Eu usaria 'por favor' quando realmente quero enfatizar a parte do pedido. Obviamente não em um restaurante pedindo ao garçom, mas mais como pedir a alguém que faça um favor para você. Em resumo: se faz favor -> se você quiser chamar a atenção de alguém para algo que você quer, ou não quiser ser formal.
Dignar-se fazer; conceder fazer (ex.: façam o favor de anotar o que vou dizer). Ter a amabilidade, a gentileza de (ex.: faça o favor de entrar, amigo!).
"favor" (faça o favor de) é seguido por verbo no infinitivo e soa mais como um aviso mas pode até mesmo parecer uma ordem, dependendo de contexto e intonação. Favor solicitar a alteração. Favor não sujar o tapete. Favor não cuspir no chão.
Se fizesse favor; Fazia favor. De todas as possibilidades as mais usuais são por favor e se faz favor, dependendo a escolha da opção do falante, embora haja opiniões (não consensuais, note-se) que atribuem a se faz favor uma maior formalidade.
A forma faz-mepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de fazer] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de fazer] . Conjugação:irregular. Particípio:irregular.
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.
Professores, por favor me ajudem nesse problema (ou Professores, por favor, me ajudem nesse problema). Obrigado e um grande abraço! A expressão «por favor» é uma das formas de cortesia da língua portuguesa. Esta expressão não altera o significado da frase a que se junta, apenas lhe atribui um tom de delicadeza.
Resumindo, a diferença entre usar “faz” ou “fazem” está justamente no que você quer dizer. Se você quer falar sobre algo que alguém está executando como uma ação, o certo é “eles fazem”. Já no caso de você querer se referir a uma determinada quantidade de tempo ou condição do clima, use apenas “faz”.
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”.
Por favor significa também um pedido mais forte, pode até ser suplicar. Mas no contexto mais comum de "Podia trazer-me o menu, se faz favor?" ou "Podia trazer-me a conta, por favor?" a única diferença é que "por favor" é um pouco mais formal.
1 Em benefício de, em prol de: É um líder que sempre trabalhou em favor do povo. 1 Expressão de cortesia em pedido: Um pouco de paciência, faz favor; Faça o favor de devolver o livro amanhã. 1 Expressão de cortesia ao pedir algo (favor, informação etc.): Por favor, onde fica a estação de metrô mais próxima?
"Chamar um favor" significa que alguém te deve um favor, provavelmente porque você fez um favor para essa pessoa em algum momento, e agora você quer que ela faça algo por você. Por exemplo, eu preciso ir para algum lugar e você me leva de carro como um favor.
"Ter a seu favor alguma coisa: gozar da vantagem de; beneficiar de." Conclusão: o correcto é dizermos sem artigo definido antes de favor: "O mundo gira a seu favor."
A forma correta é a favor, sem crase. Essa locução é sinônima de “em benefício de” ou “favorável a”. Neste artigo, vamos explicar por que a expressão não recebe acento grave. Vejamos!