De acordo com informações do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido, o arroz que não passou por um processo de cozimento apresenta esporos da Bacillus cereus, uma bactéria que pode resultar no desenvolvimento de uma intoxicação alimentar.
A mastigação adequada evita também azia, dor abdominal, refluxo ou distensão abdominal. Quando se come com pressa os alimentos não são mastigados adequadamente e o processo de digestão pode ser lento e inadequado causando a constipação intestinal ou prisão de ventre.
A digestão começa pela boca com a ação das enzimas presentes na saliva. É preciso formar um bolo alimentar coeso, que será mais fácil de ser engolido e, consequentemente, digerido. Quando os alimentos não são triturados corretamente deixam o estômago sobrecarregado e isso dificulta o processo de digestão.
Quanto a vontade de comer arroz cru pode ser alguma alteração fisiológica ou uma compulsão alimentar. Procure um especialista em alimentação ou psicologia que possa te orientar a cerca deste problema.
Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo. Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.
O que acontece se não mastigar direito e como mudar esse hábito. A mastigação inadequada pode sobrecarregar a atividade do estômago, dificultando a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes. E os efeitos podem aparecer na forma de azia, gases, refluxo, mal-estar, dores no estômago e até ganho de peso.
O que pode acontecer se comermos depressa sem mastigar bem os alimentos?
Má digestão
O risco de indigestão também aumenta quando a comida é ingerida rápido demais. Isso porque, sem a mastigação correta, o estômago precisa trabalhar mais, levando mais tempo. Como consequências, pode haver queimação, azia e sensação de estômago pesado.
“A boa mastigação também ajuda o organismo a otimizar a absorção dos nutrientes, uma vez que a digestão dos alimentos que contêm amido começa na boca, a partir de enzimas como a ptialina e a amilase, existentes na saliva, evitando a sobrecarga do intestino”, afirma Raquel.
Por que o estômago tem mais trabalho se o alimento for pouco mastigado?
Como mostrou o médico, quanto mais mastigado o alimento, mais enzimas digestivas grudam em sua superfície e a digestão fica mais fácil e rápida; por outro lado, se a mastigação for rápida e o alimento for logo engolido, as enzimas perdem a função e o estômago fica sobrecarregado porque recebe o alimento quase inteiro.
Quando não se pode mastigar deve-se consumir alimentos cremosos, pastosos ou líquidos, que possam ser consumidos com a ajuda de um canudo ou sem forçar a mastigação, como mingau, vitamina de frutas ou sopa passada no liquidificador.
Quais as consequências de uma má mastigação para a saúde?
A mastigação ineficiente leva a um menor aproveitamento dos nutrientes e pode provocar doenças como gastrites e úlceras, aumentando também as chances de o paciente ganhar peso.
A lectina é outro motivo pelo qual é possível afirmar que faz mal comer arroz cru. Essa proteína encontrada em arroz e feijão não cozidos é uma das principais causas da intoxicação alimentar, podendo resultar em reações como náusea, diarreia e vômito quando o consumo é feito de maneira excessiva.
Essas bactérias, então, produzem toxinas que não podem ser desativadas por cozimento ou reaquecimento; essas toxinas podem causar doenças gastrointestinais graves. Portanto, evite manter o arroz lavado ou cozido em temperatura ambiente por muito tempo.
Além dos sintomas tradicionais de alergia alimentar, as reações alérgicas ao arroz podem incluir o seguinte: asma, dermatite atópica e anafilaxia induzida por exercício (uma reação rara que ocorre quando o alérgeno é ingerido antes do exercício).
Os principais problemas e consequências da má mastigação são os distúrbios gastrointestinais, como gastrite, úlceras e outros. Esses distúrbios são causados por alimentos que não são bem mastigados antes de entrar no estômago.
O que acontece com a comida depois que mastigamos e engolimos?
O alimento é triturado através da mastigação e misturado à saliva, que contém enzimas que iniciam a digestão dos carboidratos. Esta mistura de alimento mastigado e saliva é chamada de bolo alimentar.
Qualquer pessoa pode sentir dificuldade para mastigar, já que esse problema é causado por vários fatores, desde uma simples cárie até o desgaste de articulação. Mas é possível tratar todas essas condições que atrapalham a mastigação.
Comer rápido pode ser prejudicial à sua saúde e causar indevidamente a sensação de estômago cheio. Outra prática que merece atenção é a mastigação reduzida, que pode levar até à deficiência da musculatura da face.
O ideal é mastigar o alimento até dissolvê-lo o máximo possível na boca e é importante alternar os lados da arcada dentária. Os movimentos podem variar entre 20 a 40 vezes, dependendo da consistência do alimento a ser mastigado. Veja, a seguir, alguns cuidados para realizar uma mastigação adequada: Não exagere.
Como saber se estou com anemia pelos olhos? Os olhos também dão sinais de que você está com anemia. Mucosas na parte interna do olho, olho amarelado ou conjuntiva (abaixo do olho) pálida, podem indicar hemoglobinas baixas e um diagnóstico positivo de anemia.
Isso encurta o tempo de vida dos glóbulos vermelhos e dificulta a circulação sanguínea. Sem o tratamento adequado acontecem complicações graves, como AVC (Acidente Vascular Cerebral), problemas nos ossos, rins, pulmões e coração.