Estou recebendo ligações de cobrança de outra pessoa?

Se você receber ligações de cobrança de terceiros que sejam abusivas, você pode tomar as seguintes medidas:
  1. Solicitar o nome e o endereço da empresa de cobrança;
  2. Grave as ligações;
  3. Printar as ligações e horários recebidos;
  4. Solicitar a prova da dívida;
  5. Reclamar na Anatel ou no Procon;
  6. Ajuizar uma ação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer para parar de receber ligações de cobrança de outra pessoa?

A plataforma “Não Me Perturbe”, disponível na internet no endereço www.naomeperturbe.com.br, possibilita que os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing ativo se cadastrem, gratuitamente, na “Lista Nacional de Não Perturbe”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Estou recebendo cobrança em nome de outra pessoa?

Se você receber ligações de cobrança de terceiros, a primeira medida a tomar é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa envolvida na cobrança indevida. Solicite que parem de ligar e informe que as cobranças não são suas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valeryadv.com.br

Estou sendo cobrado por uma dívida de outra pessoa?

Órgãos de defesa do consumidor

Para isso, reúna os documentos já separados para comprovar a cobrança indevida e procure a agência do Procon da sua cidade. Depois de entender o problema, eles vão intervir junto à empresa para buscar uma solução amigável em seu nome.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Estou recebendo cobranças que não são minhas?

A PRIMEIRA medida para isso é procurar o PROCON e registrar a reclamação. Todavia, existe a possibilidade de continuarem a cobrança e a única escolha é prosseguir com uma ação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Onde denunciar ligações de cobrança de outra pessoa

Pode ligar para parentes cobrando?

Não se pode falar com parentes e vizinhos sobre a dívida de terceiros nem mesmo colocar banda de música na porta do devedor, ação que, por incrível que pareça, já foi bem utilizada no passado. O consumidor não pode também ser cobrado em seu horário de descanso, seja nos fins de semana, nos feriados e à noite.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em abrarec.com.br

Como denunciar ligações de cobrança excessiva?

Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br. No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

O que fazer se as ligações de cobrança não param?

Se as dívidas já foram pagas, é só informar que o pagamento já foi efetuado. Mas, mesmo se o consumidor estiver inadimplente, as empresas não podem insistir na cobrança a ponto de serem invasivas e, caso a situação venha a causar constrangimento - a cobrança vexatória - o consumidor pode requerer uma indenização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode processar ligações de cobrança?

23 mar LIGAÇÃO DE COBRANÇA EXCESSIVA – PODE GERAR DANO MORAL

As ligações de cobrança excessivas portanto é considerada uma prática abusiva. Tal prática deve ser coibida pelo judiciário por atacar a imagem e a honra da pessoa. Por tal razão há a possibilidade de pedir danos morais pela ligação de cobrança excessiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em carvalhosc.adv.br

O que é uma cobrança abusiva?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando as ligações de cobrança se torna abusiva?

De acordo com o Código do Consumidor, ligações de telemarketing são ações legítimas, porém, quando acontecem de forma repetitiva, causando constrangimento e afetando a paz do consumidor – mesmo o inadimplente -, a situação passa a se tornar abusiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.ce.def.br

Como parar de receber ligações de cobrança de outra pessoa?

Como bloquear
  1. Clique no botão Bloquear - você será direcionado para uma página com informações detalhadas sobre como fazer o bloqueio.
  2. Leia os termos com atenção.
  3. Clique em Efetue o bloqueio.
  4. Faça um cadastro.
  5. Informe seu CPF e os outros dados solicitados.
  6. Informe os números de telefone que deseja bloquear.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pr.gov.br

O que fazer quando fica chegando cobrança no número que não é da pessoa?

✅️ 1. Se você estiver recebendo mensagens e/ou ligações cobrando alguma dívida que não fez, informe tal fato à empresa e exija que ela pare de realizar essas ligações e/ou lhe enviar mensagens. Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como provar ligações excessivas?

O procedimento é simples: você mostra ao funcionário do cartório o registro de ligações de seu telefone, pede a ele que transcreva em ata o conteúdo do seu registro de ligações do mês, e dá fé pública ao documento (CPC, arts. 384 parágrafo único e 405; Lei 8.935/1994, art. 7º, III ).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Estou recebendo muitas ligações de cobrança de outra pessoa?

Se você receber ligações de cobrança de terceiros que sejam abusivas, você pode tomar as seguintes medidas:
  1. Solicitar o nome e o endereço da empresa de cobrança;
  2. Grave as ligações;
  3. Printar as ligações e horários recebidos;
  4. Solicitar a prova da dívida;
  5. Reclamar na Anatel ou no Procon;
  6. Ajuizar uma ação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quantas vezes por dia podem ligar cobrando?

O que diz a lei sobre ligações de cobrança

Mas sabemos também que há outras restrições, e que as ligações não podem ocorrer fora do horário comercial. Em alguns estados brasileiros, há uma determinação dizendo que as ligações de cobrança só podem ser realizadas entre oito da manhã e oito da noite, de segunda a sexta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em adimplere.com.br

Qual o limite de ligações de cobrança?

A Lei não determina quantas vezes uma empresa pode ligar para fazer uma cobrança durante o dia e nem mesmo se ela pode fazer cobranças diariamente durante o mês. Mas como o artigo 71 do CDC diz que as cobranças não podem interferir com o seu trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando uma empresa de cobrança não para de ligar?

Se avisar a própria empresa sobre a cobrança indevida e não adiantar, o próximo passo é procurar entidades de defesa ao consumidor, como o Procon. Também é possível acionar a justiça por meio de ação judicial, se a situação for muito grave.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

Qual é o valor da indenização por cobrança indevida?

O consumidor cobrado indevidamente tem direito a restituição em dobro dos valores descontados dos seus proventos mensais, nos termos do que dispõe o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjpb.jus.br

Está me ligando cobrando outra pessoa posso processar?

Se um banco faz ligações telefônicas e envia mensagens de texto em excesso para cobrar alguém a respeito de uma dívida mesmo após a pessoa informar que não é nem conhece o devedor procurado, a prática da instituição financeira é abusiva e deve ser punida pela Justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual a lei que proíbe cobrança por telefone?

Pela LEI Nº 15.426, DE 22 DE MAIO DE 2014, as empresas que quiserem cobrar clientes inadimplentes tem horários definidos - até as 20hs durante a semana e 14hs aos sábados, começando ambos os horários às 8hs. Nos domingos e feriados, em qualquer horário, as cobranças por telefones estão proibidas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br