Faz de conta tem hífen ou não?
A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.Como saber se a palavra tem hífen ou não?
O uso do hífen é uma das principais dúvidas ortográficas da língua portuguesa. De forma geral, o hífen é usado em palavras compostas sem elemento de ligação, como “arco-íris”, por exemplo. Por outro lado, não o utilizamos nas palavras compostas com elemento de ligação, tais como “pé de moleque”.Quais palavras não tem hífen?
Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento inicia por consoante. Exemplos: Anteprojeto, autodidata, microcomputador, seminovo. Atenção: Se a palavra seguinte inicia por R ou S, duplicam-se essas letras. Exemplos: Antissocioal, autorretrato, contrarregra, minissaia, motosserra.O que perdeu o hífen?
O hífen deixa de ser usado em todos os casos em que o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica.🟣 HÍFEN – Como usar? Saiba as regras! || Prof. Letícia
Quais palavras perderam o hífen na nova ortografia?
Palavras compostas ligadas por preposição perderam o hífen: mão de obra, lua de mel, dia a dia, boca de urna, pé de moleque, pão de ló, queda de braço, cara de pau, olho de sogra, brigadeiro do ar, camisa de força, maria vai com as outras, passo a passo, faz de conta, calcanhar de aquiles.Quais palavras continuam com hífen?
O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”. Exemplo: anti-herói, super-homem, inter-relação, pré-história, etc.É correto dizer bem vindos?
Saiba, então, que a forma correta de saudar alguém é com “bem-vindo”, com hífen. Assim como, “bem-vinda/bem-vindos/bem-vindos”. Os termos semelhantes seguem a mesma regra: “boas-vindas”, “bem-recebido”, ”bem-acolhido”, entre outros. É válido lembrar que a palavra Benvindo existe, mas é um nome próprio.Porque salário mínimo tem hífen?
Os termos que carregam o hífen, a exemplo de salário-mínimo, vêm fixados nos dicionários porque correspondem a um vocábulo, isto é, a um substantivo composto. Significa dizer que têm entrada própria. No entanto, se excluirmos o hífen de um composto – no rumo de salário mínimo –, ele já não expressa um mero substantivo.Por que cor de rosa tem hífen?
A resposta: travessura da reforma ortográfica. Ao cassar o hífen dos compostos com três palavras ou mais ligados por pronome, preposição, conjunção (pé de moleque, tomara que caia, testa de ferro, mão de obra, mula sem cabeça), a lei citou exceções. Entre elas, cor-de-rosa, pé-de-meia, arco-da-velha.Qual é o ponto hífen?
O hífen é um sinal gráfico representado por um traço curto (-). Serve para unir elementos que, juntos, formam um novo termo. Ocorre principalmente na formação de palavras compostas por justaposição ou que contam com afixos.O que é um faz de conta?
Brincar de faz de conta é algo muito natural na infância. Esse é o tipo de brincadeira em que a criança finge ser alguma outra coisa ou cria um mundo de fantasia. Brincando de ser mãe de uma boneca, um príncipe do reino encantado, uma super-heroína dos desenhos…Como se escreve a palavra Cana-de-açúcar?
cana-de-açúcar.Como se escreve a palavra dia a dia?
dia | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.Tem hífen depois de ex?
Usa-se hífen com os prefixos: ex, sota, soto, vice. ex-almirante, ex-presidente, sota-piloto, soto-pôr, vice-almirante, vice-rei.Quando se separa com hífen?
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado. O Auxílio-Gás, embora importante, constitui um programa social complementar do governo federal. Utiliza-se hífen para indicar a ligação de tempo entre dois termos.Por que sem vergonha tem hífen?
"Sem vergonha", sem hífen, é a junção da preposição "sem" com o substantivo "vergonha", cujo significado é desprovido de sentimento causado pela inferioridade ou pela indecência. Exemplo: Existem muitos políticos sem-vergonha no país.Porque pão duro tem hífen?
1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.Porque pé de moleque perdeu o hífen?
“Pé de moleque” é escrito assim mesmo, sem hífen.Isso porque, desde que ele entrou em vigor, determinou que substantivos compostos com elementos de ligação (no caso, a palavra “de”) são escritos sem hífen. Outros exemplos da nova regra são “pé de vento”, “fim de semana”, “dia a dia“.