Estou sem vale-transporte posso faltar trabalho?
Aqui vai o que você precisa saber: Se realmente não há como você arcar com as despesas do transporte e ir ao trabalho, faltar pode ser uma opção. Mas, cuidado, essa deve ser a última alternativa. 📝 É crucial que você justifique sua falta devido à falta do vale-transporte.O que pode substituir o vale-transporte?
A substituição do vale-transporte por auxílio-combustível é possível desde que haja acordo entre ambas as partes, empregado e empregador. Para tanto, o empregado deverá renunciar ao seu direito ao vale-transporte e, consequentemente, não sofrerá o desconto percentual de 6% ou menor valor na folha de pagamento.Sou obrigada a ir trabalhar sem passagem?
Em hipótese alguma, o empregador pode deixar de depositar o vale transporte. Neste caso, se o trabalhador não conseguir ir ao trabalho, ele então. não poderá sofrer qualquer tipo de penalidade. por conta da sua falta, seja o não pagamento daquele dia, como também advertências e suspensões.Como exigir vale-transporte?
Se um empregado quer passar a receber o vale-transporte, ele deve preencher um requerimento afirmando essa vontade, seu endereço, os meios de transporte que serão utilizados e o nome das empresas que operam as linhas do trajeto.É Obrigatório Pagar Vale Transporte e Vale Alimentação? #bbadv
Quando a empresa não é obrigada a fornecer vale-transporte?
Lembrando que, quando o empregado está em período de férias, licença, o empregador não é obrigado a fornecer o benefício. Atenção: O empregado não pode vender e nem passar o vale transporte para terceiros, pois pode sofrer penalidades.Quando a empresa é obrigada a fornecer o vale-transporte?
Última atualização em 17 de abril de 2024 às 15h00. O vale-transporte é um direito garantido de todo trabalhador do regime CLT. Ou seja, seu pagamento é obrigatório e permite que as pessoas tenham a possibilidade de se deslocar entre casa e empresa, durante todos os dias trabalhados no mês.Qual a distância mínima para ter direito ao vale-transporte?
Não há distância mínima para ter direito ao vale-transporteDe acordo com a Consolidação das Leis Trabalhista (CLT), não há nenhuma determinação que fale especificamente sobre esse ponto, no entanto, a legislação deixa claro que o empregador não pode negar esse benefício ao colaborador.
O que a lei fala sobre vale-transporte?
2° O Vale-Transporte constitui benefício que o empregador antecipará ao trabalhador para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa. Parágrafo único.Quando não tem transporte público a empresa tem que pagar?
Sim, as empresas são obrigadas por lei a fornecerem vale-transporte ou meio próprio para deslocamento dos funcionários de casa até o trabalho.Tem como trocar o vale-transporte em dinheiro?
Não. O vale-transporte não pode ser pago em dinheiro aos trabalhadores. Segundo o artigo 110 do Decreto 10.854/2021, não é permitida a substituição do vale-transporte por dinheiro ou outras formas de pagamento.Quem tem transporte próprio tem direito a vale-transporte?
Essa é uma das questões mais recorrentes entre os trabalhadores: aqueles que possuem meio de transporte próprio têm direito ao vale transporte? Muitos também se perguntam se quem vai de carro para o trabalho pode receber o vale transporte. De acordo com a legislação trabalhista, a resposta é não!Porque o vale-transporte não pode ser pago em dinheiro?
A restrição ao pagamento em dinheiro visa assegurar que o benefício seja utilizado para o fim específico de transporte, evitando a incorporação ao salário e os consequentes encargos sociais. Além disso, a entrega do VT em meios específicos facilita o controle e a fiscalização do uso adequado dos valores.Quantas faltas para ser demitido por justa causa?
Conforme prevê a legislação trabalhista em seu artigo 482 - alínea 'e', a demissão por justa causa, em decorrência de faltas injustificadas, deve ocorrer, com no mínimo, 30 dias de ausência.Quando o funcionário perde o direito do vale-transporte?
O funcionário tem desconto no vale-transporte quando ele não comparece ao trabalho, seja por causa de férias, atestado médico, algum tipo de licença, porque compensou banco de horas ou porque faltou ao trabalho por motivos pessoais.Quando o empregado pode pedir a rescisão indireta?
Caso de falha no pagamento de saláriosOu seja, além de ser obrigada a pagar o salário mensalmente, os recursos devem ser depositados até o prazo acordado. Qualquer falha no calendário de pagamentos dá ao colaborador o direito de solicitar a rescisão indireta.