Estou com uma dor embaixo da costela do lado direito. O que pode ser?
A dor do lado direito da barriga abaixo da costela pode ser causada por espasmo do diafragma, pedras no rim direito, cálculos na vesícula biliar, hepatite, gastrite, pancreatite ou pleurite.
Qual é o órgão que fica abaixo da costela do lado direito?
O baço ainda é responsável por capturar vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças e eliminá-los do organismo. Isso é feito a partir da reciclagem do sangue, sobre a qual falamos anteriormente.
O que é que dói debaixo da costela do lado direito?
“Se você não estava sentindo nada e, de repente, sente uma dor forte embaixo da costela do lado direito, normalmente é pedra na vesícula", diz o especialista. Do outro lado, temos o hipocôndrio esquerdo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o baço.
No entanto, se a dor na costela aparecer sem motivo, o paciente deve ficar mais atento e procurar um médico. Se a dor perdurar por mais de dois dias, isso pode ser sinal de costocondrite (inflamação na cartilagem), pleurisia (inflamação na pleura), fibromialgia (dor crônica), embolia pulmonar ou câncer.
O que fazer: em muitos casos os sintomas melhoram após 2 ou 3 dias apenas com descanso e aplicação de compressas quentes na região, mas também pode ser necessário tomar analgésicos, como Naproxeno ou anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, preferencialmente receitados pelo clínico geral.
A dor do lado esquerdo abaixo da costela normalmente é causada por uma infecção, inflamação ou ferida em algum órgão localizado do lado esquerdo do corpo como coração, baço, estômago, pâncreas, pulmão e rim esquerdo, causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como costocondrite, gastrite ou pedra nos rins, ...
Os tumores cancerosos mais comuns com origem na caixa torácica são sarcomas. Condrossarcomas são os sarcomas primários mais comuns da caixa torácica e se originam da cartilagem das costelas e menos comumente do esterno, escápula ou clavícula.
O sintoma mais característico da neuralgia intercostal é a dor localizada no lado esquerdo ou no lado direito. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais.
Intensidade e Característica: A dor renal é frequentemente descrita como uma dor surda, latejante e constante, em contraste com a dor nas costas muscular, que pode ser mais aguda e intermitente. Outros Sintomas: Pode estar acompanhada de sintomas como febre, calafrios, náuseas, vômitos e sangue na urina.
O que pode ser dor nas costas embaixo da costela direita?
Por exemplo, uma dor na parte inferior do lado direito das costas pode ser um sintoma de cálculos renais ou infecções renais. Por fim, é crucial que, se a sua dor do lado direito das costas é grave e/ou acompanhada de sintomas adicionais, você procure imediatamente a assistência de um profissional de saúde.
Dor nas costas é frequentemente muscular e piora com movimentos, enquanto dor no pulmão agrava-se com a respiração e pode ser acompanhada de sintomas respiratórios, como falta de ar ou tosse. Para diferenciar entre dor nas costas e no pulmão é crucial para um diagnóstico preciso.
A dor do lado direito da barriga abaixo da costela pode ser causada por espasmo do diafragma, pedras no rim direito, cálculos na vesícula biliar, hepatite, gastrite, pancreatite ou pleurite.
Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.
A inflamação é percebida ao sentir dor no meio do peito, cuja intensidade varia de acordo com a realização de movimentos que envolvam o tronco, como respirar fundo, estresse físico ou olhar para trás. Muitas vezes, essa dor pode até ser sentida como uma sensação de pressão, que acaba sendo confundida com um infarto.
Além dele, ficam também nessa região parte do diafragma, o rim direito, parte dos intestinos e a vesícula biliar. Quando você sente desconforto ou dor do lado direito, abaixo da costela, pode significar que tem um problema em algum desses órgãos ou, ainda, no estômago.
Quando as causas de dores nas costelas são simples, como inflamação das articulações e tensão muscular, os sintomas podem ser tratados em casa com a administração de analgésicos de venda livre, compressas frias e repouso. Em outras situações, massagens e sessões de acupuntura podem ajudar na redução dos sintomas.
A dor é resultante de uma inflamação dos nervos intercostais, que ficam entre as costelas e ligam a coluna ao esterno. Traumas, infecções ou complicações pós-cirúrgicas também podem provocar o problema, assim como fatores emocionais (estresse, depressão e ansiedade).
Os sintomas de câncer na costela incluem dor persistente na área da costela, sensibilidade ao toque, inchaço ou uma massa palpável na região das costelas, e em alguns casos, dificuldade para respirar ou tosse.
O osteocondroma é encontrado, normalmente, como um pequeno tumor indolor, duro, crescendo da superfície externa da metáfise costal. A maioria ocorre em jovens e os homens são mais afetados do que as mulheres. Na costela, aparece como uma excrescência de cartilagem com capuz calcificado que se projeta por fora(4).
A inflamação e a dor da neuralgia intercostal pioram quando você tosse, espirra ou movimenta seu tronco. Maneiras de melhorar desse problema são através da liberação do nervo, alongamentos e uso de medicações.
Pode ser necessário tratar com antibióticos diretamente na veia e com sessões de fisioterapia respiratória. Uso de alguns medicamentos analgésicos, como Naproxeno, ou anti-inflamatórios, como o Ibruprofeno.