"Quando consumida em quantidades moderadas, a água tônica não representa um risco significativo para a saúde. No entanto, seu teor de açúcar e sódio pode ser problemático para pessoas com restrições dietéticas específicas, como diabéticos ou hipertensos.
Além disso, o açúcar adicionado à bebida pode ter um efeito contrário, aumentando o estresse oxidativo no organismo. Ação digestiva: não há estudos que demonstrem que a água tônica tenha uma ação digestiva. Na verdade, o gás presente na bebida pode causar desconforto abdominal, flatulência e refluxo em algumas pessoas.
O quinino presente na água tônica com seu sabor amargo estimula a produção de saliva, que por sua vez, auxilia no processo de digestão. Favorece também as glândulas gástricas que melhoram as dores estomacais, náuseas, azia e enjoos.
Além disso, como tem quinino, o ideal é beber com moderação, hein! E no caso de pessoas com hipoglicemia, que é o baixo nível de açúcar no sangue, e pessoas com doenças renal ou hepática e mulheres grávidas, o indicado é evitar a bebida!
A água tônica não é apenas uma simples bebida carbonatada com sabor característico, ela também possui elementos com função bacteriana que ajudam na saúde bucal e podem proporcionar alívio em casos de queimações e náusea.
"Quando consumida em quantidades moderadas, a água tônica não representa um risco significativo para a saúde. No entanto, seu teor de açúcar e sódio pode ser problemático para pessoas com restrições dietéticas específicas, como diabéticos ou hipertensos.
Qual é mais saudável, refrigerante ou água tônica?
A água tônica costuma ter um pouco menos de calorias do que o refrigerante. Além disso, o sabor da água tônica é mais amargo por conta da quinina. Enquanto os refrigerantes são mais doces, podem ter diferentes sabores e, por consequência, estimular um maior consumo", detalha.
É a quinina presente na bebida que facilita a digestão, pois estimula a produção de saliva que contém substâncias essenciais não só para a digestão, mas também para a nossa saúde bucal por possuir ação antibacteriana.
Todos sabem que a ordem nos dias quentes é a hidratação. Porém é preciso escolher bem a bebida que vai repor os nutrientes perdidos com o calor. Pessoas com diabetes e pressão alta devem evitar sucos industrializados e bebidas isotônicas, pois eles têm restrições quanto às quantidades de açúcar e sódio ingeridas.
Quem tem problema nos rins pode tomar água tônica?
“Não precisa nem ser, necessariamente, água pura; sucos naturais, água tônica, isotônicos e água de coco são opções válidas para a hidratação”, ressalta o nefrologista que também pontua que as bebidas alcoólicas não hidratam, apenas estimulam, ainda mais, a urinação.
A água tônica também tem menos açúcar do que um refrigerante. Mas como é só um pouquinho mesmo, quem tem diabetes ou tá de dieta pode escolher a versão diet, light ou zero, combinado? Elas têm adoçantes e, por isso, contam com poucas calorias!
A água mineral com gás é a escolha ideal para quem busca uma experiência mais suave e refrescante, enquanto a água tônica é mais indicada para quem aprecia bebidas com um toque amargo.
Água tónica ou tônica é um refrigerante que originalmente continha apenas soda, açúcar e quinina. É feita com um pó branco extraído da casca da árvore de cinchona (hidrocloreto de quinina) que dá o gosto amargo ao produto.
Outro drink com água tônica que tem ganhado destaque no universo da coquetelaria é o Porto Tonic. Refrescante, saboroso e muito prático de preparar, essa bebida combina o amargor da tônica com o adocicado irresistível do Vinho do Porto.
Quem possui problemas gastrointestinais não é aconselhável beber muito, pois o gás em excesso pode irritar as mucosas do estômago e piorar o problema. O fato de levar o nome de “água” não tem nada a ver com água de verdade. A água tônica tem um gosto amargo, o que faz parecer que tenha pouca quantidade de açúcar.
Os diabéticos, por exemplo, devem maneirar na dose, já que as receitas geralmente contém uma quantidade bastante considerável de açúcar. Outro ponto é o perigo para as mulheres gestantes. O quinino pode agir negativamente para a mãe e a criança, então é melhor evitar o consumo da bebida durante a gravidez.
Benefícios da água tônica: Será que faz bem? De acordo com especialistas em saúde, o único benefício da água tônica é que, por ser um líquido, pode ser hidratante. Mas, por geralmente ser tão rica em açúcar, os contras nutricionais superam.
O que é bom para baixar a pressão alta em 5 minutos?
✅ Chocolate, banana e beterraba são alguns dos alimentos que ajudam a diminuir a pressão arterial. O simples gesto de levantar da cadeira por cinco minutos a cada meia hora sentado também pode fazer uma grande diferença na saúde de quem é hipertenso.
Quem tem problema de refluxo pode tomar água tônica?
Alimentos que diminuam a pressão do esfíncter esofagiano inferior: chocolate, café, chá mate. Bebidas alcoólicas e gaseificadas: refrigerantes, água com gás e água tônica.
A quinina, ou quinino, não é a mesma substância que a cloroquina e a hidroxicloroquina. Embora as três substâncias sejam eficazes no combate à malária, elas são moléculas diferentes entre si, apesar de parecidas. As duas últimas estão sendo testadas, assim como outros medicamentos, no tratamento da Covid-19.
O dicionário define a palavra tónica como algo “que tonifica; ou o que aumenta a energia ou a vitalidade dos tecidos (diz-se de medicamento, substância etc.); revigorante”. A água tónica nasceu como um remédio e, portanto, sua intenção original era fortalecer a saúde e revigorar as energias de quem a tomava.
Quando se trata de aliviar o calor durante o verão, a água tônica funciona como opção leve e refrescante, podendo ser consumida pura ou com frutas cítricas – com rodelas de limão e laranja, por exemplo. Esse tipo de mistura fica rico em vitaminas, antioxidantes e faz muito bem para a saúde da pele e dos cabelos.
Schweppes é uma linha premium de bebidas, desenvolvida na Inglaterra em 1783 por Jacob Schweppe, um cientista amador que descobriu um método de produzir água carbonatada em escala comercial. Sua primeira fábrica teve lugar em Londres em 1792, produzindo a Schweppes Soda.