar o documento a cada semana, por exemplo, você pode se resguardar e entrar em contato com as empresas ou instituições financeiras antes de ter o nome negativado indevidamente. Se quiser um acompanhamento mais constante, isso é possível por meio do serviço Serasa Antifraude.