Estou devendo ao banco. Ele pode bloquear meu salário.?
Não, o banco não pode descontar dívida da conta salário ou bloquear o saldo sem consentimento do titular. Legalmente, os bancos são proibidos de descontar qualquer quantia dessa conta em caso de dívida, exceto se houver um acordo formal entre as partes. Isso é reforçado pelo Código de Processo Civil, Art.
Estou devendo o banco. Ele pode pegar meu salário.?
Por lei, os salários são impenhoráveis. Assim, os bancos não podem descontar do salário, sem sua autorização, qualquer valor, a fim de satisfazer dívidas contraídas e não-pagas. Afinal, tal conduta viola o código de processo civil do art. 833, inc.
A norma autoriza a penhora do salário do devedor quando se trata de pagamento de prestação alimentícia, “independentemente de sua origem”, bem como de importâncias excedentes a 50 salários mínimos mensais, desde que o valor bloqueado não ultrapasse 50% dos ganhos líquidos do devedor.
Os bancos têm o direito de bloquear contas de clientes em determinadas situações, como por exemplo, quando há suspeita de atividades fraudulentas, lavagem de dinheiro, ou descumprimento de normas internas da instituição.
Entre em contato com o banco: após identificar o motivo dos descontos, entre em contato com o banco imediatamente para questionar a situação. Explique o ocorrido e solicite esclarecimentos sobre os descontos realizados; Busque informações sobre seus direitos: conheça seus direitos como consumidor e trabalhador.
PENHORA DE SALÁRIO POR DÍVIDA - O QUE PODE ACONTECER?
Estou devendo o banco. Ele pode tirar dinheiro da minha conta.?
Sim, o banco pode descontar dívidas da conta corrente, incluindo cheque especial, empréstimos e faturas de cartão de crédito, se houver autorização prévia em contrato.
Não são apenas dívidas com empréstimos ou cartão de crédito que podem levar ao bloqueio judicial da conta ou dos bens. Confira: Dívidas com bancos: relativas a atrasos em empréstimos, financiamentos ou faturas de cartão de crédito.
O segredo para proteger seu dinheiro de um bloqueio judicial, é simples: evite a inadimplência. Mas, sabemos o quão fácil é falar sobre pagamento de dívidas com antecedência, mas difícil é cumprir com essas obrigações. Neste caso, existem outras formas de evitar que seu dinheiro seja bloqueado judicialmente.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou ontem o Projeto de Lei 182/07, do deputado Takayama (PSC-PR), que proíbe o bloqueio judicial de conta bancária utilizada para recebimento de salários, desde que não seja usada em aplicações financeiras.
Para magistrado, é importante equilibrar efetividade da execução e regra da impenhorabilidade de proventos. Salário de devedor poderá ser penhorado em 30% em ação de execução de título extrajudicial movida por banco.
É possível solicitar a liberação dos valores após o pagamento da dívida ou o cumprimento da obrigação determinada pelo juiz. Também é possível realizar um pedido de liberação fundamentado, apresentando argumentos e provas que justifiquem o desbloqueio.
Conta salário pode ser bloqueada judicialmente? Sim, a conta salário pode ser bloqueada pela justiça. No entanto, é possível se defender através de um advogado, demonstrando que a conta bloqueada ou penhorada é utilizada apenas para recebimento de salário ou benefício.
O que acontece se eu dever para o banco e não pagar?
Durante o processo judicial de cobrança de dívida, o banco pode pedir para o juiz a penhora de bens como forma de pagamento desse débito. Os bens que o banco pode penhorar incluem imóveis, veículos, dinheiro em conta, maquinário, estoque e até faturamento.
Na forma do art. 833, inciso X, do Código de Processo Civil, é impenhorável a quantia depositada em caderneta de poupança, até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos.
Seguindo uma orientação que vem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os Tribunais de Justiça têm decidido que o limite de 40 salários mínimos valem para qualquer tipo de conta bancária. Desta limite da impenhorabilidade seria de R$ 48.480,00, tendo em vista que o valor do salário mínimo, em 2022, é de R$ 1.212,00.
O motivo pelo qual certos tipos de contas não podem ser alvo de bloqueio judicial é porque estão protegidos por lei, tornando-os impenhoráveis. Isso inclui a conta-salário, a conta poupança até o limite de 40 salários mínimos e a conta conjunta que seja comprovadamente de propriedade exclusiva de um dos titulares.
Estou devendo o banco. Ele pode descontar da minha conta salário.?
O banco detentor da conta-salário somente pode realizar o desconto das prestações de empréstimos e financiamentos diretamente na conta-salário se houver autorização, prévia e formal, dada pelo empregado.
Se o seu Banco reter o seu salário sem sua autorização ou previsão contratual não hesite em procurar auxílio jurídico, visto que, tal atitude do banco é arbitrária, ilegal e pode ensejar em danos morais.
Qual o valor máximo que o banco pode descontar do salário?
Esse tipo de operação é permitida por lei. Nesse caso, o trabalhador contrata o empréstimo e a instituição financeira o comunica à empresa junto ao contrato do crédito. O desconto, contudo, pode ser de até 35% do valor do salário mensal do trabalhador.
Além da prescrição, cinco anos também é o prazo máximo para manter o nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Após o decurso desse período, o devedor precisa, obrigatoriamente, ser retirado dos birôs de crédito.
Estou devendo o banco. Ele pode descontar da minha aposentadoria.?
Sim, o banco pode descontar dívida de benefício INSS, no entanto, há limites para esses descontos, que permitem o comprometimento máximo de 45% da renda, percentual distribuído entre três modalidades de Crédito Consignado.