O que fazer quando fica chegando cobrança no número que não é da pessoa?
✅️ 1. Se você estiver recebendo mensagens e/ou ligações cobrando alguma dívida que não fez, informe tal fato à empresa e exija que ela pare de realizar essas ligações e/ou lhe enviar mensagens. Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa.Estou sendo cobrado por uma dívida que não é minha?
A PRIMEIRA medida para isso é procurar o PROCON e registrar a reclamação. Todavia, existe a possibilidade de continuarem a cobrança e a única escolha é prosseguir com uma ação judicial.Estou recebendo cobrança de outra pessoa o que fazer?
Se você receber ligações de cobrança de terceiros que sejam abusivas, você pode tomar as seguintes medidas:
- Solicitar o nome e o endereço da empresa de cobrança;
- Grave as ligações;
- Printar as ligações e horários recebidos;
- Solicitar a prova da dívida;
- Reclamar na Anatel ou no Procon;
- Ajuizar uma ação judicial.
O que fazer quando se recebe uma cobrança indevida?
Em caso de golpe financeiro, é necessário também formalizar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia. Caso a empresa não resolva o problema, o consumidor pode procurar o órgão do Procon do seu município e ingressar com uma reclamação.Ligações de COBRANÇA – Como não ser INFERNIZADO!
O que fazer quando recebe uma cobrança indevida?
Para isso, reúna os documentos já separados para comprovar a cobrança indevida e procure a agência do Procon da sua cidade. Depois de entender o problema, eles vão intervir junto à empresa para buscar uma solução amigável em seu nome. Em geral, o contato funciona.O que é uma cobrança abusiva?
Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.Está me ligando cobrando outra pessoa posso processar?
Se um banco faz ligações telefônicas e envia mensagens de texto em excesso para cobrar alguém a respeito de uma dívida mesmo após a pessoa informar que não é nem conhece o devedor procurado, a prática da instituição financeira é abusiva e deve ser punida pela Justiça.Como parar de receber ligações de cobrança de outra pessoa?
Como bloquear
- Clique no botão Bloquear - você será direcionado para uma página com informações detalhadas sobre como fazer o bloqueio.
- Leia os termos com atenção.
- Clique em Efetue o bloqueio.
- Faça um cadastro.
- Informe seu CPF e os outros dados solicitados.
- Informe os números de telefone que deseja bloquear.
Como contestar uma dívida que não é minha?
Podendo ser feito, cabe ao consumidor procurar o credor (a empresa que gerou a cobrança e incluiu seu nome nos cadastros) para quitar. Nesse ponto, cabe uma boa conversa franca e aberta no sentido de pacificar a questão sem que seja necessária a entrada em juízo.O que fazer em caso de cobrança excessiva?
O consumidor deve procurar a defensoria pública da sua cidade para tentar resolver a causa; Ou mesmo avaliar a possibilidade de contratar um advogado.O que fazer se as ligações de cobrança não param?
Se as dívidas já foram pagas, é só informar que o pagamento já foi efetuado. Mas, mesmo se o consumidor estiver inadimplente, as empresas não podem insistir na cobrança a ponto de serem invasivas e, caso a situação venha a causar constrangimento - a cobrança vexatória - o consumidor pode requerer uma indenização.Quantas vezes uma empresa pode ligar cobrando?
A Lei não determina quantas vezes uma empresa pode ligar para fazer uma cobrança durante o dia e nem mesmo se ela pode fazer cobranças diariamente durante o mês. Mas como o artigo 71 do CDC diz que as cobranças não podem interferir com o seu trabalho.Fizeram uma dívida em meu nome o que fazer?
Acompanhe um passo a passo para a resolução do problema:
- Pesquise o CNPJ da empresa disponível no comprovante da negativação e entre em contato para questionar a origem da dívida. ...
- Reúna os protocolos e comprovante da negativação e inicie uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade.
- Não resolveu?