Estou de atestado A empresa pode descontar o vale-transporte?

O funcionário tem desconto no vale-transporte quando ele não comparece ao trabalho, seja por causa de férias, atestado médico, algum tipo de licença, porque compensou banco de horas ou porque faltou ao trabalho por motivos pessoais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em beneficiocerto.com.br

O que pode ser descontado com atestado médico?

605/1949, a regra é clara sobre a impossibilidade de descontar do salário falta justificada com atestado médico. Ou seja, a empresa não pode descontar da remuneração do trabalhador os dias em que ele não cumpriu sua carga horária por motivos de doença, tendo apresentado o atestado médico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lmradvogados.com.br

Quando estou de atestado A empresa pode descontar vale alimentação?

Ou seja, se o empregado apresentar um atestado médico válido e aceito pela empresa, ele terá sua falta abonada e não perderá nenhum dia de férias. No entanto, isso não impede que a empresa desconte o vale-refeição, conforme explicado anteriormente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ticket.com.br

É certo a empresa descontar o vale-transporte?

O empregador está autorizado a descontar na folha de pagamento o percentual de até 6% sobre o valor do salário básico do empregado pelo vale-transporte fornecido. Isso significa que esse percentual não será descontado de outros benefícios, como horas extras, comissões, dentre outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o funcionário falta a empresa pode descontar o vale-transporte?

Havendo ausência do empregado ao trabalho ou se o empregado não utilizar transporte público todos os dias, o empregador poderá exigir que o empregado devolva ou ressarça os vales-transportes não utilizados, ou pode-se ainda no mês seguinte, abater da quantidade do mês, os vales não utilizados no mês anterior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comunidadecontabilbrasil.com

Desconto De vale transporte durante atestado médico

Pode descontar VT mesmo com atestado?

O trabalhador pode ter desconto no vale-transporte? O funcionário tem desconto no vale-transporte quando ele não comparece ao trabalho, seja por causa de férias, atestado médico, algum tipo de licença, porque compensou banco de horas ou porque faltou ao trabalho por motivos pessoais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em beneficiocerto.com.br

Estou de atestado tenho direito ao vale-transporte?

Os trabalhadores que utilizam veículos próprios de locomoção como carro, bicicleta, motocicleta, carona, entre outros. O empregado que não comparecer ao serviço por motivo particular, de atestado médico, férias e licença maternidade também não tem direito ao benefício referente aos dias não trabalhados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saude.sp.gov.br

Qual a nova lei do vale-transporte?

A lei do vale transporte é a de nº 7.418/85, que regulamenta o direito. O empregador deve garantir que o pagamento seja feito com antecedência. Além disso, há a obrigação de que o VT não seja pago como salário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

O que diz a lei trabalhista sobre vale-transporte?

Parágrafo único - O empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Sou obrigado a ir trabalhar sem vale-transporte?

Sim. O vale-transporte é um benefício obrigatório instituído pela lei 7.418/85. Todo e qualquer empregado tem direito de receber o vale-transporte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Estou de atestado tenho direito ao vale?

Mesmo com a justificativa do atestado, não há uma legislação específica que traga respaldo para essa questão. Todavia, o atestado médico, quando devidamente apresentado, não pode e não deve gerar qualquer abatimento da remuneração do colaborador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.sempararempresas.com.br

Quantos dias de atestado a empresa é obrigada a pagar?

Durante os primeiros 15 dias de afastamento, o empregador é responsável por continuar pagando o salário do funcionário. A partir do 16º dia, a responsabilidade passa a ser do INSS. O atestado médico, quando solicitado pelo empregador, deve ser apresentado em até 48 horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em viverbem.unimedbh.com.br

Sou obrigado a avisar a empresa que estou de atestado?

A intimidade e a privacidade do trabalhador são asseguradas pela Constituição Federal e por demais normas, tanto do direito brasileiro como internacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigado a descontar o vale-transporte?

Deve ser sem descontos, mesmo que previstos na legislação local.” A empresa está autorizada a descontar até 6% do valor de seu salário bruto para o pagamento do VT. E horas extras, comissões, quaisquer outros adicionais ou bonificações não entram nessa soma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Quando a empresa é obrigada a pagar o vale-transporte?

Portanto, a CLT determina que o pagamento é obrigatório para profissionais que pegam transporte público para chegar ao local de trabalho. E determina especificamente todas as condições de pagamento, inclusive quanto pode ser descontado do salário do profissional que recebe o vale.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jobconvo.com

Pode descontar VT e VR na rescisão?

Sim, esse saldo referente ao vale-alimentação e refeição pode ser descontado do empregado no ato da rescisão. Mas apenas se comprovado que o valor excedente tenha decorrido de faltas ao serviço, ou que seja correspondente ao adiantamento de dias pelos quais não haverá mais atividade profissional, em função da demissão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Qual regra do vale-transporte?

É o parágrafo único do artigo 4° da já mencionada lei que instituiu a criação do vale-transporte que indica que “o empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Onde na CLT fala sobre vale-transporte?

O vale-transporte é um dos benefícios trabalhistas obrigatórios, entenda como ele funciona e quais as novas regras pelo decreto 10.854. O vale-transporte é um dos benefícios obrigatórios considerado como um direito básico e essencial, presente em qualquer relação de trabalho que tenha como base as regras da CLT.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

O que acontece quando o funcionário não usa todo o vale-transporte dentro do mês?

Caso o empregado não utilize integralmente os vales-transporte fornecidos em um determinado mês, ele não tem o direito de acumulá-los para serem utilizados em meses subsequentes. O benefício é válido apenas para o período em que foi fornecido, sem a possibilidade de ser transferido ou acumulado para outras finalidades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vrmobilidade.com.br

Quando o funcionário falta com atestado pode descontar o vale-transporte?

O empregado que não comparecer ao trabalho por motivo particular, de atestado médico, férias, por compensação de dias em haver ou dias abonados em banco de horas, licenças (maternidade, paternidade, remunerada, não remunerada e etc.), não terá direito ao Vale-Transporte referente ao período do não comparecimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rhmaster.com.br

Quem está afastado recebe vale-transporte?

Trabalhadores que estiverem afastados do emprego por causa de acidente de trabalho ou de doença ocupacional podem passar a ter direito de receber o vale-transporte durante o período em que estiverem em tratamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quando a empresa não pagar o vale-transporte posso faltar?

Mas como prosseguir em caso do não pagamento do vale-transporte? Em hipótese alguma a empresa pode deixar de pagar o vale-transporte ao funcionário, se isso acontecer e o funcionário faltar ao trabalho em decorrência disso, ele não pode ter o dia descontado na folha de pagamento e muito menos ser mandado embora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em beneficiocerto.com.br